Falso Moralista
FALSO MORALISMO
O falso moralista se doutrina de um valor universal sobre a percepção da realidade que não lhe convém. Geralmente, falsos moralistas vivem demasiadamente com questões de teor moral, que foge completamente da sua real situação. O Falso moralista constantemente aponta imoralidades e amoralidades de outrem, escondendo de forma sutil a sua real face e sua ideologia. O indivíduo imoral possui uma conduta abstrata, onde somente o próprio consegue enxergar sua índole. Predominar-se sobre a própria mentira é uma característica peculiar do imoral, ainda que seja prejudicial a sua integridade na sociedade. O hábito de mentir torna o imoral mais uma vítima de suas próprias ilusões, fazendo-lhe acreditar em inverdades irrefletidas e se opondo aos pudores. O sentimento de vergonha, mal-estar e timidez são consideravelmente deixados de lado, por conta do mau-caráter que se obtém deste personagem de boa-fé criado para enganar aqueles que convivem ao seu redor. Contudo, toda mentira tem seu período de reinado, haja vista que a verdade sempre se prevalecerá no final. As máscaras dos hipócritas sempre cairão sobre os pés dos justos, que desconfiados ou não, ponderarão sobre às razões de tais atos.
Tem muito falso moralista,se disfarçando de crente,querendo te dar lição de moral,mas no fim das contas,é o primeiro que abandona a Fé,que afirma professar
“O falso moralista sempre se esconderá sob sua própria verdade; ele o acusará do que ele faz e te absolverá pelo que você não disse.”
eu sou chato, falso moralista, besta, egoísta, sou daqueles pecadores que vai pra missa e recebe a hóstia e faço isso por que tenho fé em Deus e vivo em função disso com todos os meus excessos...
Não torne-se um falso-moralista, falso inquisidor, falso paladino ou até mesmo um fariseu... apenas seja você mesmo em amor, tolerância, complacência e ductilidade.
O falso moralista desencadeia para si próprio as injurias que foram lançadas ao seu semelhante e, o mesmo não prevalece.
Dando corda a um falso moralista
O tal do falso moralista, aquele que acha prega os bons costumes e a moral, por si só segue convicto de que age de forma íntegra, porém não para de habitar constantemente a atmosfera de seu mundo de ilusões.
Um digno moralista falso pode passar a noite afora narrando e criticando os fatos corriqueiros da vida um outrem, sem ao menos reconhecer que isso é errado, e ainda se colocar como protagonista de tal enredo e ressaltar com profundo afinco a sua não existente reputação ilibada.
Foi numa noite chuvosa, que acredita-se que a tal moralista se mostrou tão puramente idônea que até ela mesmo acreditou que fosse capaz de tamanha façanha.
Numa roda de amigos, situada nos corredores de uma universidade, eis que surgiu Mirella, uma garota falante, que de tanto falar, entediada não só os colegas, mas todos desconhecidos à sua volta também.
Pois bem, Mirella, dispôs-se a contar que num passado não muito distante, Allisson, outro aluno do curso de Letras, certa vez agiu de um modo regido pela má fé, como também teria sido grosseiro de mão cheia, tão grandioso era o ego de Mirella, que o processo de narrativa ia pra lá e ia pra cá, tão redundante era ela, a falante menina, que a todos ela enchia, a falácia daquela terrível falsa moralista a cada segundo que se passava parecia mais que nos acometia.
Foi no ápice do calor do momento, que deveras Lourena, uma outra menina, interviu em favor de Allisson, o menino ao ver de Mirella, que não passaria talvez de um pateta, surpreendendo aassim de ímpeto a narradora tão dedicada, engraçado mesmo foi a cara de espanto que nasceu na face de Mirella, a tal garota tagarela, ao saber que era apenas para a melhor amiga de Allisson, que ela, aquela cadela, estava de tabela a mais de não menos tediosos trintas minutos, a grasnar.
Por mais que, exponha-se ao ridículo um verdadeiro falso moralista, ele sempre estará na pista, a espera de alguém disposto a escutar as suas teatrais chorumelas.
Falso moralista é o fariseu que procura ditar regras que nem ele mesmo prática. Está pronto para apontar os erros dos outros, e esquece que ele é um Sepulcro caiado.
A sociedade brasileira está polarizada entre o falso moralista de direita e o politicamente correto de esquerda.
Para aqueles que fingem ser amigos, para aqueles que querem me ver mal, para aqueles que falam de mim pelas costas, para aqueles que acham que fiz mal pra alguém, para aqueles que gostam de tomar conta da minha vida, para aqueles que acham que fiz algo de errado, para aqueles que inventam coisas para denegrir minha imagem, para aqueles que gostam de propagar o mal, para aqueles que tem o prazer quando algo da errado e quando não da tentam fazer da, para aqueles falsos moralistas, para o pobres de caráter, para o sujo que se acha limpo... ESTOU MUITO BEM COM MINHA CONSCIÊNCIA ELA QUE ME FAZ DORMIR, TENHAM UMA ÓTIMA SEMANA E QUE PAPAI DO CÉU ABENÇOE VOCÊS...
“A doutrina emergida é prima irmã da hipocrisia escondida. Já ensinava de forma simplista, Mateus o evangelista: `a boca fala do que o coração está cheio`. Com um palavreado sortido, Freud chegou ao mesmo sentido: o subconsciente usa mecanismos e ufanismos para se autoafirmar de forma contrária ao que o indivíduo busca camuflar. O que ensandece a mente reverbera paradoxalmente.”
A maioria das pessoas que querem passar por moralistas, são os primeiros a quererem prejudicar as outras pessoas sem um motivo aparente.