Existencial
DIANTE DA IMENSIDADE UNIVERSAL, O SER EXISTÊNCIAL É A INSIGNIFICÂNCIA DO NADA. PORTANTO NÃO EXISTE INFERÊNCIA E NEM CORRELAÇÕES ENTRE AMBOS... SOMOS O MENOR GRÃO DE TODA POEIRA ESTRELAR QUE CONSTITUI SEU DESCARTE
Almany Sol - 07/08/2012
O amor existencial é uma pequena fração do amor imaginário. É como a rotura recente: traz uma falsa saudade.
A técnica filosófica é a técnica de você converter os conceitos gerais em experiência existencial efetiva, e vice-versa.
O VAZIO EXISTENCIAL
Presa nos elos de uma cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
choram o seu vazio existencial.
Homens e mulheres,
Pensam em vão os seus sonhos,
Presas de algum sistema,
A existência de suas vidas
Nulas,
São como folhas secas,
Sopradas para todo vento,
Sem cor, sem brio, sem ser, sem ser...vida...
NILO DEYSON
"Amores líquidos, ressaca brava e costumaz. Tempos acelerados por crises, vazio existencial, distâncias e aparências.
Amargamos a fase de falsas expectativas, radicalismos, intolerâncias, conflitos e rompimentos"...
A interconexão do quarteto existencial é: Espírito, Alma, Mente e Corpo.
O Corpo a serviço da Mente. A Mente a serviço da Alma e a Alma a serviço do Espírito.
🧙🏼♂️
Nessa brincadeira lúdica existencial séria como dança de crianças em aniversário, eu sou um escritor de romances divertidos em inteligente estratégia, princípio em 'anjo aeronáutico'; meio em 'balança alphantásma' e 'aghata phantásma' antes do 'tornado', enfim! Sou um brincalhão, escrevendo isso...
Toda a fundamentação das premissas que norteam as concepções metafísicas e de sentido existencial, tentam ou criam uma resposta para o axioma do 'antes', pois axiologicamente é necessário que algo exista antes do Big Bang. Acha-se aqueles que usam o filtro da fé para explicar o 'antes', criando uma realidade paralela metafísica, já existem outros que usam da razão, do ceticismo, buscando evidências através do método e do conhecimento científico, analisando a realidade na sua forma mas pura, sem o auxílio de "muletas" ou da "moral de rebanho", como dizia Nietzsche.
"O artista procura preencher o vazio e a insatisfação existencial com sua expressão artística, e na sua distração com a beleza efêmera da vida cria encantos eternos, dessa maneira compartilha tudo que tem na alma com o mundo."
Prove sua tese existencial com imensas possibilidades paradoxais, sendo tudo possível em "variadas" vertentes de sentido.
O autoconhecimento é libertador do ponto de vista existencial. A partir dele, creio que vivamos mais adequado diante desta fantástica viagem que chamamos de vida (CLARIANO DA SILVA, 2016).
Olhar sem se enxergar é a constatação da sua cegueira existencial!
Ouvir-me sem escutar meus acenos e falas é a comprovação da sua surdez sentimental!
Vida corriqueira...
Num colapso existencial,
Uma tragédia de uma vida intempérie
Porque não amou?
- não tive tempo
Porque não iluminou?
- fiquei sem tempo
No que tornou-se importante?
- fiz bolhas de sabão e, estas por sua vez o vento as levou...
E quando tudo acabou, o adeus ficou!
Viveu?
- também não tive tempo!
Então, o que fez?
- Existi. Apenas isso.
A mais bela coisa existencial, é a Moral. Realmente se olharmos com as lentes Niilistas para o macrocosmo, seremos imediatamente tentados a observar nossa insignificância e querer logo admitir que estamos "sozinhos", "largados", vagando ao léu e que, diante de tantos fatos e atos aparentemente desconexos por nós como um todo, não haverá a quem responder por eles. Mas a lei do retorno está aí para desmentir essa espúria ideia, e nos fazer crer que cada ato, será devidamente cobrado. Diante da imensidão cósmica, neste micro-grão de areia celeste, A Terra, passa-se a sensação aparente, de que a Humanidade é um monte de baratas em um punhado de areia do ilimitado Mar do Espaço Sideral.
Mas o princípio Moral existe e ele é imanente a cada um de nós. E de onde vem a Moral, senão de uma conduta Ultra cósmica infinitamente poderosa e misteriosa, que rege as punições dos atos de infração cometidos em todo Universo?
Às 15h56 in 03.07.2024