Um camponês e sua esposa possuíam uma galinha, que todo dia, sem falta, botava um ovo de ouro. No entanto, motivados pela ganância, e supondo que dentro dela deveria haver uma grande quantidade de ouro, eles então resolveram sacrificar o pobre animal, para, enfim, pegar tudo de uma só vez.
Então, para surpresa dos dois, viram que a ave em nada era diferente das outras galinhas de sua espécie. Assim, o casal de tolos, desejando enriquecer de uma só vez, acabam por perder o ganho diário que já tinham, de boa sorte, assegurado.
-- Esopo
Moral da história
A história nos ensina que a ganância é ruim e pode nos fazer perder coisas boas que já temos. O camponês e sua esposa já tinham algo valioso - um ovo de ouro por dia - mas ficaram gananciosos e acabaram perdendo tudo. Portanto, devemos ser gratos pelo que temos e não ficar sempre querendo mais e mais, pois a ganância pode nos levar a perder o que já temos de bom.
Ensinamento da fábula
A fábula reflete especialmente sobre as consequências negativas que os sentimentos de cobiça e ganância podem ocasionar em nossas vidas.
Veja também: