Falsa Moral

Cerca de 4241 frases e pensamentos: Falsa Moral

O país acabou de passar por uma guerra. As pessoas querem se divertir, não ouvir sermões. A moral não vende hoje em dia.

Num pais de miseráveis não é surpresa a barriga vir na frente da ética e da moral.

O egoísmo é a grande revolução moral moderna.

A pessoa enche suas redes sociais com publicações de lições de moral e autoajuda, mas...
Entendi a mensagem:
“Faça o que eu digo, não faça o que eu faço.”

Eu não estou com saco para ouvir lição de moral.

O primeiro dever do romancista é entreter. É um dever moral. As pessoas que leem seus livros estão doentes, tristes, viajando, na sala de espera do hospital enquanto alguém está morrendo. Livros são escritos por solitários para solitários.

A justiça não é da ética, nem da moral, mas é do capital.

Mais do que beleza e aprimoramento intelectual, a evolução moral e a inteligência espiritual são quesitos que realmente importam.

Onde moral e ética são pequenas, ou inexistentes, a ideia de felicidade não passa de ilusão semelhante a bolhas de sabão.

Quem não tem moral acha tudo normal.

Não devemos permitir que pessoas vazias e sem moral controlem nossas mentes.

"A moral conduz, pois, inevitavelmente à religião; por esta estende-se, fora do homem, à ideia de um legislador moral poderoso, em cuja vontade é fim último (da criação do mundo) aquilo que, ao mesmo tempo, pode e deve ser o fim último do homem"

Ignore quem tentar te derrubar e cuide de quem cuida de você. Só merece moral quem sabe dar moral.

Chris avaliava a si mesmo e as pessoas ao redor com um código moral tremendamente rigoroso. Ele se arriscava a tomar um caminho extremamente solitário, mas achou companhia nos personagens dos livros que amava, de escritores como Tolstoi, Jack London e Thoreau. Ele sabia citar suas palavras em qualquer ocasião e sempre o fazia.

A inobservância dos princípios divinos leva o homem ao caos moral.

A educação moral, pois, consiste menos em dar a decorar listas do certo e do errado do que em criar um ambiente moral propício ao autoexame, à seriedade interior, à responsabilidade de cada um saber o que fez quando não havia alguém olhando.

"Se o que há de lixo moral e mental em todos os cérebros pudesse ser varrido e reunido, e com ele se formar uma figura gigantesca, tal seria a figura do comunismo, inimigo supremo da liberdade e da humanidade, como o é tudo quanto dorme nos baixos instintos que se escondem em cada um de nós. O comunismo não é uma doutrina porque é uma antidoutrina, ou uma contradoutrina. Tudo quanto o homem tem conquistado, até hoje, de espiritualidade moral e mental — isto é de civilização e de cultura —, tudo isso ele inverte para formar a doutrina que não tem."

Há uma sociedade que diz que há padrões, onde julgam o certo e o errado, o moral e imoral, o racional e emocional. Uma sociedade que aponta para julgar, mas nunca repara suas próprias falhas.

Quando a injustiça se torna uma lei, a desobediência é uma obrigação moral.

O intelectual, a moral, o religioso me parecem naturalmente ligados em um todo harmonioso.