Evangelho
A prova cabal de que o Santo Evangelho é verdadeiro é a via crucis que assim como Cristo carregamos, a fé que professamos e a benevolente paz que nos preenche por inteiro
O evangelho não é negócio nem comércio, mas sim a notícia de salvação ou condenação eterna, de acordo com a escolha de cada pessoa.
No evangelho, três princípios destacam-se: justificação, santificação e glorificação; entre eles, o mais significativo é a santificação para a salvação eterna em Cristo Jesus.
Eu não posso me gabar por anunciar o evangelho, porque é uma obrigação que eu tenho. E se eu não anunciar o evangelho, é um grande problema para mim.
1 Co 9.16
O evangelho resume a Lei e os Profetas, tornando-os mais fáceis de entender, e marca o início da Nova Aliança em Jesus Cristo.
Ao homem herege (alguém que ensina contra o evangelho), depois de uma ou duas admoestações, evita-o. Tt 3.10
O ato do pecador receber a graça de Deus Pai para a salvação eterna, no evangelho, é chamado de fé em Jesus Cristo.
Os doze apóstolos seguiram e divulgaram pelo mundo o evangelho, que é a interpretação da Lei e dos Profetas, testemunhando, como mártires, a divindade de Jesus Cristo de Nazaré, o Deus que salva quem crê.
Se no caminho do evangelho for preciso andar sem outros, siga firme, pois Deus será tua eterna companhia.
O Evangelho é ortoprático, pois Jesus nos chamou para viver a fé na prática, enquanto a teologia, embora importante, busca apenas definir corretamente as crenças.