Falecimento de Criança
É nação contra nação.
É criança com arma na mão.
É um pai chorando ao lado do filho morto no chão.
É país fechando a porta para aqueles que não querem se juntar a rebelião.
É coisa de mais para se preocupar enquanto tenta apenas ganhar o pão.
NÃO É A MINHA HISTÓRIA
" Criança " disse a Voz, " Estou contando a sua história, não a dela. Não conto a alguém outra história senão a sua própria. " Essa passagem, do livro O Cavalo e Seu Menino, de C. S. Lewis, faz parte de As Crônicas de Nárnia. É sobre um garoto chamado Shasta. Encarando aventuras e dificuldades, primeiro ele parece ser um viajante sem história ou futuro. Mas, um grande destino está guardado em seu interior. Para encontrar seu propósito, porém, ele precisa aprender a confiar naquele que conheceu sua história desde o princípio, e aceitar que não deve aprender sobre certos acontecimentos.
Pedro teve o mesmo dilema. Em uma das aparições após Sua ressurreição, Jesus falou a Pedro sobre o que precisava ser sólido como a rocha na vida dele. O âmago da identidade de Pedro deveria basear-se no compromisso de amor por Cristo. Não um amor baseado em ação ( Mateus 26:35 ; João 13:36-38 ), mas amor desejoso de pagar o preço. Jesus, então, profetizou o martírio final de Pedro.
A reação de Pedro foi familiar. Referindo-se a João, ele perguntou: " E quanto a este ? " ( João 21:21 ). Jesus recordou-lhe: " ...Venha comigo ! " ( v.22 ). A única história que Pedro precisava conhecer era a sua própria.
A tentação de basear nossa obediência naquilo que vemos na história de outra pessoa é verdadeira, mas algumas coisas, não devemos conhecer. Pedro nunca planejou negar Cristo, no entanto, ele permitiu que as coisas que não compreendia ditassem suas ações. Sua vida tinha a promessa de um grande destino, mas para vivê-la, ele tinha de aprender a confiar e obedecer mesmo quando não compreendesse.
Deus é grande o bastante para responder às nossas perguntas, mas nós confiamos nele o suficiente para obedecer-lhe mesmo quando Ele simplesmente responde " Siga-me " ? - Regina Franklin
Leia: João 21:15-22
Jesus respondeu: Se eu quizer que ele viva até que eu volte, o que é que você tem com isso ? Venha comigo ! ( v.22 ).
Examine: Como são grandes as riquezas de Deus ! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria ! Quem pode explicar as suas decisões ? Quem pode entender os seus planos ?
Considere: Você questionou Deus comparando as suas experiências com as de outra pessoa ? A compreensão da soberania de Deus molda a visão das circuntâncias da vida ?
A GRANDE TROCA
O Haiti é uma nação empobrecida, e 80% do povo vive em necessidade. Uma criança em cada 14 não completa o primeiro aniversário ; outra em cinco não completa quatro anos ; e o vodu é praticado em todo o país. Mas, em meio ao desespero, o Haiti vivencia um reavivamento. Igrejas em ruínas se enchem, e muitos recebem a Cristo e são libertos de opressão demoníaca.
Ao retornar ao Haiti, folheei um catálogo no avião. Eu havia acabado de sair de um país onde as pessoas estavam desesperadas por alimento e, agora, via páginas de aparelhos inúteis à venda: calçados com molas " que desafiam a gravidade ", colchão de luxo para meu cachorro, e um jogo de fliperama para crianças. Estremeci diante do forte contraste. Pessoas no mundo desenvolvido compram camas de luxo para seus vira-latas enquanto crianças haitianas dormem sobre assoalhos frios de cimento, pensei. Mas, mesmo diminuindo o número de membros das igrejas em algumas nações, mais e mais cristãos haitianos encontram Deus de maneiras insondáveis.
Antes de entrar na Terra Prometida, Moisés alertou os israelitas de que uma terra de abundância poderia ser uma armadilha espiritual. Ele os instou para que colocassem Deus em primeiro lugar. Caso constrário, quando comessem bem, construíssem casas e vissem seus rebanhos e riquezas multiplicar-se, esquecer-se-iam dele ( Deuteronômio 8:12-14 ). Os apelos de Moisés permanecem relevantes a nós que vivemos em países onde existe grande riqueza pessoal. Riquezas e prazeres podem sufocar a fé ( Lucas 8:14 ). O antídoto ? Agradeçamos a Deus por cada bênção recebida ( Deuteronômio 8:10 ) e desenvolvamos um coração generoso para com os necessitados ( 15:7-11 ).
Troquemos o consumismo pela compaixão - e entendamos, com corações agradecidos, a graça de Deus aos necessitados. - Sheridan Voysey
Leia: Deuteronômio 8:10-14
...terão toda a comida que precisarem e louvarão o Senhor, nosso Deus, pela boa terra que lhes deu.
- Nunca esqueçam o Senhor, nosso Deus... ( vv.10-11 ).
Examine: - Salmo 146:7-9
- Mateus 6:19-21
- Tiago 2:14-17
Considere: Quando foi a última vez em que você se doou sacrificialmente aos necessitados ? A sua riqueza e abundância estão sufocando o seu relacionamento com Deus ?
ESSA CRIANÇA DE NATAL
Observe-o. Observe-o. Observe essa criança, que se torna menino, depois homem e, então, se descobre que Ele é ainda muito mais.
Observe o Seu nascimento - entre pastores, anjos e luzes no céu. Observe-o crescer em graça e estatura. - como um jovem fazendo perguntas, dando respostas, assombrando os mestres. Observe-o no deserto - um jovem homem orando, com fome, e um chamado do céu. Observe esse estranho habitante do norte - com Suas mãos calejadas a hábitos radicais - que cresceu na " pagã " Galileia, cujos irmãos uma vez o acharam desequilibrado e cujos vizinhos uma vez o levaram para fora da cidade. E ainda, observe Sua autoridade, Sua aceitação, Sua paciência. Observe-o tocar o leproso, curar o enfermo, limpar o impuro. Observe Ele ensinar as multidões a perdoar e orar sempre.
Observe-o ajoelhar-se - num jardim e angustiado. " Pai, se queres, passa de mim este cálice ; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua " ( Lucas 22:42 ). Submissão radical a um plano celestial.
Observe o Filho de Deus ser traído com um beijo. Observe-o sendo preso e seus amigos mais íntimos fugindo. Observe-o submetendo-se a um destino traçado de antemão. Observe-os cuspirem nele, agredir e crucificá-lo numa cruz de madeira. Observe um último suspiro deslizar dos Seus lábios - os pecados do mundo nos ombros de um homem. Depois observe, sim, observe, a pedra ser removida ; um túmulo vazio cheio de esperança, porque Ele ressuscitou !
Depois, observe Seu nome e Sua fama preencherem o mundo.
Esse Deus, esse Homem, esse Menino. Essa criança, a razão do Natal. - Sheridan Voysey
Leia: Lucas 2:1-12
Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão ( v.7 ).
Examine: Natanael perguntou: - E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré ? - Venha ver ! - respondeu Filipe ( João 1:46 ).
Considere: Jesus cresceu em Nazaré, na Galileia; região desprezada como " pagã " pelos judeus da época. É significativo Jesus ter vindo de um lugar assim ?
Um dia fui criança e nunca esqueço dos sonhos e esperanças,que até hoje guardo em mim,nunca deixo de sonhar e acreditar,afinal temos muitos nascer de sol,muitos dias diferentes que podem trazer surpresas pra gente.
Ivânia D Farias
Não fique chateado se eu tirar os meus sapatos, afinal ,sou criança ,quero sentir os pés no chão e ver os dedinhos mecher, desamarre os nós.
Bem-vindo Novembro
Que o frio nos traga
Todos os sorrisos de criança
Que já deixamos 🌹
Esquecidos pelo caminho
E agora de manhã fui pedir minha proteção. E então veio ao meu coração. Vamos criança, me dê a mão. Sou seu amparo e proteção. Mais vou te pedir algo, e quero que preste muita atênção. No silêncio desta manhã, ao som da harpa, trago a minha benção, amor e proteção. Não deixe de ser criança não. De dar a mão a um irmão, de orar e pedir sua proteção. Tenha sempre o sorriso na mão. Destile tudo que sai do coração. Vou colocando a luz , o amor e o perdão. E não se preocupe não, ando do seu lado, e comigo não tem erro não. Fui enviado pela excêlencia, a te acompanhar e não posso te deixar na mão. Aqui quem fala é seu Anjo Guardião.!! Simone Verçosa🙇♀️
Durante uma festa de natal, um homem vestiu-se de papai-noel e brincou com uma criança. Décadas depois, esse homem era o capitão e essa criança o soldado dele
Cultive a Liberdade em terreno rico de Esperança antes que a criança cresça e não reconheça o fruto do Amor...
VIDA NO INTERIOR
Criança que não brinca
Perdeu a infância,
Adolescente que do mundo,
O dono não se sente, tá doente!
O jovem que não se divertiu;
Partiu!
Na praça não aprontou...
Mudou de cidade.
Se na praça não esteve,
No cair da tarde,
No banco rústico, não se sentou?
Idoso não também ficou.
Se não conheceu personalidades:
Joaquim da padaria;
Manuel do armazém;
Zequinha da Farmácia...?
Não nasceu e nem se criou
Na cidadezinha do interior!
A BELEZA ESTÁ
A beleza está no choro da criança ao sai da barriga da mãe
A beleza está nas imperfeições significantes do dia a dia
A beleza está no aperto no coração de um pai ao largar a mão do filho no primeiro dia de aula
A beleza está no silêncio que antecede o choro,
Na lágrima de uma mãe ao achar um filho desaparecido
A beleza está no olhar de um mendigo ao receber o cobertor,
Está no flanelinha ao receber um trocado
A beleza está na completa falta de jeito daquele menino para a dança
A beleza está no primeiro passo, na primeira queda, na primeira lagrima.
A beleza está nas cicatrizes que relembram a infância
A beleza está no vazio que me faz lembrar você.
A beleza está em um pedido de desculpa inesperado
A beleza está no abraço de uma mãe a um filho recém-regresso da guerra
A beleza está na face mais escura da lua pouco antes de amanhecer.
Afetividade de Zero a Três
Quando somos professores esquilos...
Criança pede afeto não só na hora do ninar no colo, mas também na hora da troca de fraldas, no gesto de dar o almoço e/ou quando auxiliamos durante as suas refeições. Elas pedem também na hora de agacharmos para falarmos firmes no momento em que temos que corrigi-los quando não controlam suas emoções.
Criança lê alma, olhares e também nossas intenções. Com essas leituras, ela sempre saberá quem os corrige com afeto ou não.
A maneira como nos posicionamos diante de uma criança com suas birras e imperfeições, afetarão esse ser em formação, de sua tenra idade até sua fase adulta, positivamente ou não.
Temos que refletir sobre nossas posturas, praticando a empatia. É tão fácil quando não esquecemos que um dia já fomos crianças, muitas vezes arteiras, com mudanças de humores e com nossas imperfeições.
Jamais devemos esquecer de uma verdade...
O exemplo somos "nozes"
Uma criança que foi abusada carrega a dor da culpa alheia massacrando seu ser até descobrir que foi vítima.
Criança se educa é com exemplos não com palavras. Por isso, eu sempre digo: gerar todas podem ou quase todas, mas ser mãe é um privilégio de poucas. Abençoadas sejam as mulheres que além de darem à luz possuem 'O divino dom de ser mãe'.
Deixe de ser criança!
Embora a essa altura você deva ser professor, você precisa de alguém para lhe ensinar. -
Hebreus 5:12
Escritura de hoje : Hebreus 5: 12-6: 1
Quando meus filhos eram crianças, minha esposa e eu demos leite a eles. À medida que envelheciam, nós os alimentávamos com alimentos macios. Eles pareciam tão felizes quanto os bebês gordos retratados nos potes de comida para bebê.
Nossos filhos são adultos agora. Quando eles vêm nos visitar, minha esposa prepara comida como bife e batatas. Eles cresceram.
Leite e comida para bebê são ótimos para bebês. À medida que amadurecem, no entanto, eles devem continuar com alimentos sólidos. O mesmo se aplica ao crescimento espiritual.
Amadurecer como cristão também pode ser comparado a se tornar pianista de concertos. De certa forma, você é pianista desde o momento em que toca sua primeira peça simples. No entanto, são necessários anos de prática para tocar bem o piano. Você nunca será pianista de concertos se não avançar além das composições fáceis.
O escritor de Hebreus estava preocupado com a falta de crescimento espiritual entre seus leitores. Ele escreveu: “A essa altura, você deveria ser professor.” Então ele observou: “Você precisa de leite e não de alimentos sólidos” (5:12). Ele os exortou a “prosseguir com perfeição” em sua fé (6: 1).
Os cristãos devem seguir para a maturidade espiritual. Devemos banquetear-nos com a carne da Palavra de Deus e colocar em prática as lições que aprendemos. É a única maneira de crescer.
Refletir e orar
Mais sobre Jesus, deixe-me aprender;
mais de Seus santos discernirão;
Espírito de Deus, meu professor seja,
Mostrando as coisas de Cristo para mim. —Hewitt
O novo nascimento leva apenas um momento; a maturidade espiritual leva uma vida. Haddon W. Robinson