Explicações
Explicações para que
No que resolvem
Razão para que
No que ajuda
Motivos
Talvez, mas os meus
Os seus não sei mais
Ou não
Saber
O que
Aqui, hoje
Mais que isso? “agora”
Fatalista, mas necessário
Libertador
Um mundo enclausurado dentro
Do tempo do espaço
Do ser
Ser o que quisermos
Cada um
Cada momento
Cada sentir
Cada coisa
Ensinar o que aprende
Para quem quiser
Deixa andar
Deixa passar
Até porque a sensação
De segurança
De segurar é ilusão
Onde começa a realidade
Onde começa o começo
Fim existe
Deixa para quem se interessa
Cansei
Enquanto estou aqui
Sigo
Pois voltar é ilusão
Acho que uma lei imutável nos negócios é que palavras são palavras, explicações são explicações, promessas são promessas, mas apenas o desempenho é a realidade.
Afinidade é o que une as pessoas, ainda que explicações possam não existir, mas é assim mesmo...
Ósculos e amplexos, Marcial
EXPLICANDO O QUE É AFINIDADE
Marcial Salaverry
Muitas vezes perguntam o que vem a ser "Afinidade". Afinidade é um sentimento de difícil explicação. Vamos tentar chegar a algum lugar.
Coisas curiosas às vezes acontecem com a gente. Vocês já notaram que, com muita freqüência encontramos ou só conhecemos, mesmo sem encontrar, pessoas que nos despertam de imediato uma grande simpatia e, por vezes uma grande antipatia ? Perguntamo-nos o porquê disso. Sim, não deixa de ser estranho tal fato. O normal seria simplesmente aguardar os acontecimentos para saber se essa pessoa, por suas atitudes futuras pode ou não merecer nossa amizade. Mas...à primeira vista ? A única explicação que encontro, por vezes não tem concordância de muita gente.
Trata-se pura e simplesmente de reencontro de vidas passadas, com as cobranças e resgates naturais de embates anteriores. E isso ocorre com muita frequencia. Vamos tentar explicar. Puxem pela memória e vejam quantas vezes vocês já tiveram essa experiência. Aquela sensação de, à primeira vista, pensar que determinada pessoa pode ou não ser uma pessoa confiável, de quem nós iremos gostar, ou não. Algumas vezes essa primeira impressão é errônea, mas é a que prevalece até que tenhamos provas contrárias.
Vamos tentar definir o que vem a ser essa Afinidade. Pode não ser o mais brilhante, mas é o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos. Não importa o tempo, a ausência, a distância, pois, em caso de afastamento, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto onde foi interrompido. Parece, na verdade, não ter o sentido do tempo.
É muito raro manifestar-se, mas quando ela existe, não é necessária a criação de códigos verbais para se manifestar, pois, na verdade, ela já existia antes mesmo do conhecimento, e permanece ainda que as pessoas se afastem. É o caso daquelas "presenças ausentes", pois mesmo que os amigos estejam longe ou afastados, sempre são lembrados.
Quem não tem aquela amizade inesquecível? Aquela pessoa que mesmo longe, sempre é lembrada com saudades, devido à grande semelhança de pensamentos, idéias, sentimentos. Mesmo longe, sentimos a presença. Sentimos simplesmente. Nem contra, nem a favor, muito pelo contrário. Sentimos a presença, sem ter necessidade de explicar o que estamos sentindo. É olhar e perceber. Sem dúvida, é um sentimento singular, discreto e independente. A presença pode ser detectada a quilômetros de distância, mas é percebida pela maneira de falar, de escrever, de andar, de respirar... Enfim... Está sem estar.
Quando existe uma afinidade, a relação é retomada no tempo em que parou, pois ela é atemporal. A amizade pode ser destruída por muitas coisas, muitas mágoas, mas a afinidade a tudo resiste. As pessoas sentem esse sentimento, porque ele existe, e não buscam explicações. Procuramos motivos para sermos amigos de alguém, e o primeiro dos quais, é se existe alguma afinidade entre nós. Então, para haver Amizade, é preciso que haja Afinidade.
Para que possamos amar alguém, então ela é imprescindível... Não podemos amar ninguém com que não tenhamos sentimentos "afínicos" (favor avisar o Aurélio... pode incluir). No caso de Amor, então, além da Afinidade, também há que existir a Amizade.
Em casos de separação prolongada, o amor pode desaparecer, amizades podem ser esquecidas, mas se existir Afinidade, o esquecimento não existe, porque para sua subsistência, basta a vida. A qualquer momento que se dê o reencontro, ele será gratificante, porque tanto o tempo quanto a separação, na verdade nunca existiram. Foi apenas a oportunidade dada pelo tempo para que a maturação pudesse ocorrer e que cada pessoa pudesse sentir cada vez mais que realmente são "afínicas".
Resumindo tudo, Afinidade vem a ser a presença do ausente. Mesmo que não estejamos perto, assim nos sentimos, pois nossos sentimentos comungam, nossas idéias "batem", nossos pensamentos, enfim, são "Afínicos". Reside aí o princípio, meio e fim de lindas amizades.
E com sentimentos afínicos, é que espero que todos possamos desfrutar de UM LINDO DIA, podendo repeti-lo a cada dia de nossa vida...
Percebi que até o avesso dos meus sonhos posso construir,
Construír algo,
Com ou sem explicações destruir num abrir e fechar de olhos,
Percebi que há sonhos que não se ajustam ao que sentimos,
Percebi então,
Quê mesmo que eu não tenha nada conhecido,
Posso construir,
E quando estou sozinho,
Aqui no meu demasiado mundo,
Vejo que ele é grande para mim,
O que entendo disso...?
Entendo,
Que sempre viverei no meio de uma multidão,
Posso ter eu tido apenas mais um sonho,
Mas como manusiar esse sonho...?
Posso ter somente uma encruzilhada,
O destino quer que eu sigo em frente,
E hesitando olhando para o lado.
Posso também não ser nada,
Mas como sou teimoso,
Com minhas forças,
Teimosamente quero ser quase tudo,
E foi no meio dessa multidão,
Que um dia me olhei,
Olhei como se o futuro já tivesse chegado,
E o passado nunca tivesse existido,
Pegado nessa minha ilusão,
Faço desse sonho a minha razão de existir,
Já habituado,
Mesmo que me faça sofrer,
Isso jà e esperado,
Por isso hoje,
Enquanto anoitece,
Olho em frente,
E vejo o sol sorrir,
Nessa bola de fogo brilhante,
Aceno,
Antes que ele se esconda atrás do monte.
À noite,
No escuro da minha solidão,
Com a ilusão e a certeza,
Ele chegará de novo,
Refrescando-me e ardendo-me,
A memória com os passados coloridos, Esses espalhados pelos os bons momentos vividos,
Impregnado no meu quarto,
E por alguns instantes,
Ainda tento afastar essa ilusão que continuo a despir.
Tento fechar os olhos,
Deixando de sonhar,
Dizendo a mim mesmo,
Como esse tempo já volta mais,
Algo dentro de mim diz,
Vá,
Siga,
Eu sempre soube como mais ninguém,
Quê tatuar uma história leva tempos,
O eterno na memória,
E essas vivências são tão fortes que nem rasgando todo o livro a história deixará de existir,
A janela continuará entre aberta,
E o vento soprará sem parar,
Sei que lá fora,
Tudo levo a acreditar que uma tempestade se aproxima,
Estendo as mâos,
E estendida rumo á cima,
Apenas,
Cavo no meu ser,
Buscando socorro com o criador,
O vento la fora assobia,
Calo-me
Mas não deixando o frio esfriar o que está no meu coração,
As lágrimas rolam,
Marejando meus olhos,
Não permitindo parar.
Não sei se a tempestade que se instalaráa dentro de mim,
Existirá um furacão,
Mas despeço-me,
Deixo aqui mais adeus,
Mesmo que o vento se cale,
O sol apague,
O mar seque,
Nunca será razão suficiente para apagar o amor dentro de mim,
Meus sonhos,
Sonhos meus,
Essa é a única possibilidade de abraçar a felicidade que espera por eu....
Autor :José Ricardo
"Certas coisas não necessitam de explicações.
Basta saber entender...saber sentir.
As melhores coisas se encontram no que não foi descoberto ainda."
O percalço do cientista é que suas explicações têm limites; o percalço do ignorante é que suas explicações não têm limites.
Dizer que está tudo bem, as vezes, é melhor do que dá explicações.
A maioria das pessoas não ouvem mais.
Não se importam mais.
" Explicações e justificativas pertencem aos derrotados, quando você vence as pessoas só querem saber como você conseguiu, portanto, deixe os seus resultados falarem por você!"
A vida é cheia de coisas inexplicáveis, as vezes procuramos explicações se damos responsabilidades ao simples acaso ou atribuímos a um ser superior ou simplesmente a energia que faz com que uma pessoa se sinta na vontade de estar ligada a outra , bom são várias maneira de tentar encontrar o que passa, claro que por não ser fácil explicar nós da as vezes medo !
A mente humana nos leva a outra dimensão, buscando explicações, para fatos desconhecidos na que vivemos. Reflita e procure entender o que sua mente quer dizer.
A gente se preocupa tanto em dar explicações, dizer que não foi aquilo, que a pessoa entendeu errado, chora se descabela, fica magoado, mas tudo isso é desnecessário, é perda de tempo, é se humilhar desnecessariamente. Se a pessoa, realmente tivesse intenção de entender não te julgaria, e se julgou é porque já te condenou. Então, o que a gente precisa é parar de ser besta. Para que ficar dando tanta explicação se o veredito já foi dado?
Desnecessário dar explicações se no mais das vezes as pessoas têm as suas próprias conclusões, te conhecem melhor do que vc mesmo e te julgam antes mesmo de vc proferir uma única palavra.
Quem sabe, sabe. Tolo é todo aquele que perde tempo precioso da sua vida tentando mudar isso.
“Todos buscamos explicações sobre ‘onde vou?’, ‘de onde vim?’, ‘quem sou?’. E o brasileiro, especialmente, não tem formação católica, não tem argumentos, tem uma fé irracional, subjetiva, se deixa influir... tudo vale. Mas, a Parapsicologia está avançando. O clero está se formando mais, os catequistas e as pessoas cultas... Então, a verdade terminará por se impor. Já se percebe isso em todo mundo, especialmente pelos estudos dos milagres, que são fatos do nosso mundo. Há muitas conversões. A promessa de Cristo se cumprirá: ‘haverá um só rebanho e um só pastor’. Por quê? Principalmente por causa dos milagres.”