Extensão
O extensionista rural age como um elo facilitador entre o rural e o urbano, entre as notícias e as inovações do mundo rural, entre a academia e o produtor, com o intuito de aperfeiçoar o processo de produção, viabilizando melhores condições para o produtor e sua família, com potencial de produzir alimentos de melhor qualidade com viés de sustentabilidade.
O investimento em ATER digital pode ajudar o produtor a possuir um maior contato com o extensionista rural e também possuir acesso a informações e notícias do ramo de uma forma clara, rápida e acessível a todos.
Os agricultores brasileiros possuem baixos índices de escolaridade, o que de certa forma interfere na adoção de novas tecnologias e na capacidade de interpretação dos produtos e serviços que podem impactar nos resultados econômicos da unidade de produção agrícola.
No caso da ATER digital é preciso construir sólidos programas de capacitação de agricultores e extensionistas rurais, pois o Brasil possui produtores com baixa escolaridade e dificuldades no uso de computadores e celulares, sem contar com uma baixa capacidade na interpretação de informações.
Inclusão digital e elevação do nível de escolaridade das famílias rurais são desafios urgentes para a Extensão Rural Brasileira e para as instituições educacionais.
As caminhadas na Natureza são uma excelente estratégia de promoção do turismo rural e do desenvolvimento no campo.
O Brasil, assim como em todo o mundo, precisam de mais extensionistas rurais para animar os processos de desenvolvimento no meio rural brasileiro.
Muitos agricultores familiares, em lugares muito diferentes, produzindo coisas diferentes, contribuem para o desenvolvimento rural.