Existência - frases e Textos

Cerca de 7130 frases e pensamentos: Existência - frases e Textos

“⁠Entenda que você está aqui, que o melhor momento é o agora e então faça jus à sua existência”

Inserida por guiegui

A sociedade é ⁠a salvação da sobrevivência e o fracasso da existência.

Inserida por MARIABONDESAN

⁠Muitas vezes nos questionamos sobre nossa existência, tentando encontrar o sentido de tudo, mas acabamos por perder tanto tempo procurando respostas por coisas que deveríamos apenas ignorar e seguir!
Nem tudo tem explicação!
Nem tudo cabe compreender!
Aprendi que devemos viver!

#JaneFernandaN

Inserida por JaneFernandaN

⁠Dançamos nosso ritmo, até que partimos, pois a Existência não ama e o destino não se dobra em seu curso. E não há vida, nem morte, que o faça mudar.

Inserida por gherlan

⁠Só consigo encontrar o propósito da minha existência quando compreendo que nunca foi sobre mim.

Inserida por denisevilela

⁠Pequena princesa Clara,
Força da minha plenitude
Razão da minha existência
Propósito da minha vida
Que me tem por referência
Estranho seria não te ver
E ainda assim te amar
Faço isso acontecer
O destino encarregar
Do passado te trazer
Um poema a contemplar
E Deus te fazendo ler
E eu te fazer chorar
Quero que tenha um castelo seguro
Pois na fragilidade
Nós colocamos todo nosso valor à prova.
É um desafio
Entregue ao teu destino
Um resultado de cada vez
Não atropele as coisas
Não se vitimize
Não tenha tantos medos
Esses são três segredos
Que podem estar andando
Em direção a tua vontade
Anseio da minha eterna saudade...

Inserida por donn_william_krause

⁠Aos anos da minha existência, desconheço uma pessoa que invejasse um paupérrimo de bens ou de espírito.

Inserida por samu_debarry

Filha, parabéns pelo dia de hoje! É um privilégio celebrar mais um ano da sua existência e comemorar esse dia, um dos mais felizes da minha vida! Te amo demais e morro de orgulho da mulher que você está se tornando!

Inserida por pensador

⁠Sei compreender os seus gritos, afinal eles me permitem concluir sobre o seu descontrole existencial!

Inserida por BALSAMELO

⁠Cabe ao espirita o trabalho de vivificar a alma para provar aos pragmáticos a existência do espírito.

Inserida por Maxwouters

⁠O NARCISISMO DE DEUS
Desde as muitas teorias criadas para explicar a existência da criação do mundo e o homem na terra, uma em especial faz parte do imaginário da cultura de quase todos que foram atravessados pela cultura judaica-cristã, que é justamente o mito que deus criara o mundo em seis dias e no sétimo descansou.
Ora, se Deus criou o mundo em seis dias como diz nos escritos bíblicos, e se ele por si só é Deus, por que a necessidade de criar alguém que fosse sua imagem e semelhança? Pode-se pensar que a existência de Deus seria solitária, pois não se bastou existir.
Seria então Deus um ser Narcisista? Incomodado com sua solitária existência? Que criou um ser no espelho de sua face por ter se deparado com sua solidão projetada no solitário Adão? E Eva, veio em auxílio para tirar Adão do monótono paraíso e da solidão?
Se a psicanálise vai até onde há possibilidades de dúvidas, a religião começa a partir de uma crença, da ideia inquestionável de acreditar em algo maior que vem em socorro de nosso assombroso desamparo. No entanto, pensar a existência pelo víeis bíblico por si só nos faz em algum momento nos deparar com um Deus também desamparado. Que até as crenças humanas advêm do desamparo, pois o Deus cristão é a própria imagem de quem o criou, demandando um investimento narcísico de crer para existir. Pois não basta existir, precisa ser adorado por alguém que não existe sozinho.
Isso nos leva a raciocinar que o sujeito dentro de todas suas estratégias psíquicas está sempre em fuga daquilo que de fato é, um ser primordialmente só, desamparado e lançado ao mundo para viver a dialética do se encontrar em si e tentar se achar no outro.
Nascemos sozinhos e morreremos sozinhos, porém pensar sobre isso no campo do real é desolador, por isso buscamos viver e criar maneiras de nos relacionarmos socialmente.
Por outro lado, o ato de se relacionar com alguém deriva o sofrimento de deparar-se com o desejo do outro, e que esse desejo é impossível de controle. Eva sabia disso.
Então a angústia nos assola, pois ela sempre nos remete ao nosso próprio desamparo, ao nosso narcisismo.
O filósofo Arthur Schopenhauer, que por muito inspirou Freud, já usava o dilema do porco espinho para fazer menções às relações humanas, de como é sofredor para o sujeito se relacionar de qualquer maneira humana possível, até mesmo se pensarmos hoje em dia no surgimento das relações líquidas na modernidade, via redes sociais, quanto mais intimidade e aproximidade entre um sujeito e um grupo, mais espinhosa essa relação poderá se tornar. Radicalmente bloquea-se e silencia-se qualquer ameaça ao EU, fugindo daquilo que não é imagem e semelhança. No conto bíblico há um lugar próprio que é destinado aos hereges, aqueles que não se assemelham e devem ser castigados. Quem não me ama, não é digno do reino do meu céu, não é isso?
Essa ambivalência afetiva passa a nutrir as neuroses no mundo contemporâneo, pois o que se busca no outro, seria justamente o eco de sua própria voz.
Como disse Caetano Veloso, narciso acha feio o que não é espelho, pois paradoxalmente as identificações mesmo derivadas daquilo que possa ser diferente ao sujeito, ela serve para que o sujeito possa diariamente afirmar sua identidade de ser e sentir-se pertencente a algo, um grupo do qual é ele mesmo, que por ora, o faz perder contado com o outro ou mesmo em companhia de alguém, o sujeito buscar inconsciente manter-se sozinho dentro de sua bolha narcísica para preservar sua fantasiosa ideia que existir o basta.
Leivanio Rodrigues

Inserida por Leivanio

⁠Quando voltaremos a cortar a angústia da existência com a fantasia de uma vida azul?
Essa sensação apocalíptica cria uma dialética entre o sobreviver e viver. Se é possível viver? Se a gente na verdade só tinhamos sobrevivido esse tempo todo!
Memórias de um passado inexistente.

Inserida por Leivanio

⁠"Uma única certeza permeia nossa existência, mas há uma fórmula para vencer os seus grilhões, ela está no amor, na gentileza, no servir, na humildade, na solidariedade e no perdão, pois se é fugaz nossa passagem, o que dela fazemos pode pender ao infinito."

Inserida por wandermedeiros

⁠Se tem tumulto, então tem existência.

Inserida por GiselaBatista

⁠⁠A existência e a perpetuação do Estado constituem contradições insuperáveis. Um Estado, que age por meio da centralização e violência, tende a destruir as bases de descentralização e cooperação que o tornam possível. Crises cíclicas são esperadas nesse tipo de dinâmica contraditória, devendo o Estado, então, ajustar suas forças de ação para tentar controlar as consequências do uso de seu poder.

Inserida por ViniCav

⁠por fim, de que nos adianta uma existência duradoura se ela é muito sofrida, pobre em sucesso e tão cheia de dores...
... só dá vontade de abrir os braços para o abraço fatal e final.

Inserida por RonnieLeite

Liberdade é uma ilusão criada por todos num momento exato de existência. Talvez o sentido de viver seja ter o livre-arbítrio.⁠

Inserida por Adolfin007

⁠O Inominável

Sua existência absurda jaz no topo
Não pertencente a leis universais
Vive trancafiado, separado da graça que antes o pertencia
Construído abaixo sua montanha de olhos devassos
De pele áspera e sangrenta
Atinge-o na constante agonia
Solvendo-o na familiar melancolia
Abraçando-o nas puras gotículas rubras
Na desesperança de retorno a moradia
Ao seu antigo lar na imensidão
Amaldiçoou novo mundo em obscura selvageria
Servindo de banquete malicioso
Montou seu reino maléfico sob pontudas angustias
Como antes fizera seu antepassado Azmuth
Os obcecados na magnífica rubidez vociferam
“Malithet, Inominável Lorde Rubro
Conceda-nos a graça de seu sangue
E voltai ao teu cosmos pertencente”.

Inserida por cawan_callonny

⁠Ainda antes da sua existência, o Deus de milagres já te conhecia. Foi Ele que quis que você viesse para esse mundo! Por isso, mesmo quando o mundo se levantar contra ti, não deixe de caminhar confiante que você vencerá, porque o Deus do impossível está com você! Haverá perdão para seus erros e tropeços. Ele é contigo sempre! (Nelson Locatelli, escritor)

Inserida por NelsonLocatelli

⁠A maldita existência é a penitência pelos erros dos que antecederam a própria existência.

Inserida por wesley_lima_2