Exaustão
“Toda ação insistentemente praticada à exaustão na penumbra, um dia involuntariamente será cometida sob a luz do sol e desnudará o real caráter do seu agente.”
esses passos lentos estão me matando aos poucos.. não consigo fingir a exaustão, tristeza, cansaço.. tudo por existir, sentir, acreditar..pelos menos é o que tento..
mas quando percebo que não existe nada dentro do meu íntimo, além do vazio.. além das coisas que consigo pensar no momento.. essa mesma música já está enjoativa, os mesmos passos dessa dança me cansa.. mas não posso parar, é o que dizem, é o que tentam me fazer crer..
desfruto dessa amarga dose de eterna solidão, tento me convencer que é melhor tomar dessas doses, assim não me sentirei sozinha.
quem sabe assim, não me apego novamente a outra pessoa.. pois a dor do abandono é incomparável..
quem sabe dessa vez, eu acerte o caminho..
quem sabe dessa vez..
16/02/2021
VERBO DESAMAR
Hoje ela surgiu, a pérola. Ela, eu, simbiose.
Cansa, à exaustão, meu coração.
Minha parte toda errada de mim.
Erra por amar, erra por sonhar…
Não compensa vibrar, se encantar.
Para eu não, estou exausta…
De nunca ser amada!
Minha pérola é a minha dor.
Gerada por desamor e lágrimas.
Hoje abriu-se, a ostra…
Finalmente adornei-me… Com ela… A pérola…
Não pretendo mais amar… Se trata de um verso triste.
Onde sou mais “feliz” assim. Estou congelando, petrificando…
Trancando-me em mim. Não posso sentir.
Não quero mais refletir no espelho, o que até hoje fui.
Por que para mim, amar, sempre dói.
Prefiro chorar lágrimas de amor, lágrimas de exaustão, lágrimas de emoção e às vezes chorar lágrimas de humor, mas nunca derramar lágrimas de crocodilo.
E eu me eprgunto: Nessa exaustão que é a vida, nessa exaustão de desesperadamente buscar não sei o que
nesse tormento de por as lagrimas pra fora na hora mais tardia do dia
Nesse tormento de tentar entender a vida e as musas
de ser alguém que sempre sonhei..
eu quero ver se entre esse cruél espaço desses abismos ,
alguma mulher vai me compreender e eu poderei olhar em seus olhos com o meu olhar já judiado e dizer: finalmente
Em um certo dia, cansei-me da tristeza, senti exaustão em carregar uma melancolia que já fazia parte do meu ser. Optei então por viver de maneira mais positiva, enxergando a beleza da existência nas pequenas e mais simples coisas do universo. Reconheço hoje que apesar de passarmos por fases turbulentas, o que sobrou de ruim serve para aprendizado, é experiência. Nada acontece em vão. Assim como a terra, passamos pelo ciclo de términos e recomeços, tudo se regenera. Eu já tive uma vida triste, mas decidi não querê-la mais. Sinto-me melhor assim, leve e zen.
Não raro os nossos pensamentos faz o papel do nosso cardiologista...
Espremem a exaustão o nosso coração...
E fazem o teste conosco nos lugares mais inusitados...
E de repente o sofá de casa vira um consultório indesejado...
"Em meio à exaustão da batalha da vida, ela encontrou uma força para resistir, determinada a transformar a fadiga em uma poderosa chama de resiliência e superação."
O homem preguiçoso não suporta a exaustão do trabalho que é a força geradora e finalizadora de resultados.
" instantes..."
" Em momentos de confusão no mais alto insidente de exaustão, me lembro que logo eu que pensava ter tudo, por instantes olhei para o lado, e ao passar da noite percebi que não tinha nada, pois na verdade nunca tive nada mesmo, pois do que adiante ter todas as riquezes ou coisas que o mundo pode nos oferecer e ao mesmo tempo não termos nada, e quando derrepente me lembro dos momentos em que pensei ter, me lembro da quelas horas, na verdade da queles instantes juntos com você, e não sei exatamente o que sou, ou porque sou, não escolhi ser assim, ou ter o que tenho, preferia não ter nada, e ter somente você, pois com você do meu lado, as noites mais frias nunca foram tão frias pois você estava em meus braços e o calor do seu corpo me aquecia...Mas agora não tenho nada, e as vezes me pergunto se algum dia eu chegue a ter, na verdade se um dia eu tive algo foi ter a iluzão de ti ter um dia, e mais um vez me sinto atormentado por lembrar da queles instantes com você, e o que mais me tortura é saber que o que parecia ser para sempre, não passou de ser apenas Instantes...
Falta entusiasmo,
Tempo,
Força de vontade...
Ou exaustão de modo que me prende dentro de um quarto onde não há janelas, não há vento, não há pessoas, e nem vontades...
Não há vozes, medo, ou qualquer coisa assim.
Não tem ninguém...
Nem eu estou lá dentro.
Eu, que muitas vezes me vi, hoje não mais.
Eu que tantas vezes gritei pra que todos se libertassem, hoje fico á mercê da caridade e da prepotência de quem não precisa de mim,
e que apesar de tudo, eu, simples e justamente eu...
Preciso de tudo isso... tudo o que eu não vejo, que eu não sinto, que eu nem sei quem nem o que é.
E assim, caminho entre uma porta e outra de um lugar escuro, onde não existe matéria, nem sentimento, nem nada...
Apenas uma mente malograda, e um cigarro queimando entre os dedos.
O cansaço espiritual é muito maior que a exaustão física, somos carne, ossos e espírito. Portanto cuidem-se.
Exaustão
Chega o momento. Aquele momento. Você percebe que agora não existe mais pra onde ir. Uma rua sem saída, um caminho redundante. Não existem mais estratégias, planos, metas. Só existe você, com a mente estática de quem acabou de descobrir que essa situação não tem mais concerto, que todas as suas tentativas foram inúteis e que continuar a persistir no erro, é tolice.
Esse momento perturbador e silencioso no qual você entende sua total falta de capacidade em notar que empenhou dedicação à uma situação falida, sem consistência e que só serviu pra sugar sua energia. Agora está aí, você, sozinho, parado e pensativo. Aquela pessoa que antes batia no peito e dizia que tudo daria certo, que vivia uma utopia e a doce ilusão de que "conseguiria dar um jeito", experimenta no presente o amargo desprazer do fracasso. O que tem agora? Tristeza? Frustração? Raiva?
O desespero de cair em si e assimilar que perdeu tanto tempo investindo em uma situação que nunca teria êxito...Talvez as lágrimas e o sentimento de culpa...Talvez o desconforto consigo mesmo se achando estúpido demais por ter acreditado que teria futuro.
Seja lá qual for o contexto, a história...os sentimentos são inerentes.
A culpa é minha, a culpa é nossa.
Nós temos essas estranha mania de insistir demais naquilo que não deveria ter nem o mínimo do nosso esforço. Muitas vezes surge uma cegueira repentina e o vislumbre de um sonho longínquo. Talvez em outro momento, outro lugar.. Mas nós teimamos em entrar com tudo em situações que desde o início, não deveriam ter tido atenção. O sentimentalismo exagerado cria escamas nos olhos e faz com que não vejamos com clareza. Imaginamos as nuvens, quando na verdade deveríamos andar com os pés firmes ao chão. Antes, o que parecia favorável e realizável, agora trás dor de cabeça, inquietação...
Antes que se indague...
Sim! Você pode sonhar. Planejar, investir.
Mas perceba o tempo certo, a hora oportuna, os passos corretos a serem dados. Colocar todas as fichas e deixar que só o coração comande é como esquecer as letras miúdas de uma cláusula contratual, elas estão lá, você deixa passar na empolgação momentânea...
mas quando o negócio não te agrada, e vai à procura de seus direitos, retirando o que te é cabível....Elas de novo. As benditas cláusulas. Como fazer? Se na hora de fechar negócio, foi negligente e se negou a enxergar onde estava entrando?! Qual o teu argumento pra situação que você mesmo se causou?
Exaustão. É isso que terá agora. A ausência de cautela te trouxe até aqui. Poderia estar em outra posição agora, realizado e satisfeito, mas escolheu o caminho mais difícil e foi exemplo real do que disse o sábio: -" O coração do homem é enganoso".
Isso não é uma bronca, um desabafo, um texto melancólico..
É um apelo! À você que se exauriu, que derramou até a última gota e agora tem que se refazer, reaprender, recomeçar.
Partindo de quem vive todos os sinônimos da exaustão:
Não se permita entrar em situações que tirem tua energia, tua alegria, teu sossego, tua paz. Ela é insubstituível.
Atenciosamente, exausta, Púrpura.
A disposição para lutar diariamente é um desafio da vitória
Vem o cansaço, vem a exaustão, vem o desânimo, vem os desafios, vem as frustrações, todos os dias o inimigo vem abatendo, colocando o negativo, dizendo que não podemos, que não vamos conseguir, o inimigo seduz com a contaminação material, na vida descompensada pelo devaneio, o delírio carnal, é uma guerra né gente? É um campo de batalha, viver é gladiar nas arenas das situações, muitas vezes falta a saúde, falta o dinheiro, falta o carinho, e tudo se indica para se entregar, conformar, desistir.
Tenho dito que a disposição para lutar diariamente é um desafio a vitória, então significa que a cada minuto precisamos agir, pois somos desafiados por todas essas questões que mencionei, e acreditar, insistir, perseverar, investir na fé, na confiança, nos caminhos das promessas, no consolador, na graça, nas bênçãos, é em nome de Jesus, pelo poder da cruz, amado e único, pela honra e glória do altíssimo, é que revigoro cada petição para que possamos sim, sermos soldados valentes do exército do senhor. Lutar e não parar, para que todo processo seja alimentado pelos céus.
Giovane Silva Santos
O ser humano em sua grande maioria nunca se encontra satisfeito, ele necessita chegar a exaustão de sua estupidez.
Exaustão me consumiu, não somente exaustão física, estou exausto em todos os sentidos e de todas formas. Uma sensação horrível me controla e me consome. É difícil explicar o como a exaustão da nossa mente pode ser dolorosa, ela recria o mundo nos piores dos cenários possíveis, faz com que pareça que já tentamos todas as possibilidades possíveis para que tudo isso termine, mas que na realidade existem muitas possibilidades. A pressão da vida e de tudo que a engloba às vezes se torna maior do que conseguimos suportar, a vida é como uma parede de aço que está a nossa frente enquanto corremos em sua direção sem enxerga-la. A realidade é dura e se encararmos sempre prontos para lutar vamos sempre correr o risco de cair em exaustão, nem toda guerra é ganha com confronto direto, não torne a sua vida em um campo de batalha exaustivo e destrutivo.
A exaustão física te faz esquecer, aguentar a espera do que não depende só de você. Não se trata apenas de obter êxito, um caminho, uma fuga. Tudo passa, vai passar. Minha mente é a minha própria prisão.
- Relacionados
- Textos sobre cansaço para demonstrar sua exaustão