Falar e Ouvir
Nem sempre as palavras que saem da minha boca são as mesmas que chegam ao seu ouvido. Mas aí, isso já é um problema seu e não meu. Eu só me responsabilizo pelo que eu digo, não pelo que você ouve.
Temos sempre muita disposição para falar e pouca aptidão para ouvir. Mas é bom lembrar que muitos se curam enquanto falam, quando encontram pessoas para ouvi-los com tríplice ouvido: corpo, mente e coração.
O que eu digo, o mundo tá vendo e ouvindo – e ninguém tem coragem pra falar.
“Há um grande desafio interno no qual buscamos ser aceitos em um meio e criamos uma resistência em aceitar, compreendidos nas ações e intolerantes ao compreender, falar e não querer ouvir.
Em uma sociedade nunca será somente o venha a nós.”
Falar o que pensa nem sempre é a certeza de que alguém será ouvido, expor os pensamentos coincide com o risco de também ser rejeitado.
Se você acordou hoje, abriu seus olhos e percebeu que pode mover-se, ouvir, ver, falar e interagir, agradeça! O tempo é hoje, amanhã é um sonho! Uns acordarão, outros não!
Aquele que por deficiência não consegue ouvir muito pouco consegue aprender. Porém, não perde mais oportunidade de crescer do que aquele que consegue ouvir, mas antes de reflectir quer imediatamente responder
Obrigar ao outro a ouvir-lhe aquilo que ela não está disposta, é o mesmo que bater um ferro no outro, ambos saem danificados.
Ouvir é mais importante que falar, pois abrimos portas, para a outra pessoa liberar o seu potencial criativo.
Se falarmos menos, com certeza teremos mais tempo para analisar aquilo que ouvimos, para depois darmos nossa versão, com mais serenidade e discernimento.
A partir disto, nossa opinião sempre será a mais solicitada pela relevância e pelo conteúdo das respostas.
(Teorilang)
Ouvir e falar
Deus nos dotou de dois ouvidos e uma boca, certamente não foi por acaso, ele quer que a gente escute mais do que fale.
Considero essas duas atitudes uma verdadeira arte, sobretudo para aqueles que dominam as duas.
Isto porque tem gente que fala bem, mas não é bom ouvinte. Assim como tem gente que é bom ouvinte, mas não consegue verbalizar bem.
As duas características são essenciais ao ser humano, devemos trabalhar para que elas sejam rotina na nossa vida. Parar um pouco da correria do dia a dia e ouvir, ouvir seu coração, e também externar os sentimentos, verbalizar tudo aquilo que está dentro de nós. Faz bem pra quem ouve, e ainda melhor para quem fala.
Não deixe que nada te consuma internamente, fale, diga, dialogue. Mas pra isso tenha calma, nunca fale quando estiver irritado, porque normalmente nessa condição falamos coisas que não queremos e assim acabamos por magoar as pessoas.
Aprenda a controlar seu impulso, reze, ore, peça a Deus sabedoria para direcionar seus pensamentos e suas palavras. Ele certamente vai te dar a melhor orientação.
Certa vez ouvi uma frase que me marcou muito e que hoje me faz refletir ainda mais, a frase era mais ou menos assim: essa pessoa morreu de quê? Engasgado com as palavras que nunca disse!
Não morra sufocado pelos pensamentos e pela agonia de não conseguir dizer aquilo que precisa ser dito. Vai lá e fale, exponha, deixa o outro saber sobre sua posição. Talvez ao se poupar, você esteja também poupando o outro de ter mais sabedoria, de mudar algo que precisa ser mudado e ele talvez não tenha percebido. Na realidade você não estás poupando nada, está sendo apenas egoísta.
Saibamos também ouvir. Ouvir com o coração aberto, com a certeza de que estamos preparados para assimilar bem qualquer diálogo. Não se feche na sua ignorância, aprender com os erros dos outros é uma caraterística que só as pessoas mais sabias possuem. Por isso ouça, ouça com calma, com atenção, com a mente aberta para receber e assimilar.
Já vimos tantas amizades, tantos relacionamentos acabarem por falta de diálogo. Tudo porque não foi externado aquilo que precisa ser falado no momento certo. O que causa profundo arrependimento é mais tarde descobrir que tudo poderia ter sido tão mais simples, se as pessoas tivessem tido a sabedoria de abrir o coração ao outro.
A vida é muita curta para cometermos todos os erros que precisamos, porque são eles que mais nos ensinam, e é por isso que devemos ouvir mais do que falar. Porque quando ouvimos assimilamos aquilo que o outro está nos passando, e, principalmente, aprendendo com ele. Se for algo bom ouça reflita e assimile, se for algo ruim ouça apenas para fazer diferente.
A arte de falar e ouvir, são duas características que somente as pessoas especiais possuem. Se você ainda não domina ainda dá tempo. Nessa vida nunca é tarde para aprendermos.
Sou um aluno aplicado, aprendo todos os dias e não canso. Descobri depois de mais velho que ouvir e falar não são apenas duas condições humanas, são exercícios de sabedoria que Deus nos dotou para que sejamos úteis uns aos outros.
Por José Márcio Sousa
Quero ouvir o que você tem para falar,
Sem julgamentos
Quero falar o que tenho para dizer,
Sem bloqueios.
Falar. Não apenas para ser ouvido, mas também para perguntar ao outro aquilo que dele se quer aprender.