Família e Filhos
Tenho observado atitudes, como vivemos e as nossas diferenças. Interagimos diariamente com varias pessoas, somos diferentes, cada um possui algo de bom para usar ou maneiras para viver, por que perder nosso tempo tentando forçar os outros a serem parecidos com nós, vamos acabar fazendo com que eles sofram, e no final, não serão nem o que nós queríamos, nem o que eles queriam ser.
O tempo vai passando, ando espantado com o tempo, ainda não entendi porque tão rápido, tenho a impressão que era diferente nosso dia custava a passar, só sei que já reduziu meus sonhos, minhas fantasias, minhas esperanças. O tempo é a única coisa terrível que existe. O tempo que passa leva de arrasto, aparentemente aleatório, a nossa juventude e a dos outros. Não é amargo, é apenas real. O jeito é tentar ser feliz com amigos e família até nos momentos ruins, pois eles são fundamentais em nossas vidas.
A família acolhe-te mesmo não podendo , a família está presente , a família pensa em ti consequentemente , a família vive contigo eternamente.
Calma gente, calma! Não fique triste ou preocupada se sua família não é perfeita. Essa família ainda não existe, por isso, precisamos pedir sabedoria a Deus para podermos lidar com as imperfeições de cada um.
Família, às vezes, complica. Enche. Torra a paciência. Tem, tantas vezes, o sentido de decisão demasiadamente diferente do que a gente pensa. Faz até a gente ter vontade de ausentar-se um dia ou outro. Ou outros. De achar-se sozinho. Como se, estar sozinho, fosse algo a concernir com a nossa liberdade de vida. Quando a gente tem família, de quando em quando é assim que a gente pensa. E pensa. E torna a pensar. Mas, um dia, a gente repensa. Porque liberdade de viver não é assim. Assim, é imaturidade de viver. Um dia a gente repensa. Repensa quando família não é mais família. E não é mais família por motivos copiosos. Uma hora, família pode ir embora. Partir pra longe da gente. Partir pela morte. Pela desistência. Pelo abandono. Pela aparência justa. E pela injusta também. A grande verdade é que não importa quais motivos constroem a partida. Não importa nem se a partida é justa ou não. Porque de viver a vida e continuar vivendo, a gente aprende que, na verdade, família não complica. Mas implica. Na felicidade. Na paz de se ter e se achar um seguro no porto. Família enche, mas não o saco. Enche, de paz, a alma. É na alma que a gente sabe de onde a gente veio. Quer paz maior que essa? É na alma que a gente reconhece o que é nosso. O valor de tudo. Família não torra a paciência. Mas torra os desamparos que a vida traz. Pensa uma coisa: que abraço apertado não torra uma dor? Que estender de mão, não torra uma solidão? Que sorriso não torra um desespero? Torra mesmo. Enche mesmo. Família é o tudo que a gente tem de luz. O que a gente precisa é aprender a viver em família. Sabe por quê? Porque a vida da gente é uma peça de teatro que não nos permite ensaio. Conseguinte assim, bem aventurado mesmo é amar. E dar flores em vida, antes que a cortina da vida se feche e a peça termine sem aplauso algum.
Sabemos que muitas pessoas do nosso convívio optaram por doutrinas religiosas que os mantêm no cativeiro da alma, mas não podemos sufocá-las com a nossa vontade de que elas despertem desse terrível sono. É preciso deixá-las refletir através do nosso silêncio dedicado, dai então a Inteligência Suprema, que insufla a intelecção humana com a ânsia da razão, ascenderá um fio da verdade em seus seios.
Sempre "levanto uma bola" em relação a palavra amor. Digo para as pessoas, que a palavra amor só deveria ser usada na relação pais e filhos e vice e versa, pois na minha, concepção amor é o sentimento mais puro que existe... Jamais deveria se “profanado” pelos casais modinha, que “amam” uns hoje, outros amanhã, vários, de janeiro a janeiro. Deveriam ter inventado outra palavra para ser aplicada em relacionamentos.
Alguns me dizem que é outro tipo de amor. Óbvio. Mas mesmo assim, deveriam ter inventado outra palavra para segregar de vez isto. Bobeira ne?!
Então...
Um dia eu percebi que não é bem assim. Podemos sim amar uma pessoa com uma intensidade estrondosa, intensidade esta, que faz a gente repensar toda a vida, conceitos, princípios e valores. O orgulho que muito de nós temos, enfiamos no orifício retal, assopramos para longe, espantamos o fantasma, só para não deixar que nada atrapalhe essa relação. Aprendenos o significado da palavra desculpa, perdão. Aprendemos a sair da zona de conforto. Passamos por cima de cada barreira, cada obstáculo cabuloso, que até Deus duvida, mas seguimos de pé, atirando, porque no fundo, sabemos o que vale apena, e o quanto vale a guerra.
Todos nós erramos nesta vida, e sempre erraremos, somos errantes constantes, mesmo que, muitos destes atos sejam única e exclusivamente pensando em acertar.
Uma vida só de sucessos e gloria, faz com que percamos o medo e esqueçamo-nos de quem somos e de onde viemos, faz com que nos percamos do caminho que nos trouxe até aqui. Nos deixa mais egocêntricos, mais idiotas.
Sempre fui um errante, “errantenato”. Errei com amigos, familiares, ex- esposas, namoradas e colegas de trabalho. O engraçado é, que a maioria de nós erramos propositalmente, sabemos no fundo as consequências que tais erros podem levar, e em seguida sonos tomados pela "ingenuidade" e "hipocrisia". Mesmo que va se confessar, ou qualquer outros artifício religioso de penitência, ja foi feito, ja foi, não tem volta.
Não pensem que é contraditório, entendam apenas que é uma fase da vida, fase esta, onde somos loucos e inconsequentes de alguma maneira, bipolares. Pós inconsequência, vem a maturidade, a qual uns atingem cedo, outros tarde, e outros nunca por incrível que pareça.
Quando atingimos a maturidade ou pelo menos estamos rumando para ela, paramos para analisar cada detalhe da vida que levamos, fazemos um paralelo meio que entre o bem e do mal, do que me serve e o que é descartável, de todas as nossas condutas produtivas e as obsessoras. Paramos para pensar quem somos, qual é a nossa identidade, como as pessoas nos veêm, e afirmo com bastante afinco , é sim, é muito importante você saber de que maneira é visto perante aqueles que de alguma forma, mesmo que mínima, te cercam. A tal historinha de que: "ninguem paga minhas contas!" Nao se enxaixa em todos os momentos da vida.
Quando temos filhos, aí que a dose motivacional de mudanças, vem como um tiro bem no meio da testa, como um letreiro luminoso de Las Vegas, indicando: “Ei... chega! Já deu! Chegou a grande hora. Agora é com você!”.
Fiz esse rodeio, para dizer que quando chega esse momento. Quando vc coloca as coisas nos lugares, organiza seus pensamentos e mede cada ação em pró de outras pessoas. Quando vc se pega cuidando de todos, e esquecendo até de vocês mesmo (falando individualmente), é que vemos a importância, e é nesta hora que conseguimos distinguir sentimentos verdadeiros dos figurantes.
Hoje eu posso dizer: “Eu amo minha esposa!”.
Como eu a amo esta mulher. Amo cada defeito dela. Cada crise. Algumas coisas desaprovo, mas a vida é assim, aprenda a rebobinar a fita da vida, sente, converse, apare as arestas, mesmo que sejam mínimas, pois uns dias elas ja estarão grandes, enrraizadas e ai pode ser tarde. Use os metodos preventivos do relacionamento. Faça sua cartilha particular. Seus regulamentos. Sua receita de bolo.
Hoje digo, nos completamos.
Sinto saudades. Sinto ciumes. Sinto vontade de "esganar" as vezes. Uma chuva de sentimentos. Muitos são indescritíveis e outros sensurados para menores de 18 anos.
Ja choramos juntos, ja choramos um pelo outro.
Ja brigamos. Ja discutimos. Faz parte de toda e qualquer relação saudável que se preze. Afinal se pensassemos igual sempre, qual a graça que teria? Onde estaria o tempero??
O importante é o respeito, algo que adquirimos muitas vezes tarde demais, e quando vemos ja é tão tarde que ja se magoou alguem, feriu, mutilou ... despedaçou.
Cada dia que passa, cada minuto, cada“pentelhésimo” de segundo, vejo que a coisa que mais importa na minha vida, é a minha FAMILIA. E pela família, qualquer homem que se preze, mata e morre. Isso é amor. Se colocar entre uma arma e a pessoa amada. Pedir para que Deus tire uma simples dor de cabeça da pessoa amada e passe para você, pois não quer ve-la sofrer nada, por mínimo que seja, se acha acima de tudo uma pessoa mais forte que aquele filhote que quer proteger, aquele passarinho que quer pôr debaixo das suas asas. Que consegue abraçar e proteger os entes de qualquer coisa nessa vida.
Sempre que penso desta maneira, tenho cada vez mais certeza de que amo minha esposa e minha família incondicionalmente sempre brigarei por eles, nem que seja a ultima coisa que faça da vida. Todos devem fazer isso quando vêem que vale apena.
Amar não é, nunca foi e nem sera fácil. Amar as vezes doi, alhumas vezes uma dor ruim, outras, aquela dorzinha boa, que vem com o alivio de tirarmos nossos sapatos apertados no final de uma jornada de trabalho, no conforto do nosso lar.
Existem coisas simples, muito simples e que só dependem de nós. Viver. Ser feliz, amar uns aos outros, só depende de nós. Perdemos muito tempo com tudo ao nosso redor e até com pessoas que "não valem o chão que pisam" e esquecemos do que esta do lado de dentro de nossa redoma.
Esse ano ja repeti estas palavras umas 3 vezes.
"Não preciso de mais nada, além das 2 bases fundamentais ao ser, que é a base Famíliar constituída e fincada em terreno firme e da base religiosa, pq quem não tem fé em nada, não tem fé em si mesmo."
Reflitam um pouco a vida, reflitam o que vale apena, reflitam quem é você de verdade e como você quer ser visto e lembrado. Nao precisamos ser perfeitos para sermos felizes.
Precisamos ser água. Transparentes uns com os outros, mesmo que uns mais salgados e outros doces. Precisamos deitar em nossos travesseiros com a consciência limpa. Sem culpas, sem medos, sem receio de nada.
Somente deitar e agradecer pelo dia de ontem, pelo dia de hoje e pelo dia de amanhã, porque somos os únicos responsáveis pelo nosso ontem, por hoje e pelo nosso amanhã.
Gutemberg N. Campos
Né um tempo desses poderia algo da certo,
Planos, projetos, historias e coisas boas pra nossa familia.
Não podemos e não devemos deixar jamais que: um passado familiar disfuncional e traumático afete o nosso presente e o nosso futuro as nossas decisões e o nosso rumo quando adultos. Devemos ser capazes de superá-lo e nos curarmos para sermos felizes.As feridas que trazemos da família, da infância são as que mais levam tempo pra curar, pra cicatrizar na alma, na nossa mente. Muitas das lembranças causam traumas, carências profundas e vazios que se ficarmos carregando conosco só irão atrasar nosso crescimento e melhora como pessoas, temos que repara-las, nos reconstruir e seguir em frente. os impactos causados por um pai ausente, uma mãe tóxica, dependente, pela falta de cultura, de informação dos pais, uma linguagem agressiva, gritos, surras, palavrões, ou uma criação sem segurança, afeto, demostração de amor trazem mais do que a clássica falta de autoestima ou os medos e ainda a vontade de culpar os pais por não estar conseguindo em frente, por não conseguir se auto afirmar na vida, ou como pessoas. Superemo Todos sem tirar nem por tivemos nosso cérebro ferido já muito cedo, hoje achamos errado o que nos foi feito e vemos com mal olhos, mas eles também erraram tentando acertar conosco. Não devemos hoje quando adultos carregar conosco essas magoas, e também sermos frios não demonstrar sentimentos, ser ausentes ou tóxicos com os que convivem a nossa volta, e sim perdoar nossas famílias, suas ignorâncias e falhas, nos reconstruir e seguir em frente. Isso se chama: crescer. Casamentos não felizes interferem na criação e formação dos filhos, mas mesmo assim na maioria das vezes tentam acertar ferindo o menos possível quem ainda é pequeno. Mas ai quando já adultos vejo com dor na alma, irmãos que não se falam, gente que diz: não sou isso ou aquilo por culpa da minha infância...... Oras... nos crescemos né.... somos agora por mudar nossas cabeças, nossa forma de pensar de ver a vida temos a capacidade pra perdoar quem quer que seja ou o que tenha feito e viver em paz. E não deixar que essas carências e "traições" sofridas na família nos impeçam de seguir em frente como pessoas melhores. E sim,,,, nos lembremos que muitas das vezes deixaram de comprar pra si, de comer, de sair, se abstiveram de muito pra nos oferecer o que pra eles era no momento o melhor pra nós. Mesmo que decidamos nos distanciar, dizer Adeus, a quem nos achamos que não nos criou bem, nos, feriu, traumatizou. Senão trabalharmos isso, as lembranças irão continuar lá. Portanto é bem mais fácil, tentar entender, perdoar de coração e seguir em frente tendo assim boas relações com quem é do nosso sangue e com os demais que escolhemos deixar fazer parte da nossa jornada. Não perdoar e remoer, deixar de falar, ficar de mal, é ridículo pra adultos e também não leva a nada. E que não erremos com os outros como achamos que erraram conosco, façamos dos nossos relacionamentos uma coisa prazerosa e feliz, com os amigos, com a família,os companheiros e até com os estranhos, nos empenhando em mudar e moldar nossa personalidade no intuito de bom viver, de ter e dar a paz. E de se possível ser Feliz.
"Colecionava um amontoado de farrapos
Que os anos me trouxeram com desdém.
Tentei me encontrar
Em meio a imundicie que é
A podridão do tempo.
Cheguei a odiar e querer fazer daquilo
O meu lugar preferido
Mas me enganei.
Me sufoquei diante dos trapos
Em cada canto daquele quarto,
Não me via mais em lugar algum
Nem mesmo dentro de mim.
Sorte a minha, pensei em fúria
Tristeza, destreza de ser quem eu era
Apesar de toda aquela mesquinhez
Lembrei que tinha alguém
Em algum lugar
Que se importava com tudo aquilo.
Família é o nome que se dá
Ao que traz paz e aconchego
Que destrói a dor e o desespero
De ser só você por você mesmo.
O amor que damos e recebemos
faz com que o tempo pare de uma só vez,
para que a gente aproveite bem o passeio
E deixe de colecionar pedaços
Que nunca te farão inteiro."
"E há momentos em que os encontros se fazem em torno de seu sorriso, de seu jeito fácil, doce, pueril e cheio de belezas. Seus lindos cabelos negros, seu vestido de princesa, seus olhinhos amendoados e curiosos. Tudo me faz crer que há muitos novos coloridos para se descobrir, motivos para agradecer e amizades de sorriso que dançam para celebrar. Feliz Aniversário, Alice!" (O país de Alice - Victor Bhering Drummond)
Jardim do Coração
Mesmo longe das pessoas que amamos, possuímos um vínculo muito forte e inexplicável que nos une, sempre carregamos nossos amigos e familiares com a gente. É por isso que mesmo a barreira da morte não é suficiente para nos separar de quem amamos. Nos jardins do nosso coração, as pessoas que amamos sempre irão florescer.
Todas as vezes que penso no Paraiso que Deus nos preparou, penso em um lugar muito fantástico. Com jardins maravilhosos, lagos com águas límpidas, com o ar carregado de tranquilidade e amor. Vejo em minha imaginação também o rosto das pessoas que ali estão. Só tem cara boa!!! Todos muitos felizes, em paz e sempre sorrindo. Há!! E tem carro que voa (às vezes minha imaginação é bem fértil... Imagine só carro voando no céu!!!)
Quem não quer estar em um lugar assim? Todos querem.
Nós como cristãos, que temos nossa FÉ sustentada nos ensinamentos de Jesus, sabemos que o Paraíso começa a ser construído em nosso lar, em nossa família. Pensem... mas pensem bastante... Será que não é em nosso lar, na nossa família que colhemos nossas maiores alegrias? A alegria de gerar e criar filhos, de educa-los de conviver com eles, não nos traz grande satisfação? Viver com nossa esposa e nosso esposo não nos torna cada vez mais um do outro e para o outro?
Quão grande a felicidade dos pais gerando um filho, educando-o para a vida! Tarefa difícil! Mas esta não é a missão do casal? Ser pai e mãe é ter a obrigação de educar os filhos nas dimensões física, racional, moral e espiritual.
A felicidade é construída em torno do lar pois nada nos faz tão felizes como aquilo que construímos em a nossa vida, com a nossa luta e com a nossa dedicação.
Os pais têm de conquistar os filhos. Para esta conquista é necessário tempo para eles. Desta forma os filhos são conquistados. E, neste convívio os pais devem mostrar claramente aos filhos quem são eles, através de conversas, exemplos e atitudes. Conquiste-o pelo que você realmente é. O filho aprende muito mais com o exemplo dos pais do que por suas palavras.
Os pais devem ter respeito mútuo e orar bastante. O mundo hoje tenta nos mostrar que o que vale é o bem estar momentâneo e ou a alegria passageira. Não podemos cair nestas armadilhas.
Temos de ter muitas renuncias para conquistar a felicidade no lar.
Precisamos ficar atentos para que não ocorra a infidelidade conjugal. Muitos maridos e esposas traem os seus cônjuges e trazem para dentro do lar sua infelicidade própria e a dos filhos. Precisamos ter em mente que se a família for destruída todos perdem a felicidade. Marido e mulher devem se doar um para o outro e ambos para os filhos. O perdão precisa ser constantemente trabalhado. A felicidade do casal depende de ambos.
Afinal amar é construir juntos uma vida, um lar e uma família linda e abençoada. Deus sempre nos dá tudo para sermos felizes. E a família é um dos maiores presentes. Temos de aproveitá-lo afinal, é assim que começamos a construir nosso Paraiso no céu aqui ....
Jesus, Maria e José a nossa família vossa é.
Eduardo Costa Leite Junior
ECC- Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Junho/2016
Nunca deixe o dia começar sem agradecer a Deus pelo privilégio de ter acordado mais um dia. Diga a sua família que a ama. Diga a seus pais que os ama. Diga a sua esposa ou marido que a/o ama. Brigou? Não saia sem se despedir só por que está com raiva. O amanhã só pertence a Deus, e amanhã pode ser tarde demais.
São tantas coisas que ocupam o nosso tempo, tantos entretenimentos tecnológicos que roubam os nossos momentos em família, que vivemos esquecendo que em qualquer momento; alguém que a gente ama irá partir... Um dia, quem se ama será apenas uma lembrança, uma saudade, uma foto, uma história a se contar. Por isso; o momento de amar é agora, enquanto respiramos o mesmo ar, enquanto estamos juntos sob a mesma luz do sol, enquanto caminhamos pelos mesmos passos desta vida.
- Relacionados
- 53 mensagens sobre filhos para reflexão e aprendizado em família
- 47 frases de família unida que mostram a força do amor
- Frases curtas de família
- Frases de família e amor que mostram a beleza desse laço único
- Frases sobre Família
- Poemas sobre a família mostrando que ela é o nosso alicerce
- Mensagens para Filhos