Fanatismo
Nem todos que tem estudo e conhecimento, possuem entendimento, bom senso e empatia. Fanatismo e extremismo revelam falta de entendimento, bom senso e empatia!
A estupidez e o fanatismo
Para o estúpido nenhuma explicação é precisa.
Para o fanático nenhuma explicação é admissível.
As trevas da burrice e do fanatismo cegam os mais saudáveis olhares! Quando a politicagem toma conta, ninguém escapa da nódoa.
Você conhece os 13 discípulos de satanás? Fuja deles:
Inveja, traição, idolatria, fanatismo, liberalismo, lascívia, pornografia, dissensões, ganância, iras, vícios, inimizades e facções.
Dar mais importância para um culto em uma igreja local do que para sua família é loucura e fanatismo, já que o primeiro ministério é sua família e não a sua instituição religiosa.
"Reflexões". Resende, 20 de Dezembro de 2015.
"O fanatismo é uma cegueira quase irremediável. Ligada ao dogmatismo, isto é, a crença num sistema de verdades que, uma vez aceita, jamais devem ser postas em discussão; servidas obstinadamente, até exercer de violência para obrigar os outros a seguirem, e punir os que não estiverem dispostos a abraçá-la."
Penso que o fanatismo é resultado patológico da falta de isenção e neutralidade racionais, a respeito de uma concepção filosófica, religiosa e/ou ideológica.
O fanatismo é péssimo na religião,
Muito ruim no esporte
e desnecessário na política.
O fanatismo cega!
Tem coisas que é melhor deixar pra lá... Não vale a pena argumentar. Excesso de razão não combina com a verdade
Pelo que aprendemos socialmente, parece impossível. Mas às vezes nos surpreendemos com as possibilidades. Mãos que rezam, também podem matar!
O fanático político é antes de tudo um falido. Julga que seu fracasso seja culpa de alguém; porém, deve-se à sua incompetência. Ele transita somente entre dois polos: odiar aquele que supõe ser o responsável por seus infortúnios e idolatrar um 'salvador da pátria'. De tempo em tempo, troca de culpado e de ídolo. Na maioria das vezes, o idolatrado do passado transforma-se no odiado do presente. O idólatra não reconhece seus equívocos. Em vez de construir, conserva-se de dedo em riste. Trata-se de um tolo que enxerga apenas uma perspectiva, porque passa a vida menosprezando o conhecimento sistemático, real algoz de sua desfortuna. Além disso, é hipócrita; defende moralidade sem praticá-la. É uma escória social!
O fanatismo religioso e a cegueira fundamentalista fazem com que muitos pais tornem a vida dos seus próprios filhos um verdadeiro inferno.