Êxodo
O mesmo capitão de mil é tão importante como o capitão de 10 (Êxodo 18.19-26). Assim como o que tem um dom é tão importante como o que tem cinco (Mateus 25.14-30). Portanto, é um erro gravíssimo comparar o seu ministério com o de outra pessoa. Entenda: a questão não é o tamanho ou a quantidade, a questão é se você está fazendo o que foi chamado para fazer dentro da vocação que Deus te concedeu para fazer, seja capitão de mil ou capitão de cinquenta, seja com um talento ou cinco talentos; nenhuma tarefa é mais importante que outra. Todas foram dadas por Deus e serão igualmente recompensadas e cobradas. Assegure-se de servir a Deus no lugar em que Ele te colocou. Isto tem muito valor para Deus.
Suporte Invisível
Então, quando Moisés ergueu a mão, Israel prevaleceu. - Êxodo 17:11
Os guardas da prisão não conseguiam entender como Irina Ratushinskaya podia ser tão alegre. Ela estava com frio, doente e com fome em um campo de prisioneiros soviético cruel. Mas Irina diz que entende como: as pessoas estavam orando por ela.
Irina está convencida de que ela e outros prisioneiros experimentaram a presença de Deus como "a sensação de calor delicioso em uma terra gelada", porque os cristãos de todo o mundo estavam pedindo a Deus para ajudá-los. Depois que ela foi libertada, Irina escreveu um poema para expressar sua gratidão a Deus e aos irmãos. Ela incluiu as palavras: "Meus queridos, obrigado a todos."
Em nossa lição das Escrituras, vemos que os israelitas prevaleceram sobre o exército superior de Amaleque quando Moisés levantou seu cajado para o céu - um símbolo de oração de intercessão. Sua oração na colina, possivelmente não vista pelos israelitas, deu-lhes o apoio invisível de que precisavam.
Pessoas doentes, sofredoras e tristes não podem ver seus irmãos que estão orando por elas. Mas muitas pessoas me disseram que estão impressionadas com a sensação da presença de Deus em sua aflição, e sabem que isso é resultado das orações de seus amigos.
Que possamos interceder fielmente por aqueles que estão lutando. Vamos ser uma fonte de apoio invisível.
Apoio para pessoas que estão em necessidade
Vem quando oramos e intercedemos;
A força de Deus é dada à Sua própria
Quando vamos ao trono do Pai. —Sesper
A intervenção de Deus é frequentemente o resultado de nossa intercessão. Herbert Vander Lugt
Deuses Dourados
Não terás outros deuses diante de mim. - Êxodo 20: 3
Deus chamou a atenção do faraó e dos egípcios com uma série de pragas. Agora eles estavam morrendo de vontade de se livrar de seus escravos hebreus. Mas Deus não queria que os israelitas deixassem o Egito de mãos vazias. Afinal, eles tinham 400 anos de salário devido a eles. Então pediram a seus antigos mestres por artigos de prata, ouro e roupas, e eles os pegaram. Êxodo 12:36 diz que os israelitas “saquearam os egípcios”.
Não demorou muito até que o povo de Deus caísse na idolatria. Eles usaram seu ouro para fazer um bezerro de ouro, que eles adoraram enquanto Moisés estava no Monte Sinai recebendo a lei (32: 1-4).
Esta trágica experiência destaca a tensão que os cristãos são obrigados a manter em relação às suas posses. Há muito em nossa sociedade que podemos desfrutar. Mas coisas materiais também podem representar perigos graves quando as usamos sem crítica. Os Guinness diz que somos "livres para utilizar", mas "proibido idolatrar". Somos "estrangeiros e peregrinos na terra" (Hebreus 11:13), e não devemos ficar tão enamorados com "as riquezas do Egito". que nos tornamos complacentes e nos esquecemos do nosso verdadeiro chamado.
Estamos usando nossas bênçãos materiais para servir ao Senhor - ou nos tornamos escravos deles?
Eu tenho uma natureza antiga que clama ruidosamente
Para satisfazer o desejo vazio;
Mas Deus, em Sua bondade, enviou-me um Ajudante
que sussurra: “Teu chamado é maior.” —Gustafson
O brilho do ouro do mundo nunca pode servir de lâmpada para nossos pés. Haddon W. Robinson
Mandamento 1 - Adorar somente a Deus
Não terás outros deuses diante de mim. - Êxodo 20: 3
O estadista britânico WE Gladstone (1809-98) visitou o Christ Church College e falou com otimismo sobre a melhoria da sociedade inglesa durante sua vida. Sua visão era tão positiva que um estudante o desafiou: “Senhor, não há sinais adversos?” Gladstone refletiu: “Sim, há uma coisa que me assusta - o medo de que Deus parece estar morrendo das mentes dos homens. "
Obedecer ao primeiro mandamento impediria que isso acontecesse. No entanto, o homem tenta fazer deuses sem dinheiro, posses materiais, prazer, conhecimento, pessoas e, ao fazê-lo, esquece o verdadeiro Deus. Mas nenhuma coisa criada pode preencher o lugar em nosso coração que Deus pretende para Si mesmo.
Perguntaram a uma criança: “Quantos deuses existem?” “Apenas um”, ele respondeu. “Como você sabe?” “Porque,” ele disse, “Deus preenche o céu e a terra, então há espaço para apenas um.”
Nossa adoração a Deus se concentra quando recebemos Jesus como nosso Salvador pessoal, pois Ele é Deus na carne (João 1:14). Mas por que Deus nos manda amar e adorar somente a Ele? Porque n'Ele vivemos e nos movemos e temos o nosso ser (Atos 17:28), e dEle recebemos a vida eterna (Col. 1: 13-18). Ele tem todo o direito de dizer: "Nenhum outro deus!", Porque só Ele é o Deus vivo e verdadeiro, que nos criou e nos redimiu.
Para Estudo Adicional e Reflexão
Mateus 10: 34-39; Mateus 22: 34-40;
Marcos 12: 28-34; Lucas 10: 25-28
Somente Deus que preenche o universo pode preencher o coração humano. Dennis J. DeHaan
Mandamento 2 - Recusar Idolatria
Você não deve fazer para si mesmo uma imagem esculpida. - Êxodo 20: 4
Anos atrás, a revista Life carregava em sua capa a representação de Deus de um artista como um homem velho de longos cabelos brancos e feições faciais severas.
Charles Hodge disse: “A idolatria consiste não apenas na adoração de falsos deuses, mas também na adoração do verdadeiro Deus por imagens”.
Qualquer retrato visual da divindade pode ser perigoso. Nenhuma coisa criada pode transmitir o caráter verdadeiro e completo de Deus. É por isso que Deus ordenou a Israel que não fizesse nenhuma imagem ou semelhança de qualquer coisa no céu ou na terra como objeto de adoração. Tais imagens desonram a Deus porque distorcem a Sua glória, e isso pode levar ao pecado.
O teólogo JI Packer sugere que o povo de Israel pretendia adorar a Jeová quando Arão fez o bezerro de ouro. Ele diz que eles estavam usando a imagem de touro como um lembrete do grande poder de Deus ao libertá-los do Egito. Mas a força é apenas um aspecto do seu caráter. O bezerro não mostrou nada da Sua santidade. Assim, o povo transformou a “festa ao Senhor” em uma festa selvagem e sensual (Êxodo 32: 5-8).
Adorar uma imagem ou imagem de qualquer Pessoa da Trindade é idolatria e oculta a glória de Deus. Isso nos leva ao erro. "Deus é Espírito, e aqueles que O adoram devem adorar em espírito e verdade" (João 4:24).
Grande Pai de glória, puro Pai da luz,
Teus anjos te adoram, todos velando a vista;
Todos os louvores que renderíamos - nos ajude a ver que
só o esplendor da luz te esconde! —Smith
Deus nos fez à sua imagem, mas não podemos fazê-lo no nosso. Dennis J. DeHaan
Mandamento 3 - Respeite o nome de Deus
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. - Êxodo 20: 7
O terceiro mandamento foi levado tão a sério por Israel que, certa vez, os escribas nem mesmo escreveram o nome Yahweh (Jeová) até que primeiro tomassem banho e trocassem de roupa. Então, depois de escreverem, tomariam outro banho e trocariam de roupa novamente.
Seu foco na palavra em si, no entanto, muitas vezes negligenciava as implicações mais amplas do mandamento. JI Packer diz: “O que é proibido é qualquer uso ou envolvimento do nome de Deus que seja vazio, frívolo ou insincero”. Isso inclui qualquer tipo de irreverência, porque não leva a sério o caráter e a reputação de Deus que é representado por Seu nome. Nem devemos usar o nome de Deus ou de Jesus Cristo como profanação, porque isso não expressa louvor, adoração nem fé.
O mandamento também se refere a quebrar uma promessa quando o nome de Deus é usado para apoiar a palavra. Mas mesmo quando nenhuma referência é feita a Deus, toda promessa que fazemos a outra é feita na presença de Deus e, portanto, é tão obrigatória quanto se tivéssemos invocado o nome Dele.
Como o terceiro mandamento nos condena a todos! Mas agradeça a Deus pelo nome de Jesus, que significa Salvador. Ele fornece o perdão e ajuda que precisamos para manter o terceiro mandamento e tornar-se homens e mulheres conhecidos por serem fiéis à sua palavra.
• De que maneiras eu ouço as pessoas usando mal o nome de Deus?
• Como eu sou culpado de quebrar este comando?
Se você se importa com Deus, lide com o nome dele com cuidado. Dennis J. DeHaan
Mandamento 6 - Valorizar a vida humana
Você não deve matar. - Êxodo 20:13
Os judeus entenderam claramente que o sexto mandamento se refere ao assassinato - a captura maliciosa da vida humana. Não proíbe os governos de usar a pena de morte ou de guerrear. Este mandamento trata apenas da moralidade privada.
Êxodo 20:13 é baseado na verdade divina de que a vida humana é sagrada e que devemos protegê-la e preservá-la. Todo ser humano tem a imagem de Deus. Até mesmo um embrião é marcado por uma identidade única desde o momento da concepção. A vida é o presente mais precioso de Deus e só Ele tem o direito de aceitá-la. O aborto, a eutanásia e o suicídio assistido por médicos devem todos ser vistos à luz do direito de Deus à nossa vida.
Jesus trouxe o sexto mandamento à porta de todos quando Ele disse que ficar zangado com alguém sem causa nos faz culpado de assassinato (Mateus 5: 21-22). E João escreveu: “Quem odeia a seu irmão é homicida” (1 Jo 3:15). Isso faz de nós todos assassinos em desesperada necessidade do perdão e da misericórdia de Deus.
Obrigado Senhor por seu amor e perdão. Ajude-nos pelo Seu Espírito Santo a amar os outros como você nos amou, e ao fazê-lo para valorizar a vida, proteger a vida e enriquecer a vida como um presente de você.
Pontos a Ponderar
O que John quis dizer quando disse que, se odiamos
alguém, somos assassinos? (1 João 3:15) Como
essa verdade nos ajuda a perdoar aqueles que nos magoam?
A raiva é apenas uma letra curta de perigo. Dennis J. DeHaan
Mandamento 7 - Mantenha-se puro
Não cometerás adultério. - Êxodo 20:14 Fuja da imoralidade sexual. - 1 Coríntios 6:18
A Bíblia está atualizada em questões sexuais. Há muito tempo, Deus advertiu contra o adultério e a fornicação. Com efeito, Ele disse: “Diga não!” Agora, no século 20, com a terrível ameaça da AIDS, muitos legisladores, educadores e médicos estão concordando com o Todo-Poderoso.
A Grand Rapids Press publicou um artigo intitulado “A abstinência: a nova ênfase na educação sexual”. Falou de Will Heiss, de 16 anos, um “educador de pares” que desafia crianças mais novas a dizer não à atividade sexual - e elas estão ouvindo .
O autor e palestrante do campus Josh McDowell lembrou ao público da faculdade que o sétimo mandamento é uma provisão graciosa de Deus, dada para nossa proteção. Josh contou sobre um homem que teve vários relacionamentos sexuais. O homem mais tarde recebeu a Cristo e conheceu uma mulher maravilhosa com quem se casou. "Ela é preciosa", confidenciou o homem, "mas na intimidade do nosso casamento eu sou assombrado pelos 'fantasmas' daqueles assuntos anteriores".
A abstinência até o casamento é uma salvaguarda certa. Ele protege o dom da intimidade sexual que deve ser desfrutada dentro de um relacionamento duradouro de compromisso e confiança. Deus odeia a imoralidade sexual porque tem o maior bem de homens e mulheres no coração.
Senhor, conceda-me força do dia a dia -
Como eu estou propenso a me perder!
As paixões da minha carne são fortes;
Sê tu, meu Deus, um escudo do mal. —DJD
Os mandamentos de Deus não foram dados para nos frustrar, mas para nos satisfazer. Dennis J. DeHaan
Mandamento 8 - Mantenha as mãos afastadas
Você não deve roubar. - Êxodo 20:15
Tom e Pauline Nichter eram um casal sem teto e desempregado que morava no carro ou com parentes há meses. Então, a carteira que encontraram contendo notas de US $ 100 parecia um golpe inesperado. Mas eles devolveram tudo ao turista que o perdeu. "Poderíamos ter usado esse dinheiro", disse Pauline. "Mas não fomos educados dessa forma, e não queríamos que nosso filho fosse educado dessa maneira."
Se todos praticassem a honestidade assim, isso revolucionaria a sociedade. Empregado roubo de bens e tempo iria parar. Roubar ficaria fora de moda. A sobrecarga de bens e serviços terminaria. Os preços podem ser reduzidos. E todos nós teríamos mais do que é nosso por direito.
O oitavo mandamento revela o desejo de Deus por esse tipo de sociedade. Baseia-se no princípio de que tudo pertence a Deus e que, quando enganamos uma instituição ou uma pessoa, estamos roubando do Senhor. Também protege o direito de todos de serem proprietários de propriedade no único sentido que Deus permite - não acumular mais e mais para ganho pessoal, mas administrar sabiamente o que é Dele para o bem dos outros.
Um relacionamento vivo com Cristo pode nos impedir de ser ladrões. À medida que esse relacionamento cresce, Ele nos ensina como ser doadores - não tomadores.
Tirar dos outros o que é deles
está roubando do Senhor;
Tudo o que eles têm é da Sua mão -
é deles pela Sua própria palavra. —DJD
Os cristãos não possuem sua riqueza - eles devem isso. Dennis J. DeHaan
Mandamento 9 - Diga a verdade
Você não deve levantar falso testemunho contra seu vizinho. - Êxodo 20:16
Como estamos propensos a mentir! Com um golpe de exagero aqui, um detalhe omitido ali, ou um silêncio enganoso, distorcemos a verdade. No entanto, a verdade é o alicerce e a superestrutura de todos os relacionamentos. Remova as vigas da verdade e a sociedade se desfaz em si mesma. Este absoluto moral é tão evidente que até os criminosos punem os seus que mentem para eles.
O nono mandamento proíbe o engano intencional contra o próximo e ressalta a santidade da verdade em todas as nossas ações. As duas palavras hebraicas usadas para "falso" em Êxodo 20:16 e em Deuteronômio 5:20 significam "falso" e "insincero". Qualquer expressão de insinceridade e falsidade, portanto, está dando falso testemunho contra o nosso próximo.
Este mandamento também expõe dois motivos subjacentes que Deus odeia - malícia e orgulho. Quando mentimos, geralmente é para lançar uma pessoa em uma luz ruim ou para nos colocar em uma boa luz. O primeiro surge da malícia, o segundo do orgulho.
Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14: 6). Quanto mais nos aproximamos Dele, mais verdadeiros nos tornaremos com nós mesmos e com os outros. A questão é: "Somos seguidores dAquele que é a verdade?"
Senhor, purifica meu coração de todo engano
E ensina-me o que é verdadeiro;
Ajude-me a ter integridade
Em tudo que eu digo e faço. —Sesper
Nada enfraquece mais a verdade do que esticá-la. Dennis J. DeHaan
Majestade Invisível
Você não deve fazer para si mesmo uma imagem esculpida. - Êxodo 20: 4
A Enciclopédia Britânica descreve Marcus Terentius Varro (116-27 aC) como “o maior erudito de Roma”. Ele escreveu mais de 600 livros sobre muitos assuntos. Entre seus escritos está esta afirmação: "Aqueles que primeiro apresentaram imagens dos deuses removeram o medo e acrescentaram erro."
Essa declaração profunda nos ajuda a entender por que Moisés lembrou a Israel no Sinai: "Você não viu forma quando o Senhor falou a você em Horebe, do meio do fogo" (Dt. 4:15). Também ressalta a razão por trás do mandamento de Deus que proíbe quaisquer representações físicas Dele.
Não podemos amar e servir ao Senhor de maneira aceitável, a menos que tenhamos uma compreensão precisa de Seu caráter. Qualquer retrato físico, no entanto, seja com figuras, ícones ou estátuas, distorce nossa percepção de Seu verdadeiro caráter e diminui um respeito saudável por Sua incrível santidade e poder.
Se o maior erudito secular de Roma, guiado apenas pela luz da natureza e da razão, pudesse ver os perigos de deturpar a divindade, quanto mais nós, que temos uma revelação especial, devemos atender cuidadosamente a cada palavra que Deus falou.
Vamos pedir ao Senhor para instilar em nós um respeito saudável por Ele e nos ajudar a crescer em nosso conhecimento de Seu caráter.
Imortal, invisível, só Deus sábio,
Em luz inacessível escondido de nossos olhos,
Abençoado, mais glorioso, o Ancião de Dias, todo-
poderoso, vitorioso - Teu grande nome nós louvamos. —Smith
Deus nos fez à sua imagem, não tente fazê-lo na sua. Dennis J. DeHaan
Ficar parado
Fique parado e veja a salvação do Senhor. - Êxodo 14:13
Fique parado! Isso é uma coisa difícil para qualquer um fazer. Nós todos gostamos de estar ocupados.
Depois de anos de ministério ativo, fui deixado de lado por várias semanas enquanto ficava entre a vida e a morte. Durante esse tempo aprendi que não era indispensável. Enquanto eu "parei", o trabalho de Deus continuou.
Devo confessar que foi uma lição difícil de aprender por causa do orgulho. Isso me humilhou. Tirou algo de mim, e ainda assim me ensinou algo que eu só podia aprender “ficando parado” - o Senhor poderia se dar bem sem mim e eu dependia Dele.
Os israelitas tiveram que aprender isso quando ficaram diante do Mar Vermelho. Quando os egípcios vieram de trás e os desertos e montanhas os fecharam dos lados, Moisés disse: “Fiquem quietos e vejam a salvação do Senhor” (Ex.14: 13). Oh, as preciosas lições que Deus nos ensina quando aprendemos que Ele pode lidar com qualquer problema e que Ele fará maravilhas muito além de nossa compreensão.
Você está sendo forçado a "ficar parado"? Você aprendeu algumas dessas lições? Ah, então sua vida foi enriquecida, e eu sei que até agora você pode louvar a Deus por seus maravilhosos tratos em sua vida.
Fique parado! Deus quer falar com você!
Seja ainda, meu coração, para o fiel é seu senhor,
e puro e verdadeiro e tentou sua palavra santa;
Através da inundação tempestuosa que se enfurece como o mar,
Suas promessas serão seus passos. —Anon.
Não deixe que os problemas te abatam - deixe-os lembrá-lo de olhar para cima.
MR DeHaan
AS LEIS DE MURPHY
Não terás outros deuses diante de mim. — Êxodo 20:3
As Leis de Murphy são observações a respeito da vida que parecem carregar o peso da experiência. Você provavelmente já ouviu esta máxima: “Se alguma coisa pode dar errado, dará.” Outra que diz: “Você não pode simplesmente fazer algo por fazer; tudo tem suas conseqüências.”
Minha própria experiência parece confirmar muitas Leis de Murphy, mas é esta segunda que eu gostaria de colocar num quadro e pendurar na parede como um lema. Escolhas erradas têm suas conseqüências. Por exemplo: se escolhemos viver apenas por prazer, isto afetará nossos filhos, netos e bisnetos (Êxodo 20:4-5). Se nos afastamos de Deus, podemos descobrir que nossos filhos podem nos acompanhar nessa viagem. Mais tarde, mesmo que nos voltemos para Deus, eles talvez não voltem mais.
Mas há boas notícias também. A dedicação a Deus também tem conseqüências. Homens e mulheres que vivem em fé diante de Deus, podem ter forte influência em seus filhos e nos filhos dos seus filhos. Se viverem por muito tempo, testemunharão os impactos de sua fé em diversas gerações. Que satisfação para as pessoas idosas ver que seus descedentes vivem para Cristo!
Murphy e a Bíblia concordam neste ponto: “Tudo tem suas conseqüências.” —HWR
Pessoas que seguem a Cristo conduzem outros na direção certa. Haddon W. Robinson
PARA OS PÁSSAROS
Não cobiçarás... coisa alguma que pertença ao teu próximo. —Êxodo 20:17
O alimentador de pássaros, colocado na janela do meu escritório, está fora do alcance dos esquilos. Mas um esquilo achou que sua missão era tirar as sementes deixadas para os pássaros. Depois de ter visto como seus pequeninos vizinhos beliscavam ruidosamente o abundante suprimento, o esquilo estava decidido a ter o mesmo prazer. Ele tentou chegar até o alimentador por todas as direções, mas sem sucesso. Agarrou-se ao parapeito de madeira, tentando subir na janela, segurando-se a milímetros do alimentador, mas deslizou pelo vidro escorregadio. Subiu nos galhos finos de uma planta, então se estendeu de tal forma que caiu no chão.
As incansáveis tentativas do esquilo para conseguir o que não era seu, trazem à memória um homem e uma mulher que comeram de um fruto que não deveriam comer. Eles também sofreram uma queda — tão severa que feriu toda a raça humana. Devido à desobediência e por se apossarem de uma comida que Deus havia proibido, Ele os colocou num lugar onde já não conseguiam mais alcançá-la. Como resultado da desobediência, eles e seus descendentes agora precisam trabalhar muito para ter o que Deus originalmente havia dado como um presente: comida (veja Gênesis 2-3).
Que nosso desejo de ter o que Deus não planejou para nós não nos prive de desfrutar o que Ele nos deu (Hebreus 13:5). —JAL
De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. —1 Timóteo 6:6 Julie Ackerman Link
El Shaddai
Eu apareci para Abraão, para Isaque e para Jacó, como Deus Todo-Poderoso. - Êxodo 6: 3
Saí da floresta o mais rápido que pude. Enormes nuvens de tempestade apareceram de repente no horizonte, elevando-se para o céu e transformando a manhã de novo em noite. Pouco antes de chegar ao meu caminhão, uma enorme tempestade me invadiu. Pingos de chuva caíam furiosamente do céu negro.
Mas o mais impressionante foi o raio. Alguns parafusos atingiram tão perto que eu podia ouvi-los assobiar. Então veio o estrondo ensurdecedor do trovão. O ar vibrou em furor de estalo de ouvido com cada tremenda explosão de som. Eu me senti pequena e indefesa diante de um poder tão impressionante.
Uma tempestade como aquela ecoa de uma maneira pequena o poder ilimitado do Deus Todo-Poderoso. No texto hebraico de Êxodo 6: 3, o nome de Deus aparece como El-Shaddai. Os israelitas usaram El-Shaddai para se referir ao grande poder de Deus e à provisão ilimitada para todas as suas necessidades.
Porque o Deus Todo-Poderoso é tão poderoso que podemos confiar nEle para guardar todas as Suas promessas. Ele manteve Sua palavra a Moisés para libertar Israel da mão de Faraó (v.1). Ele promete nos libertar do pecado e da morte por meio de Sua poderosa obra na salvação (João 1:29; Romanos 7: 24-25). E Ele nos protegerá dos ataques de Satanás (João 17:15; 1Co 15: 55-57).
Coloque sua confiança em El-Shaddai - o Deus Todo-Poderoso.
O deus que governa as galáxias
E faz o trovão rugir
Guie gentilmente meu pequeno barco
Com segurança para a praia. —Berg
Se dependermos totalmente de Deus, achamos que Ele é totalmente confiável. David C. Egner
Ele vai fazer funcionar
[Deus] disse: "Eu certamente estarei com você." - Êxodo 3:12
Muitas pessoas que se posicionaram no limiar da grandeza tiveram um vislumbre dos enormes desafios pela frente e recuaram. Vemos isso nos anos eleitorais em que os candidatos a Presidente dos Estados Unidos contemplam a imensidão do cargo à frente e decidem não concorrer.
Numa escala menor, todos podemos nos sentir tão sobrecarregados com um desafio que somos solicitados a fazer pelo Senhor, que procuramos desculpas mais do que formas de fazê-lo funcionar.
Olhe para Moisés na sarça ardente. Podemos entender por que ele estava tão hesitante em aceitar o chamado de Deus para ele liderar o povo de Israel. Como ele, temos nossas dúvidas e limitações. Ele estava preocupado com a incredulidade do povo; Da mesma forma, podemos estar preocupados com o fato de as pessoas não responderem adequadamente aos nossos esforços. Ele estava preocupado que sua falta de eloquência o desqualificasse; Da mesma forma, muitas vezes encontramos nossa língua amarrada ao tentar entregar a mensagem de Deus.
O Senhor não deixou Moisés fora do gancho. Em vez disso, Deus deu a ele um sinal para convencer o povo a acreditar nele, e prometeu guiar sua língua vacilante. O povo de Deus nunca ficará sem os recursos de que necessitam. Quando Ele pede que você faça alguma coisa, Ele sempre enviará uma provisão. Ele fez isso por Moisés; Ele fará isso por você.
Se você tem algum trabalho para fazer,
comece agora mesmo;
Você fornece a disposição,
Deus fornece o poder. —Anon.
Os recursos de Deus são sempre iguais aos seus requisitos. Dave Branon
Pesca no gelo
Não terás outros deuses diante de mim. - Êxodo 20: 3
Dois texanos foram a Minnesota em um inverno para pescar no gelo. Depois de montar sua barraca, eles puxaram o cordão de sua motosserra para abrir um buraco no gelo. Então eles ouviram uma voz misteriosa do alto dizendo: "Não há peixe sob o gelo".
"É você, Deus?", Perguntaram admirados.
“Não”, veio a resposta, “mas sei que não há peixe sob o gelo. Eu sou o dono desta pista de patinação no gelo.
Pessoas que adoram deuses além do único Deus verdadeiro se parecem com pescadores pescando no gelo em uma pista de patinação. Os idólatras do dia de Isaías trabalharam arduamente para praticar sua religião. Eles gastaram somas exorbitantes de dinheiro sobrepondo seus ídolos profissionalmente esculpidos com ouro e criando correntes de prata para eles (Is 40: 19-20). Eles se curvaram e adoraram o que haviam construído com suas próprias mãos (Sl 115: 4-7). No entanto, não havia nada lá. Eles pareciam estar adorando a Deus, mas sua adoração era tão fútil quanto pescar em uma pista de patinação no gelo.
Nosso grande Deus nunca pode ser reduzido a uma imagem da criação do homem. Ele é "o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra" (Is 40:28). E Ele quer que o adoremos em espírito e em verdade (João 4:24).
Suas bocas não podem falar, seus olhos não podem ver
Seus ouvidos não podem nos ouvir.
Os deuses do mundo são impotentes -
Nosso Senhor domina tudo. —Sesper
Quão tolo adorar a criatura do que o Criador! Haddon W. Robinson
Coisas pequenas
O Senhor disse-lhe: "O que é isso na sua mão?" - Êxodo 4: 2
Moisés havia sido comissionado por Deus para levar os israelitas à escravidão. Mas ele estava apreensivo sobre como os egípcios e até seus compatriotas reagiriam. Então o Senhor lhe disse: “O que é isso na sua mão?” “Uma vara”, respondeu Moisés (Êx 4: 2). Então Deus disse-lhe: “Tomarás esta vara na mão, com a qual farás os sinais” (v.17). Grandes milagres foram realizados com essa vara quando Moisés obedeceu ao Senhor. Era insignificante em si mesma, mas se tornou um instrumento poderoso quando comprometido com o Senhor.
JW Johnson, escrevendo sobre esse tema, imaginou as seguintes conversas: “'O que é isso na sua mão?' perguntou o Senhor. "Uma funda", disse David. 'É o suficiente; suba contra o gigante ', e o grande Golias caiu diante do pastor. . . . 'O que é isso na sua mão?' "Uma caneta", disse John Bunyan, enquanto falava dos arcos da prisão de Bedford. 'É o suficiente', e ele escreveu a história Pilgrim's Progress, que viverá enquanto o mundo durar. ”
Não se venda curto. Se Deus o chamou para uma tarefa, Ele o equipará para isso. Ele apenas pergunta: “O que é isso na sua mão?” Use o que Ele lhe deu e verá o que Ele pode fazer com pequenas coisas.
Use agora o que Deus lhe deu;
não conte como pequeno;
Deus não pede grandes coisas a você,
apenas fidelidade - só isso! —Chosch
O Senhor usa pequenas ferramentas para realizar grandes tarefas. Richard DeHaan
Vendo Deus
Quem me vê, vê o pai. - João 14: 9
Escritura de hoje : Êxodo 24: 1-8
Jesus disse: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5: 8). No entanto, o apóstolo Paulo falou de Deus como Aquele "a quem ninguém viu ou pode ver" (1 Timóteo 6: 15-16). Eu sempre pensei sobre essa aparente contradição. Como podemos reconciliar a declaração de nosso Senhor com as palavras de Paulo?
Creio que devemos primeiro reconhecer que Deus em Seu ser essencial é puro Espírito (João 4:24) e, portanto, está invisivelmente presente em toda parte em Sua vasta criação (Salmo 139: 7-12). Mas lemos na Bíblia que, em várias ocasiões, Deus apareceu às pessoas de maneira visível (Gênesis 18: 1-3). Ele criou uma sarça ardente a partir da qual desafiar Moisés (Êxodo 3: 2). E na leitura das Escrituras de hoje, a glória de Sua presença foi revelada, e “havia debaixo de seus pés uma obra pavimentada de pedra de safira” (Êxodo 24: 9-10). Deus pode aparecer de qualquer forma que Ele desejar, mesmo enquanto Ele permanece invisivelmente presente em todo o universo.
Um dia no céu, Deus invisível e infinito graciosamente se fará visível para nós. Mas, mesmo assim, seremos incapazes de olhar para Sua glória completa. Em vez disso, veremos Jesus e viveremos à Sua luz (Apocalipse 21:23). Mas vê-Lo estará vendo Deus, pois Ele é Deus. Que perspectiva abençoada! —HVL
Refletir e orar
Nenhum mortal pode ver Deus e viver;
Seu brilho destruiria toda a vista;
mas a glória de Jesus veremos,
pois Ele como Deus é verdade e luz. -D. De Haan
Para ver Deus, olhe para Jesus. Herbert Vander Lugt
Celebração de Louvor
Quem é como você, ó Senhor. - Êxodo 15:11
Você provavelmente nunca esteve em um culto como o que os israelitas realizaram depois que chegaram ao lado seguro do Mar Vermelho.
As pessoas tinham acabado de ver Deus salvá-los da morte aquosa e certa. Eles haviam chegado a uma pestana de serem empurrados para o mar pelas forças de ataque do exército do faraó. Incansavelmente, os soldados de carruagem os perseguiram (Ex. 14: 5-9). Em pânico, os filhos de Israel clamaram por ajuda (v.10).
O Senhor separou o mar, permitindo que o povo atravessasse (vv.16,21-22). Mas quando os egípcios cavalgaram no fundo do mar, Deus fez as águas caírem sobre eles (v.28).
Foi quando a celebração começou! Com alegria, o povo louvou a Deus por Sua força e salvação (Êx 15: 2), Seu poder (v.6), Sua grandeza (v.7), Sua santidade (v.11), Sua misericórdia, redenção e orientação. (v.13), e Seu reinado eterno sobre eles (v.18). Eles derramaram seus corações em adoração ao Deus de sua salvação.
Examine os atributos pelos quais os israelitas louvaram a Deus. Reveja como o caráter dele tocou sua vida. Encontre maneiras de honrá-Lo na adoração. O Deus que separou o mar é o Deus que abre caminho para você. Dê a Ele sua celebração de louvor!
Quando pensamos no poder de Deus, em
Suas maravilhosas obras em Sua Palavra,
não podemos deixar de nos alegrar em Seu Filho,
Que o evangelho da graça que ouvimos. —Hess
O grande poder de Deus merece nosso louvor agradecido. Dave Branon