Evitar
Às vezes para evitar brigas, guardamos as palavras, ficamos num silêncio que machuca e quando vemos as lágrimas já estão escorrendo pelo rosto.
Não nascemos com uma tabula rasa - nascemos com os objetivos axiomáticos de evitar o sofrimento e buscar o prazer, e há uma maneira científica, objetiva, certa e errada de alcançar esses objetivos.
Eu estava sozinho na paz de Oxalá
Não queria um amor para me ocupar
Mas não pude evitar olhar o seu olhar
Parou a minha vida inteira
"A tendência quase incoercível da mente humana é se refugiar na banalidade para evitar os grandes dilemas, os grandes conflitos. Quer dizer: o sujeito se fazer de pequenininho, se fazer de inocente, para fingir que não sabe o que está realmente em jogo na sua vida. Particularmente na cultura brasileira, esse é um dos elementos mais permanentes, e de maior peso, de maior impacto na mente das pessoas. [...] Isso aí é de fato o medo da responsabilidade da existência. E esse medo impede que as pessoas cheguem à maturidade -- elas ficam num perpétuo estado de puerilismo moral, intelectual, espiritual etc."
O esperto contrata um advogado para resolver seus problemas. O sábio, para evitar que os problemas ocorram.
A senhorita é única, linda, forte, inteligente e doce. Não pude evitar me apaixonar. Aliás, como se evita que algo assim aconteça?
"Há duas coisas na vida que não se pode evitar
A primeira é o pensamento
E a outra é quem te diga o que pensar"
Edson Ricardo Paiva.
Devemos ter todos os truísmos, em todos os lugares, reconhecidos como verdadeiros. Devemos evitar a mera reação e a temerosa repetição de velhos erros. Devemos fazer o mundo intelectual seguro para a democracia. Mas na condição da moderna anarquia mental, nem um nem outro ideal está seguro.
Os Direitos Humanos não são para humanos direitos, mas é uma voz da Humanidade para evitar velhas atrocidades...
As pessoas mentem por diversos motivos. Para se salvar, para se livrar dos problemas, para evitar ferir os sentimentos do outro. Manipuladores mentem para conseguir o que querem. Narcisistas mentem para parecerem superiores aos outros. Dependentes de álcool em recuperação mentem para proteger sua já esfarrapada reputação. E aqueles que amamos mentem para nós, principalmente porque a vida é uma montanha-russa e eles querem que passemos por ela da forma mais tranquila possível.
Evitar pessoas prontas para o conflito
e armadas daquelas energias negativas,
é bom para a saúde do corpo e do espírito
que sempre requerem doces doses afetivas.
Ha momentos em que o silêncio é a atitude mais protetiva e sábia que podemos tomar. Pode evitar as frustrantes mudanças de curso que nos afastam das oportunidades mais consubstanciais de satisfação interior legítima.
A "burrice" começa, quando europeu fica recluso para evitar multidão. E a "inteligência", quando BRASILEIRO se aglomera nos supermercados, para comprar álcool em gel.
20.03.2020 às 11:37 h
A fim de evitar criar um mau entendido, é bom sempre questionarmos se é ou foi assim mesmo, se realmente aconteceu, e se aconteceu se todos os elementos e variáveis realmente refletem o resultado final de nossas percepções e conclusões.
Por incrível que pareça, nossa mente pode criar ilusões e eventos como forma de proteção e auto justificação, gerando vitimismo e objetivando atenção.
Não posso evitar
no meu sentir e falar
as angústias de um mundo
que sofre mas não sabe de que
Pensar, ver, tocar
o natural é mais real
e o normal cada dia
mais confuso é o caos
Na solidão que cada um tem
não se sabe qual razão provém
ao deitar e acordar
não se vê, mas querendo ver
Ao ajudar me completo mais
não deixo de sentir o caos
mas se dentro de mim tiver paz
cada dia me reconheço mais.
Para evitar arrependimento, é preciso que na vida não se confunda amar com desejar.
As pessoas que cometem esse erro, são aquelas que não percebem que desejar alguém é uma forma instintiva de sentimento. E tudo que se dá por instinto, exceto o de sobrevivência, deve passar imediatamente pelo crivo da razão, bom senso, antes de tudo.
Ney Paula B.