Fanatismo
A exaltação cega de figuras públicas expõe uma sociedade doente, que perdeu a ética e a justiça, arriscando o futuro de suas próximas gerações."
É importante curtirmos as paixões, porém para não termos dissabores no futuro elas tem de ser vividas sobre a ótica da fé raciocinada e da razão, senão está propensa ao fanatismo e as desilusões amorosas que geram muitas dores e sofrimentos.
O fanático não analisa fatos: analisa pessoas. Tanto é que ele não consegue dizer se algo está certo ou errado, se é bom ou ruim, antes de saber quem fez.
O diabo nada mais é do que um nome feio que inventaram para designar as consequências dos próprios atos maus de pessoas de caráter falho, mas para eles se sentirem coitadinhos e vítimas é preciso colocar a culpa num ser mitológico inventado pela igreja pra colocar medo nas pessoas que tem preguiça de pensarem por si próprias e aceitarem as consequências de seus próprios atos!
Deus não é um velhinho de barbas grandes sentado num trono no céu pela eternidade mas a energia pura e inteligente que deu a luz da vida ao planeta, a religião se limita em regras e proibições, divide e condena enquanto que a Espiritualidade expande a consciência de que se pode simplesmente crer em Deus sem usar uma coleira colocada por outros homens.
Algumas pessoas estão tão determinados em afirmar a não-existência de Deus que, notoriamente, passam mais tempo falando em Deus do que uma pessoa que acredita.
Você consegue entender o porquê disso?
Puro fanatismo e histeria. Acabam sendo muito mais crentes e fervorosos do que um evangélico da mais fundamentalista seita ortodoxa conhecidas.
Os brasileiros estão perdendo a identidade de um povo alegre e hospitaleiro e se odiando entre si, por conta do fanatismo politico.
O pior cego não é aquele que tem olhos e não vê, mas sim aquele que mesmo tendo olhos enxerga com os olhos dos outros, isso é pior do que não ver.
Igualmente àquele que mesmo tendo um cérebro pensa com a cabeça dos outros e aceita conclusões de raciocínios alheios sem antes refletir. Ambos estão perdidos.
A fé é um elemento importante para suportarmos as vicissitudes da vida e ela está ao alcance de todos os homens de boa vontade, mas devemos cultivar a fé raciocinada que enfrenta a verdade em qualquer tempo e que pode ser testada sem nos trazer decepções e nem gerar fanatismo.
"Ignorância."
A pior ignorância é aquela que grita sem saber da razão,aquela que está implantada no fanatismo cego!!!
Se um aluno estuda e o outro ora para um exame, quem colherá êxito? Deus nos concedeu inteligência para distinguir quando é impróprio orar. Trata-se da mesma inteligência que adverte porque não se deve ir à igreja na pandemia. No primeiro caso, quem opta pela oração poderá tirar zero na prova, já no segundo poderá morrer. Cuidado com a fé cega!
Judeus seguiam leis religiosas, e mataram Jesus. E você, só porque segue regras de sua igreja e canta hinos acha que será salvo?
"Em Pirapora, a nudez do rei (Dom Ratão) é evidente. Apenas os servos e os idiotas, inebriados pelo fanatismo, a confusão ideológica, os interesses pessoais e o cabide de empregos, continuam felizes a aplaudir ou a mugir"...