Faculdade

Cerca de 569 frases e pensamentos: Faculdade

Educação, disciplina fundamental na faculdade da vida.

FIES: FABRICANDO INDIVIDUOS ENDIVIDADOS SOCIALMENTE
Quem aí não teve o sonho de entrar na faculdade, e só depois de formado começar a se preocupar com as dívidas dos estudos?
Pois bem, muitos brasileiros tiveram esse sonho, mas somente alguns conseguiram realiza-lo, tudo por causa de mudanças de normas que afetaram todo o sistema do Fundo de Investimento Estudantil Superior, não deixando assim, os usuários desse sistema finalizarem sua inscrição, e o pior de tudo é que muitos já estão no final do primeiro semestre e nem sabem se vai ou não sair seu cadastro.
Acho que a pior parte é que o estudante tem que pagar a primeira matricula da faculdade e depois aguardar a liberação do financiamento, mas, até sair esse financiamento, esses estudantes foram acumulando dívidas com os órgãos estudantis.
A notícia que sempre ouvimos é dê que o Brasil está cheio de pessoas com o nome no SPC, e os que nunca tiveram seu nome lá, infelizmente terão por causa do FIES que não libera o estudante, e ainda deixa ele com o nome retido até pagar a dívida gerada na faculdade que ele escolheu para estudar sem ônus até o período de formação, porém, não é essa a realidade, muitos que ainda estão tentando fazer o cadastro sempre encontram barreiras como: limite de financiamento, cota e notas não compatível com o MEC.
E enquanto nada se resolve para os que sonham com uma formação superior, nossos políticos estão aumentando absurdamente seus salários deixando a educação e os professores na mão.
Aos novos estudantes que farão parte do FIES sejam bem-vindos ao fabricante de indivíduos endividados socialmente.

Autor: Elvis da Silva Salgueiro
Elvis poeta de rua.

A depressão para alguns é um curso técnico,outros uma faculdade,uma maioria mestrado,poucos doutorado,raros PHd.A condição entre o inicio e o fim depende de cada pisada,deve pisar de novo?deve seguir em frente?deve.

A faculdade da Vida

Desde o começo dessa jornada, ainda neófitos, aprendemos muita coisa, até inusitada.

Vários mestres e mestras, nos ensinaram que nessa ciência nada seresta, nem tudo que parece ser é, pois depende, e nem tudo pode terminar em festa.

Conhecemos as ciências jurídica, seus códigos, doutrinas, macetes e jurisprudências,
Que nos ensinaram a argumentar, citar, criar, inclusive a valorar bons artigos e referências.

Agora, chegando ao fim do curso, que apesar dos pesares está sendo um sucesso, eu, já com pensamento de “seu dotô", olhando para nosso caso, inté imagino um processo:
... Petição inicial montada, todos os argumentos presentes, com medo de que você pense ser litigância de má-fé, e com isso eu tomar de você uma ré, fui ao fórum, e no balcão com a petição na mão me aproximei, só depois de recebido e carimbado, pensei: agora seja o que Deus quisé!
Acontece que no decurso desse processo, já tivemos muitos insucessos: mal-entendidos, troca de olhares com semblante de desgosto, até bloqueio de mensagens foi proposto.
Porém, nem tudo é só pedras e confusão, pois existem flores e bombons. Consegui arrancar seu sorriso, quando tudo parecia perdido, recebendo até elogios pelos atos meus, de carinho e admiração.
Tudo que eu precisava para retomar os trabalhos no caminho proposto da referida ação!
Já avançado os autos e com muitas páginas, audiências e juntadas, nada resolvendo, me sentindo em desvantagem apelei para a arbitragem.
Chamando para auxiliar alguém entre nós peculiar, na busca de conciliação, mediação ou um acordo talvez, ela, até de amicus curiae se fez, em busca de solução.
Acontece que esse processo se estende de forma que ninguém entende, ninguém se habilita a julgar, já virou um entrave sem precedência, no sistema do fórum, ainda que tentem movimentar para julgamento, há sempre uma mensagem dizendo que “a competência, a qual o tal processo faz referência, não existe neste plano de existência”.
Nossa! Esse processo já deu muito pano pra manga. Tá lá pra quem quisé vê, num cantinho da sala de vidro fumê.

Para se ter uma ideia, quem o pega pra ler, logo já sai chorando sem saber,
Talvez seja pelo conteúdo do pedido, ou pela emoção transcendente, talvez seja pelo fato de algo tão urgente e importante, ainda parado naquela estante!
Não adianta procrastinar, nem esperar o tempo passar, pois não há prescrição, somente um acordo entre as partes pode dar fim a essa questão!
Já mandaram avisar, que lá do fórum não sai, baixa nem pensar, esqueça aquele famoso pedido urgente, pedindo prescrição intercorrente!
Esse processo já virou febre por lá, melhor que novela, já tem até torcida, e pelo visto seguirá na mesma vara e no mesmo juízo até o fim dos tempos...

O que é ser feliz para você?

Fazer uma faculdade cara, conhecer uma pessoa, se apaixonar, construir uma casa, casar, ter 2 filhos e um cachorro, um carro do ano, um emprego estável e a certeza que vai se aposentar com um bom dinheiro?

Isso é o que a sociedade nos impõe e estamos acostumados a ver e ouvir desde pequenos.

Mas e se eu não quiser fazer faculdade? Se eu não ter dinheiro para construir uma casa e ter que morar de aluguel? Se eu não quiser casar? Se eu não quiser ter filhos? Se eu não estiver satisfeito com meu emprego que me paga muito bem?

Cada um é feliz do seu jeito, e ninguém precisa de julgamentos.

Posso ser feliz morando em uma casinha com 4 cômodos, uma churrasqueira e um fogão a lenha e reunir minha família e amigos nos finais de semana para almoçar juntos, rir, conversar e cantar.
Posso ser feliz morando sozinha de aluguel com meu cachorro, sem ninguém me cobrando o que devo fazer.
Posso ser feliz sem filhos, com meu marido viajando o mundo inteiro em um motorhome, ganhando dinheiro lavando pratos todos os dias em lugares diferentes.

É a gente que sabe o que nos faz feliz, e devemos viver do nosso jeito, sem dar ouvidos aos que nos dizem ser o certo a se fazer.

Você está feliz?

Boa noite. Amor, velhos hábitos nunca morrem! Lembra de quando estávamos juntos na faculdade, e algumas vezes dormia na casa dos seus pais pra estudarmos juntos? Eu não conseguia ficar ficar a madrugada acordado, dormia logo, Você sentada no chão ao pé da cama virava, vinha e me falava, mor vou estudar só mais um pouco, deita aqui do lado fica cheirando meus cabelos, vai te fazer pensar que já estou na cama contigo, daqui um pouco com jeito e carinho você vinha se encaixava por debaixo de meu corpo se posicionando de conchinha, me acordava com um beijo amoroso e fazíamos amor até o nascer do sol. O que aconteceu em nossas vidas? porque não temos mais esses momentos? Nos casamos e hoje com a correria do dia a dia, mau nos falamos. Não devemos deixar que aquilo que nos levou a ficarmos apaixonados um pelo outro seja esquecido, sem a essência alimentando nada sobrevive, o amor que levou ao casamento foi formado por momentos como esse, Te amo!

É fácil estar em uma escola, uma faculdade ou um trabalho, o difícil é fazer a diferença

A vida não é uma escola; ela é a faculdade, o estágio e o trabalho também.

Livra-te também da faculdade de depreciar os
demais! Aquele que deprecia aos demais, é depreciável
ante o Tao!

Um bom politico jamais deve ser um cliente ou um amante, ele tem que ser um amigo de faculdade.
Os clientes compram, os amantes enganam e o amigo conquista.
E o amigo de faculdade é por quatro anos. E se souber ser um bom amigo, ele será um marco na história.

Já era 2ª feira e todos haviam saído para o trabalho ou para a faculdade. Quase às 11 horas da manhã fui à cozinha pensando em tomar um bom brecfest mais só pude pensar num gole de café e em alguns cigarros e já estava saindo para ir ao antigo bairro onde morara. Já fazia algum tempo que não voltava lá e a saudade era tanta que saí apressado. Desci do ônibus e olhei o outro lado da avenida. Percebi que ali se encontrava um enorme muro e uma ponte. Para atravessar para o outro lado era preciso ultrapassar àquele muro bem parecido com o muro de Berlim e atravessar a ponte. Precisava atravessar mais não era tarefa fácil. Era como mudar de universo de realidade. Sempre achei que não sabemos ao certo aonde vamos. Na travessia comecei a imaginar que no caminho somos apenas passageiros. Somos guiados pelos sentimentos, pelo impulso e só percorremos o caminho, mas não sabemos aonde vai dar. Seguimos o destino até chegarmos ao objetivo que sempre esteve lá. Fui despertado pelo barulho ensurdecedor de uma buzina e percebi que havia chegado a Moçambique. No campo de refugiados da guerra. Enfermeiros e voluntários da ONU corriam de um lado para outras aonde crianças e homens lutavam contra a desnutrição e contra a morte e não tinham se quer esperança nem perspectivas para suas vidas excerto o apoio daquelas pessoas Tinha uma forma peculiar de ser que minha pobre realidade nunca pode imaginar. Eram de uma cor azulada e magros a ponto de parecer ficção. Do outro lado pessoas estendiam a mão pedindo uma esmola nas portas das igrejas onde católicas e protestantes iam dar seu testemunho de fé e não prestavam atenção àquelas pessoas que tinham as pernas enroladas com um pedaço de pano encobrindo as feridas. E que podiam estar em Recife ou na festa de Santa Rita de Cássia ou em Moçambique ou em qualquer lugar do mundo. Onde pessoas preocupadas com se mesmas, não prestam atenção aquele lugar que sempre esteve ali esperando por elas. Ate ouvir Lia gritar Charlot até que fim apareceu. Estava pensando que havia nos esquecidos. Vejo que você estar bem. Volitou parar sua esposa para sua família. É aí se esquece o passado. Disse que não. Que apesar de estar tranqüilo não tinha esquecido de nada. Fui à barraca de Aurindo, onde a cantoria dos passarinhos que e lê criava enchia o ambiente de músiocabilidade. Pedi um vinho e comecei a viajar no pensamento, pois pensar com música e um vinho é bem mais fácil. Lembrei das palavras de Lia e comecei a recordar o tempo que ali passei. Quando tinha pedido tudo mais conseguira a solidariedade daquele povo simples e humildes que mentas vezes não tinham nem para si e gostavam de dividir o que tinham com os outros. Lembrei que apesar das adversidades que ali passei uma coisa eu não perdi, mas ao contrario antes não tinha e hoje eras que era de mais valioso a uma pessoa. A LIBERDADE



Estava casado há trinta anos, tinha três filhos e três netos. Comecei a refletir sobre a felicidade e a sorte que tivera em ter uma família mesmo tendo as atrocidades que na vida passei. Lembrei que havia escutado um amigo que dizia você Charlot é abençoado. Ele era uma pessoa que tinha uma doença grave e sofria de solidão, ou era um dos sintomas de sua doença e eu havia contra argumentado que era preciso aproveitar aquele momento para construir coisas positivas. Estar só nunca se está, pois podemos lembra pessoas, lugares, experiência. Estar só é estar consigo mesmo e sentir-se só e perde o contato com seu eu Novamente me vi ali onde morara quando havia me separa de minha família comecei a prestar atenção às pessoas que passavam cada rosto me descrevia uma lembrança boa de algo bom às crianças passavam gritavam Charlot. Até que chegou Aurino e contei-lhe da brincadeira que inventara de ter uma caixa para guarda minha s lembranças. Perguntei a Aurino o que ele guardaria numa caixa assim. Ele em sua simplicidade respondeu com facilidade. Minha paz de espírito Charlot, pois só assim podemos dizer que somos felizes. De repente me vi ali diante da caixa já de volta em casa. O que eu guardaria nesta caixa que hoje já era importante para mim, pois havia virado um interessante robi, onde eu guardava. Pensei em guardar minha solidão, ou meus momentos a sós quando pude refletir e avaliar minha existência. Percebi que sendo abençoado por ter uma família, e ter um lar, e a vida ter me proporcionado bons momentos e por até poder dizer em voz alto que era feliz, não podia assim eu sentir, pois percebi que para ser feliz é preciso aprender a ser feliz com os outros ou por meio das pessoas. Esta era a carência da minha felicidade, pois vivendo na companhia de pessoas, eu também me sentia só, pois pelo que pareciam todos queriam ser felizes para si e não compartilhar esta Felicidade COM NINGUEM. A FELICIADADE SÓ EXISTE QUANDO ALGÉM NOS FAZ FELIZ. Ser feliz é proporcionar à oportunidade as pessoas de nos fazerem feliz.

A faculdade de granjear amizades é de longe a mais eminente entre todas aquelas que contribuem para a sabedoria da felicidade

Estudar, fazer faculdade,ser bem sucedido profissionalmente,casar,ter uma família, ter filhos,etc.Será o sonho de toda mulher?
Não sou mulher mas sou menina porém meus sonhos vão além da minha idade,eu sonho em viver a vida com minhas próprias regras mas sem infligir nenhuma lei.A vida está aí para ser vivida da forma certa,mesmo que para muitos a forma certa de viver seja errada mas vale como cada um vive.
Sonho em ser alguém na vida,ter minha liberdade,sair debaixo das asas dos pais e explorar o mundo com minha maneira de ser,sou uma menina que não liga para salão de beleza ou roupa de grife e fru fru,tenho meu jeito e meu estilo,amo um tênis, calça e blusa larga mas não é por isso que eu odeie vestido e salto alto,eu gosto porém prefiro ser a menina de estilo próprio.Sobre sonhos só tenho a dizer que enquanto eu estiver viva eu estarei sonhando,meu maior medo nunca foi altura ou escuro mais sim parar de sonhar,se eu falar que não sonho em casar,ter filhos,família,etc,estarei mentindo afinal que mulher não sonha em entrar de véu e grinalda na igreja,só que tem sonhos a serem realizados antes mas se no acaso do destino esse sonho acontecer antes dos outros eu continuarei sonhando só que agora não mais sozinha mais com pessoas que escolhi para sonhar comigo.

Gostaria de te deixar uma mensagem, que, se puder, procure lembrar durante a faculdade. O sistema talvez se esforce em endurecer o seu coração e fazer com que uma estrela, uma galáxia ou um planeta seja apenas um monte de números em uma tabela. Não deixe isso acontecer. Lute para continuar se fascinando com o pôr e nascer do Sol, com Vênus ao entardecer, com todas as maravilhas da natureza. Não perca o encanto só porque você será capaz de compreender esses fenômenos de forma mais clara através da linguagem científica. Ao contrário! Aprenda a ver a natureza de forma ainda mais interessante exatamente porque você conheceu uma forma de compreendê-la. Você vai encontrar muitos professores e pesquisadores que perderam isso. Não deixe isso acontecer com você.

Na época dos nossos pais bastava ter uma faculdade que o seu futuro estava praticamente ‘garantido’. Mas hoje a coisa mudou. O conhecimento foi prostituído. Ele está disponível a qualquer um. Então o segredo para ganhar dinheiro e ficar muito rico rapidamente não é mais o conhecimento, e sim ter IDEIAS GENIAIS, agregando valor, sendo realmente relevante dentro do seu meio social.

Leia bons livros antes de resolver fazer uma faculdade.

Na faculdade estou realizando meu primeiro sonho, ser aquilo que muitos não vão achar interessante.

Melhor coisa que aconteceu na faculdade foi te conhecer e tornar-me teu amigo.

Eu acho que, especialmente quando você está na faculdade, cada livro que você está lendo tende a lhe dizer quem você é.

Ela faculdade, ele zoação. Ela livros, ele malhação. Ela simpática, ele sério. Ela prolonga, ele é prévio. Ela tem pressa, ele demora. Ela futuro, ele agora.. Ela: ‘desisto’, ele: ‘me perdoa’. Ela quer tudo, ele ta de boa. Ela espera, ele não vem. Ela ama, ele quer bem. Ela desiste, ele volta. Ela se entrega, ele ignora. Ela cansa, ele não ta nem aí. Ela parte pra outra, ele não aceita o fim. Ela acha quem quer, ele vê que sempre quis. Ela encontra a cara metade, ele não consegue ser feliz.