Fé e Razão
AS CINCO DIFERENÇAS ENTRE A TEOLOGIA E A FILOSOFIA
A primeira diferença é que a filosofia utiliza somente a razão para conhecer Deus, e a teologia usa também a fé, ultrapassando a razão.
A segunda diferença é que a filosofia parte de idéias iniciais que devem ser conhecidas como evidentes e a teologia parte de uma iluminação que age sobre a razão, dando a essa novas dimensões.
A terceira distinção entre filosofa e teologia é que a filosofia nasce da experiência e a teologia nasce da revelação de Deus.
A quarta é que a razão não pode dizer quem é Deus, mas a fé, mesmo de modo insuficiente, pode.
E a quinta distinção é que a filosofia é uma ação teórica e a fé é uma ação que envolve teoria e afetividade. A teologia tem por base a revelação e a inspiração e a filosofia tem por base a razão.
Deus se revela ao homem de duas maneiras. A primeira é de forma geral e é essa revelação que recebem os filósofos. A segunda maneira é uma revelação superior que nos leva à intuição do sobrenatural. A Teologia tem por base a segunda revelação. Na primeira revelação aparecem as verdades da razão, na segunda revelação aparecem as verdades da fé.
Embora muitas coisas divinas sejam misteriosas para nós, nem todas precisam ser. Há ações de Deus no mundo que podem muito bem serem explicadas, e não há problema algum nisso.
"Sejamos quem Deus nos chamou a ser: pessoas de amor e compaixão, que irradiam a luz divina em meio às trevas do mundo."
Se não está feliz; se arrisque a conhecer e viver outros casos e acasos;
Acredite! A vida é um sopro e você não é raiz.
Nara Nubia Alencar Queiroz
@narinha.164
"Criei filosofias de vida a fim de buscar certo sentido na vida que a religião e a ciência não estivessem envolvidas e percebi o porquê são retratadas como um refúgio para a maioria: porque a vida não se tem um sentido racional, sem uma pitada de criatividade, teoria ou de fé. É engraçado dizer isso a público, pois muitos, que já imagino quem, pensarão: “E por que não se entrega de uma vez? Por que não faz o que aprendeu dês de criança?”. Bem, diferente de grande parte das pessoas, viver com um sentido/esperança/crença não se está em minha lista de “Coisas básicas para viver”. Afinal de contas, não sinto necessidade de ter um propósito, objetivo de vida ou até mesmo uma esperança que demais se submetem por medo da morte; algo irracional visto que o dia que você morrer, será impossível evitar. Para mim, o sentido da vida é evoluir – Reconhecer nossos erros e nos empenhar para mudar, principalmente as características/pensamentos/sentimentos que nos aprisionam e os mesmos que prejudicam as pessoas a nossa volta. Afinal, seja qual a religião ou filosofia de vida, todas focam na construção do próprio ser, na construção da alma e consciência de cada individuo; ambos só dão certa razão para tal. Para mim, tal razão não é uma necessidade, pois, ainda que eu saiba da grande porcentagem de que de fato não tenha, eu arrisco-me ao procurar por tal sentido. Ter dito tais coisas não significa de que sou um descrente, pois em uma definição bem especifica sobre minha religiosidade se é denominada por Deísmo, que diferente dos ateus, acredita na existência de Deus e até pode defender essa idéia, mas que também acredita na possibilidade da inexistência. Afinal, busco um sentido na vida e não uma religião ou fato científico. Para tal busca é necessário se libertar de qualquer possível prisão feita pela sociedade, ou seja, é necessária uma constante evolução. E para deixar claro: Sou um Procurador da Razão, e “não uma Pedra de tropeço” ou que desnecessariamente nega a Deus. Se um dia, supostamente encontrar uma resposta negativa sobre tal questão importante, não revelarei certamente ao mundo, deixarei ser apenas uma sombra de duvida, pois nem sempre a verdade é “Libertadora”. Espalhar o caos seria monstruosidade da minha parte, pois muitos manifestam o poder de Deus de forma descarada, pois mesmo que não exista, apenas pela fé do individuo, já o fez acreditar em milagres e de que poderia evoluir sua consciência para fazer o bem ao próximo e, de fato, conseguir. Isso até não prova a existência, mas prova a força que este ser tem, existindo ou não."
Quando a singeleza da proposta do cristianismo não é mais suficientemente rebuscada para os homens, mais notória se torna a sua denúncia, de que os homens são adoradores de si mesmos.
A mente procura a si mesma para exaltar.
Transgride os limites da objetividade simples.
Busca fronteiras de auto "envaidecimento".
E, ao final, se arroga de ter encontrado um jeito novo de evidenciar o quanto é grande.
O cristianismo é o repetitivo amor de Deus buscando o homem, e o convidando a um retorno à infância de quando éramos as crianças do eterno.
Razão por razão é afã de emancipação.
A verdadeira fé é a confissão da infinita dependência e da confiança na promessa daquele não pode mentir.
Crescimento Espiritual: quem o produz em nós? DEUS. Através de quê? De atitudes nossas que visam fortalecer o nosso espírito nELE. Exemplo? Oração, Jejum, Leitura Bíblica - Se a gente não buscar nos aproximarmos de DEUS, nunca vamos crescer espiritualmente, porque ELE é a fonte de tudo isso. E você o que acha? Tem buscado avançar internamente? Domingo passado nosso Pastor falou algo: "A obra de DEUS acontece de dentro para fora" - Acho que buscar a DEUS e permitir o ESPÍRITO SANTO agir em nós é deixar o SENHOR nos construir/reconstruir por dentro e as evidências irão aparecer nas nossas atitudes. É claro que existem várias questões, como nossas escolhas e as batalhas espirituais ao nosso redor (não podemos esquecer disto, certo?) "Mas até aqui o SENHOR tem nos ajudado". ELE é o nosso escudo para vencer (isto me lembra o refrão de "Razão", da Travessia) pela fé em JESUS CRISTO!
Não se engane.
Acontecem determinadas situações para crescermos. Ou, pelo menos, para aumentar a nossa fé. E se tudo tem uma razão de ser, mesmo não sabendo logo de pronto, futuramente, é-nos revelado. E é nesse futuro desconhecido que olhamos para o céu, elevando o pensamento a Deus, numa prece erigida do fundo do nosso coração, agradecemos a Ele por tudo. Se a alegria nos ensina, a dor nos aprimora. Se a paz nos conforta, a guerra nos faz fortes. Se a certeza nos assegura, a incerteza nos faz desbravadores. Se tudo começa, o fim, fatalmente, chegará. Porque estamos aqui por um único propósito: desenvolvermos espiritualmente.
" As circunstâncias " .Deus é a maior experiência na vida do homem. Motivo pelo qual, a religião ajuda no conforto do coração, em que cujos os principais alicerces são à ' Fé e a Razão ' . Afinal, Deus não fala com você em palavras articuladas, mas sim nas circunstâncias da vida no qual Ele é teu guia.
Gostaria de considerar mais as emoções do que as razões ao analisar os fatos,no entanto,a capacidade de raciocínio faz-me escolher sempre com precisão,porém,me pergunto se o erro com todas as suas consequências não seria mais proveitoso.
Aquele que não crê em si, nunca acreditará na força e na palavra de ninguém e jamais receberá a confiança de alguém.
Sou direcionado através dos meus pensamentos que, seguem os instintos adquiridos por razão das escolhas que faço e são essas opções que alimentam a minha personalidade, modelam o meu caráter e consequentemente exercitam a minha fé.
Os meus olhos refletem toda a força de minha alma.
É importante curtirmos as paixões, porém para não termos dissabores no futuro elas tem de ser vividas sobre a ótica da fé raciocinada e da razão, senão está propensa ao fanatismo e as desilusões amorosas que geram muitas dores e sofrimentos.
A semente é uma potência, mas só mostra a sua força quando entra em contato com a sua essência - a terra. O homem também é uma potência, mas só mostra a sua força quando entra contato com a sua essência - a fé em DEUS.
Me desculpe mas a a emoção,só me ferrou Prefiro andar de mãos dadas agarrado o mais forte que eu posso com a razão, do quê um abraço curto, e frio com a solidão
A experiência faz você: ouvir sem precisar dos ouvidos, enxergar sem precisar dos olhos e preferir ter PAZ do que razão.