Explicações
Passei a viver de verdade quando nem mais a mim mesmo precisei dar explicações, pois compreendi que existe um Único "julgador" para os meus atos.
Qual o sentido da vida?
A ciência propõe duas explicações para essa dúvida metafísica. A primeira, mais tradicional, é: o sentido (objetivo) da vida é se reproduzir, ou seja, ter filhos. Ponto. Isso vale tanto para nós como para o sabiá, o cordeiro patagônico ou o bicho-da-seda. Pelo menos é o que diz a tese do biólogo britânico Richard Dawkins.
Segunda: O cérebro humano possui um mecanismo chamado sistema de recompensa. São grupos de neurônios situados em certas regiões, como o septo – que fica bem no centro do cérebro. Toda vez que fazemos algo física ou mentalmente agradável, qualquer coisa mesmo, esses neurônios causam a liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. As demais áreas do cérebro são inundadas pela dopamina – inclusive aquelas que manejam o autocontrole e as emoções. Você sente prazer. E tem vontade de sentir de novo. E de novo. E de novo… O sistema de recompensa tem uma influência gigantesca sobre nossas ações e decisões. Sempre que você se sente bem, ou mal, é esse sistema que está fazendo isso acontecer. E ele nem sempre nos guia no caminho de gerar descendentes – você deve conhecer gente que não tem filhos, nem quer ter, e está muito bem assim. Porque existe uma segunda explicação para o sentido da vida. Em vez de espalhar genes, o objetivo pode ser contentar o sistema de recompensa. Traduzindo: ser feliz.
* Não consigo olhar para o ser humano como um marionete movido por pulsões meramente biológicas.
Sempre acho que somos mais que isso. Que há algo na cartola no Universo para nos surpreender.
Sem muita poesia, sem tantas explicações...
è assim que tento me regenerar, por meios de tombos e barrancos.
Por que talvez a voce nunca foi tão facil dizer, e a mim nunca foi tão dificil de escutar.
aa!! mais voce nunca soube a vontade que eu tive de sair e gritar ao mundo a Raiva que só eu sabia que tinha.
Por que voce não acredita em mim?
Será que nunca fui digna se quer da sua confiança..??
Voce errou, e eu errei muito mais...
Eu errei ao depositar em voce todos os meus sentimentos
E voce errou ao qerer recuar a esses sentimentos..
eu errei a acreditar em voce
e VOCE? errou por não ACREDITAR em miim
Voce errou, eu continuo errando,
mas não por muito tempo.. Um dia agente cansa ee vai procurar felicidade em outro lugar..
Todas as pessoas tem explicações, mas nenhuma me convence. Só Deus pode explicar certas coisas. Mas Ele não fala. Nós é que temos que entender seus propósitos. Será que algum dia eu vou entender??? Não, eu acho que não... Quando ando por aí, sem querer, procuro seu rosto na multidão... Minha mente, às vezes, me prega essas peças... Me esqueço que agora só posso encontrá-lo nas minha memórias e no meu coração... Pensei que soubesse quão intensa pode ser a dor de uma saudade. Estava enganada. A dor é bem pior... sinto saudades de você meu amigo... muitas saudades...
Tento achar explicações para entender a razão de intensificar um amor que ultrapassem quais quer amizade que possa existir.
Você me vê como um amigo e minhas declarações não mudariam nada ao meu favor.
Tenho-lhe em meu céu, em meu mar e em meu coração, você é a brisa que me refresca dando-me coragem de lhe oferecer meus versos com imensa intensidade de um amor proibido.
Muitas coisas surgem sem explicações, mesmo você tanto desejando tal coisa é impossivel prever a intensidade que ela ira acontecer.
A paixão... existem muitas explicações pra sua existência,mas a minha e muito simples...
eu te vi, e me senti voando...
Acho que não e a toa que te chamam de "céu"...
Para muitas coisas não há explicações
As pessoas fazem pelo simples fato de fazer
Não temos motivos para sentir mágoas, porque temos o direito a escolhas, e ninguém tem nada com isso.
Não podemos ser julgados se fomos todos iguais, dotados de dúvidas e preconceitos.
Somos falhos, estamos longe de sermos perfeitos.
O melhor remédio é o sorriso.
No meu mundo não existe a solidão.
Somos mutantes, somos capazes de transformar nosso estado de espírito a qualquer momento.
A única coisa que o ser humano deseja é ser feliz.
E se algum dia magoei alguém, isso indica que também não sou perfeita. E pode ter certeza que vou ficar triste por isso, posso até mesmo não me desculpar, mas, com certeza vou evitar ao máximo cometer o mesmo erro.
Muitos acham que serão mais felizes se tiver mais dinheiro, se achar um grande amor, isso é fato.
Eu sou feliz, por um único motivo...Eu existo
A compaixão mora no meu coração, e o amor é o meu coração.
O mundo é tão cheio de incertezas e explicações, não seria tão simples se o mundo fosse cheio de paz e soluções?!
Eu vou sedar as explicações racionais para seduzir-me com os batimentos de meu coração que batem alegres.
Explicações para que
No que resolvem
Razão para que
No que ajuda
Motivos
Talvez, mas os meus
Os seus não sei mais
Ou não
Saber
O que
Aqui, hoje
Mais que isso? “agora”
Fatalista, mas necessário
Libertador
Um mundo enclausurado dentro
Do tempo do espaço
Do ser
Ser o que quisermos
Cada um
Cada momento
Cada sentir
Cada coisa
Ensinar o que aprende
Para quem quiser
Deixa andar
Deixa passar
Até porque a sensação
De segurança
De segurar é ilusão
Onde começa a realidade
Onde começa o começo
Fim existe
Deixa para quem se interessa
Cansei
Enquanto estou aqui
Sigo
Pois voltar é ilusão
Acho que uma lei imutável nos negócios é que palavras são palavras, explicações são explicações, promessas são promessas, mas apenas o desempenho é a realidade.
Afinidade é o que une as pessoas, ainda que explicações possam não existir, mas é assim mesmo...
Ósculos e amplexos, Marcial
EXPLICANDO O QUE É AFINIDADE
Marcial Salaverry
Muitas vezes perguntam o que vem a ser "Afinidade". Afinidade é um sentimento de difícil explicação. Vamos tentar chegar a algum lugar.
Coisas curiosas às vezes acontecem com a gente. Vocês já notaram que, com muita freqüência encontramos ou só conhecemos, mesmo sem encontrar, pessoas que nos despertam de imediato uma grande simpatia e, por vezes uma grande antipatia ? Perguntamo-nos o porquê disso. Sim, não deixa de ser estranho tal fato. O normal seria simplesmente aguardar os acontecimentos para saber se essa pessoa, por suas atitudes futuras pode ou não merecer nossa amizade. Mas...à primeira vista ? A única explicação que encontro, por vezes não tem concordância de muita gente.
Trata-se pura e simplesmente de reencontro de vidas passadas, com as cobranças e resgates naturais de embates anteriores. E isso ocorre com muita frequencia. Vamos tentar explicar. Puxem pela memória e vejam quantas vezes vocês já tiveram essa experiência. Aquela sensação de, à primeira vista, pensar que determinada pessoa pode ou não ser uma pessoa confiável, de quem nós iremos gostar, ou não. Algumas vezes essa primeira impressão é errônea, mas é a que prevalece até que tenhamos provas contrárias.
Vamos tentar definir o que vem a ser essa Afinidade. Pode não ser o mais brilhante, mas é o mais sutil, delicado e penetrante dos sentimentos. Não importa o tempo, a ausência, a distância, pois, em caso de afastamento, qualquer reencontro retoma a relação, o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto onde foi interrompido. Parece, na verdade, não ter o sentido do tempo.
É muito raro manifestar-se, mas quando ela existe, não é necessária a criação de códigos verbais para se manifestar, pois, na verdade, ela já existia antes mesmo do conhecimento, e permanece ainda que as pessoas se afastem. É o caso daquelas "presenças ausentes", pois mesmo que os amigos estejam longe ou afastados, sempre são lembrados.
Quem não tem aquela amizade inesquecível? Aquela pessoa que mesmo longe, sempre é lembrada com saudades, devido à grande semelhança de pensamentos, idéias, sentimentos. Mesmo longe, sentimos a presença. Sentimos simplesmente. Nem contra, nem a favor, muito pelo contrário. Sentimos a presença, sem ter necessidade de explicar o que estamos sentindo. É olhar e perceber. Sem dúvida, é um sentimento singular, discreto e independente. A presença pode ser detectada a quilômetros de distância, mas é percebida pela maneira de falar, de escrever, de andar, de respirar... Enfim... Está sem estar.
Quando existe uma afinidade, a relação é retomada no tempo em que parou, pois ela é atemporal. A amizade pode ser destruída por muitas coisas, muitas mágoas, mas a afinidade a tudo resiste. As pessoas sentem esse sentimento, porque ele existe, e não buscam explicações. Procuramos motivos para sermos amigos de alguém, e o primeiro dos quais, é se existe alguma afinidade entre nós. Então, para haver Amizade, é preciso que haja Afinidade.
Para que possamos amar alguém, então ela é imprescindível... Não podemos amar ninguém com que não tenhamos sentimentos "afínicos" (favor avisar o Aurélio... pode incluir). No caso de Amor, então, além da Afinidade, também há que existir a Amizade.
Em casos de separação prolongada, o amor pode desaparecer, amizades podem ser esquecidas, mas se existir Afinidade, o esquecimento não existe, porque para sua subsistência, basta a vida. A qualquer momento que se dê o reencontro, ele será gratificante, porque tanto o tempo quanto a separação, na verdade nunca existiram. Foi apenas a oportunidade dada pelo tempo para que a maturação pudesse ocorrer e que cada pessoa pudesse sentir cada vez mais que realmente são "afínicas".
Resumindo tudo, Afinidade vem a ser a presença do ausente. Mesmo que não estejamos perto, assim nos sentimos, pois nossos sentimentos comungam, nossas idéias "batem", nossos pensamentos, enfim, são "Afínicos". Reside aí o princípio, meio e fim de lindas amizades.
E com sentimentos afínicos, é que espero que todos possamos desfrutar de UM LINDO DIA, podendo repeti-lo a cada dia de nossa vida...
Percebi que até o avesso dos meus sonhos posso construir,
Construír algo,
Com ou sem explicações destruir num abrir e fechar de olhos,
Percebi que há sonhos que não se ajustam ao que sentimos,
Percebi então,
Quê mesmo que eu não tenha nada conhecido,
Posso construir,
E quando estou sozinho,
Aqui no meu demasiado mundo,
Vejo que ele é grande para mim,
O que entendo disso...?
Entendo,
Que sempre viverei no meio de uma multidão,
Posso ter eu tido apenas mais um sonho,
Mas como manusiar esse sonho...?
Posso ter somente uma encruzilhada,
O destino quer que eu sigo em frente,
E hesitando olhando para o lado.
Posso também não ser nada,
Mas como sou teimoso,
Com minhas forças,
Teimosamente quero ser quase tudo,
E foi no meio dessa multidão,
Que um dia me olhei,
Olhei como se o futuro já tivesse chegado,
E o passado nunca tivesse existido,
Pegado nessa minha ilusão,
Faço desse sonho a minha razão de existir,
Já habituado,
Mesmo que me faça sofrer,
Isso jà e esperado,
Por isso hoje,
Enquanto anoitece,
Olho em frente,
E vejo o sol sorrir,
Nessa bola de fogo brilhante,
Aceno,
Antes que ele se esconda atrás do monte.
À noite,
No escuro da minha solidão,
Com a ilusão e a certeza,
Ele chegará de novo,
Refrescando-me e ardendo-me,
A memória com os passados coloridos, Esses espalhados pelos os bons momentos vividos,
Impregnado no meu quarto,
E por alguns instantes,
Ainda tento afastar essa ilusão que continuo a despir.
Tento fechar os olhos,
Deixando de sonhar,
Dizendo a mim mesmo,
Como esse tempo já volta mais,
Algo dentro de mim diz,
Vá,
Siga,
Eu sempre soube como mais ninguém,
Quê tatuar uma história leva tempos,
O eterno na memória,
E essas vivências são tão fortes que nem rasgando todo o livro a história deixará de existir,
A janela continuará entre aberta,
E o vento soprará sem parar,
Sei que lá fora,
Tudo levo a acreditar que uma tempestade se aproxima,
Estendo as mâos,
E estendida rumo á cima,
Apenas,
Cavo no meu ser,
Buscando socorro com o criador,
O vento la fora assobia,
Calo-me
Mas não deixando o frio esfriar o que está no meu coração,
As lágrimas rolam,
Marejando meus olhos,
Não permitindo parar.
Não sei se a tempestade que se instalaráa dentro de mim,
Existirá um furacão,
Mas despeço-me,
Deixo aqui mais adeus,
Mesmo que o vento se cale,
O sol apague,
O mar seque,
Nunca será razão suficiente para apagar o amor dentro de mim,
Meus sonhos,
Sonhos meus,
Essa é a única possibilidade de abraçar a felicidade que espera por eu....
Autor :José Ricardo
- Relacionados
- Nunca se Explique
- Não me Peça Explicações sobre o Amor