Expressão
Todo governo autoritário tende a diminuir a expressão opositora da comunicação, das artes, da educação e da cultura.
A arte é sempre mais uma forma de expressão que se encontra para dialogar com o mundo do que uma mera profissão inventiva que objetiva fáceis ganhos financeiros.
A inclusão social e a expressão comunitária de cidadania pela arte e pela cultura hoje não é mais uma meta e sim uma realidade naturalmente alcançada, vive de forma independente diante da não participação omissa do estado politico-educacional e cultural brasileiro.
O mundo que tenho mais próximo a minha volta é em grande parte expressão de meus pensamentos, muitas das minhas perguntas e algumas poucas de minhas meias respostas que se completam por amor, perdão e compaixão a vida, todos os dias.
Entre as gravuras a xilo é a expressão mais antiga e ao mesmo tempo mais contemporânea. Por que o artista gravador tem que ter a habilidade de um mestre artesão ao arrancar da madeira sem volta toda a sua expressividade. O taco original e a xilogravura em papel de arroz são partes invertidas da obra inseparáveis.
Até os medíocres, rancorosos, desesperados e loucos tem o pleno direito de expressão mas a humanidade civilizada e livre, tem o direito de audição. Ouve quem quer.
Na Sublime Ordem Maçônica Universal, o galo vem seguido da expressão V.I.T.R.I.O.L. que é uma sigla da expressão em latim, "Visita Interiora Terrae, Rectificando, Invenies Occultum Lapidem", que significa, Visita o Coração da Terra, retificando-te e encontrarás a Pedra Oculta.
Por mais que a criação como manifestação humana seja muito antiga e infinita. A expressão artística geral é uma coisa mas verdadeiramente uma obra de arte, é outra, totalmente diferente, independente de valores, técnicas e assinaturas.
O amor pode definir-se, na sua expressão máxima, como a capacidade de sentir os outros como a nós mesmos.
"A arte é a expressão mais sublime do inexplicável, é a parte de um todo, que já não cabe em nós, então transborda."
Evesantana
"A expressão "DAR O RECADO AO GARCIA, tornou-se conhecida e significa aceitar, sem restrições e sem questionamentos, uma missão difícil e adotar todos os esforços para cumpri-la. Às pessoas se esforçam e fazem o impossível para resolver" Ademar de Borba
Quando haveremos de aprender que o amor não é genital? É uma expressão mais ampla que deve se discernir no todo; não na parte.
Quem primeiro atenta contra a liberdade de expressão é quem dela faz mau uso.
Não seria necessária uma regulamentação se as criancinhas de colarinho branco não agissem de modo despudorado diante dos meios de comunicação, infringindo as normas legais, à ética, o decoro e a liturgia da função, mentindo para milhões de brasileiros.
Hoje se considera que controlar a expressão das emoções para não ser inconveniente nem causar constrangimentos aos outros, e em nome do respeito próprio, é algo que está longe de ser admirável.