Eva
As quatro vertentes da pedagogia do conhecimento no evento do Éden:
Gilvano Amorim Oliveira
O conhecimento é a alavanca da alma humana, uma moeda muito mais bem cotada que qualquer numerário monetário que a numismática possa dispor. O homem é, por natureza, vocação e comportamento, ávido por conhecimento. O conhecimento leva a guerras, mata, permite viver, enriquece, mutila e enobrece. O conhecimento divide classes mais que a desigual distribuição de rendas. Em cada íntimo humano há um apelo saudosista por conhecimento, uma espécie de busca às origens de uma instância inicial matricial. O desconhecimento embriológico cria o imaginário de um ambiente originário pleno e totipotencial. Desconhecemos nossa origem e nossa natureza pré-existencial. Este auto desconhecimento ontológico nos alavanca em direção ao saber como uma mariposa se vê atraída a uma fonte de luz. O conhecimento, visto assim, é caminho no sentido do alcance da autognose humana. Nascemos despidos de conhecimento e agregamos saber ao longo de nossos dias, em moto contínuo. Aprendemos desde o dia de nosso nascimento até o dia de nossa morte e a obra sapiencial, por mais elaborada que seja nas mentes mais brilhantes da humanidade, nunca está acabada e plena. Somente Deus é detentor do pleno conhecimento e da verdade absoluta e irrefutável. Por esta razão a busca por conhecimento aponta ao transcendental e passa pela espiritualidade. Sendo assim, vamos encontrar os registros mais antigos de adquirência de conhecimento no ambiente do Éden. Este modelo visto na cena do pecado original segundo descrito nas páginas bíblicas, apresenta os paradigmas de quatro modelos de se transmitir e, por conseguinte, de se adquirir conhecimento. Sem entrar no mérito da veracidade e precisão do texto, pois tal não é o objetivo neste texto, analisemos os fatos. Antes desta análise quero deixar registrado que a ideia inicial deste modelo que logo apresentarei não me é inédita. A ideia inicial me foi apresentada por um dos maiores pensadores em nosso meio, o Perito Samuel Amorim. Posto este crédito, vamos aos fatos. O capítulo três de Gênesis nos apresenta o diálogo da serpente, dominada pelo maligno, e a primeira mulher da história, Eva. Desta conversa podemos extrair quatro modelos pedagógicos no ensino do conhecimento de qualquer natureza. São eles:
1. O modelo mítico: O mito é a primeira e a mais singela das formas de aquisição de conhecimento. Em primeiro lugar vale resgatar o conceito de mito. A ideia de mito se trasmudou no mundo moderno para “coisa fictícia” ou “conto irreal”, mas o senso etimológico original está longe de ser este. O cerne do termo mito é a referência a um conhecimento que não pode ser aferido pela ciência ou pela filosofia. O mito exige crença. O mito demanda fé e, por isto, aponta com mais proximidade a espiritualidade em relação aos outros modelos da pedagogia do conhecimento. Em nosso cenário do Jardim do Éden a mulher faz referência a este modelo de aquisição de conhecimento ao contar que Deus havia simplesmente dito que não comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Não houve argumentação nem demonstrações, simplesmente uma ordenação. Para adquirir o conhecimento de que não se devia comer desta árvore para não morrerem, Adão e Eva simplesmente creram. O mito aqui era que “comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal levava à morte”.
2. O modelo filosófico: Diante da manifestação de Eva acerca do conhecimento miticamente adquirido, a serpente argumenta inaugurando o modelo filosófico de transmissão de conhecimento. A argumentação traz um elemento novo, a figura da lógica. A lógica é um encadeamento racional de ideias. O pensamento assim disposto cria uma auto pedagogia. A argumentação da serpente é a primeira manifestação filosófica de que se tem notícia. A filosofia é, por primazia, uma fonte de transmissão e aquisição de conhecimento.
3. O modelo experimental: É no Jardim do Éden que vamos encontrar os elementos que deram à luz ao pensamento científico, o método experimental. O pensamento experimental parte de uma premissa elaborada e, por experimentação, confirma ou rejeita tal premissa. Sendo assim, a mulher olha para o fruto, o examina e, finalmente, morde-o numa típica experimentação. Estava inaugurada a ciência.
4. O modelo da experiência: Cumpre distinguir, em primeiro lugar, experiência de experimentação. Experimentação é expediente do pensamento científico, como visto acima. Experiência aqui é uma espécie de acidente. Notemos que Deus propõe a transmissão mítica, a serpente estabelece o pensamento filosófico e a mulher inaugura a experimentação científica. O homem, ao saber destes fatos toma uma atitude imediata e imediatista. Simplesmente se submete à experiência de comer a fruta proibida. O homem aprende pela experiência como quem pisa num fragmento cortante de vidro e se descobre ferido. Note-se o aspecto fortuito do evento e o resultado inesperado, elementos típicos da experiência. A diferença básica da experiência com a experimentação do método científico é a figura da premissa do método científico e o evento fortuito e não controlado. Depois da pisadela inadvertida, o homem aprende que pisar em caco de vidro corta a planta do pé.
Assim, encontramos no cenário do Jardim do Éden a estereotipização dos quatro modelos pelos quais se pode adquirir conhecimento na existência humana caminhante no sentido da libertação de sua maravilhosa ignorância.
Não existe para sempre, e a vida não dura o tempo todo. Subsistir as suas atitudes e fazer com que vale à pena os momentos progredidos..
O Valor da Mulher
Deus quando do barro criou Adão, Já havia pensado em uma Mulher, pois o primeiro seria com ele, mas toda a humanidade, mesmo partindo do Homem, para entrar no mundo físico só através de uma Mulher. Da costela ele a fez, não a fez para a desmerecer, mas justamente porque a costela é que protege o coração do Homem, para não deixar que ele a veja como uma simples escrava do seu prazer.
Se pensarmos porque Deus em sua sabedoria fez a Mulher de carne e não de barro, penso eu que o Homem foi feito de barro, primeiro para se adaptar, pois como protetor teria de conhecer o terreno onde iria morar, e sua carne já sendo aprovada seria perfeito para Deus a Mulher criar.
Se ele a fizesse da cabeça, a Mulher o iria subjugar, mas se fosse da sola do pé, o Homem nela iria pisar, fez da costela direita para com seus braços dela cuidar, não a fez das costas para ele para trás não a deixar, pois todo grande Homem tem uma Mulher sábia para o ajudar.
Mas os tempos mudaram e a Mulher se apoderou, mas ainda cabe a ela manter de pé, a família e o Homem que a desposou, tem de administrar o tempo ao lado do Homem que a honrou, pois toda rainha tem um rei que a amou, mas toda tola tem o trapo que a conquistou.
Se toda Mulher prestasse atenção no valor que tem, não perdia seu tempo sendo vaso de “ninguém”, pois Deus lhe deu muita responsabilidade, pois seria a mãe de toda a humanidade, começando de sua casa seus filhos serão alguem com a ajuda de seu marido para pelo mundo fazer o bem.
A Mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola com as próprias mãos a derruba, Melhor é morar num canto de umas águas furtadas,(meia água) do que com a Mulher rixosa numa casa ampla. Provérbios 21;9.
Mulheres procuram ter sabedoria para não ser uma Mulher rixosa, ou seja, uma Mulher que só reclama.
A Mulher é reflexo do Homem e o Homem é reflexo da Mulher, assim como a água reflete o rosto, o coração de alguém acha seu reflexo em outro coração. provérbios 27 se você maltrata será maltratada, se você ama, tem de ser amada. um Homem por mais estúpido que seja vai perceber que está perdendo um tesouro que outro vai dar valor e vai lapidar.
J C Gomes
O assombro da criação de Deus.
Se você não acha assombroso o que Deus fez...O ser humano...estás muito atarefado com as coisas deste mundo...
Ou achas que os dias contados para Deus criar as coisas foram dias nossos terrestres...vês as formigas tem seus dias contados diferentes dos humanos...suas vidas são passadas difentemente dos nossos, para nós dar exemplo do que Deus sabe...
Ou olhas para os céus ver as estrelas e as escamas os seus olhos ainda não conseguem enxergar o que o nosso Deus é...
Ou quando se estuda profundamente os mares, oceanos, corpo humano, mente humana é a linguagem do homem e não se assombra...
Tudo o que Deus fez se fez através de um ó a saber Adão, porque te assoberbas o cirurgião...que de Adão Deus fez Eva...
Há muita coisa que não sabemos na existência...mais ele sabe...
E ao Rei Jesus agora é sempre toda honra e glória de tida existência está sendo posto aos seis pés por merecimento de sua total entrega...
E ele nos entrega novamente o que de nos foi roubado.
Poesias Líricas ao Rei Jesus
Procuro ter prazer
E quando tenho me falta desejo de sentir prazer
O prazer não é bom
Sentir prazer não é bom
Bom é viver com prazer de nunca sentir prazer
Ou desejar ter prazer
Quando se tem prazer viramos refém
Refém sem desejos e sem querer
Por que o que lhe resta é ter prazer
Vivi uma vida sufocada
Por causa da dificuldade
Que o prazer lhe causa
Ele arranca tudo que te trás calma
E substituí com coisas que te apavora e que não te deixa quieto até que você
Sinta o prazer
Prazer é isso
E tanto você como eu, somos escravos
Que procurar se libertar do prazer
É por causa dessa droga
Que Eva pós tudo a perder.
Como fazer pacto com o demônio: invocação, convicção, triunfo, consumação, purificação e sacrifício. Como fazer pacto com o conhecimento: invocação, convicção, triunfo, consumação, purificação e sacrifício. E como se chama a árvore de cujo fruto Eva, essa mulher “terrível” e “manipuladora”, “razão de todos os sofrimentos humanos”, fez com que o pobre Adão provasse? É a “Árvore do Conhecimento”. Logo - e para tantos falsos profetas que aqui nos cercam - o conhecimento e o demônio são meros sinônimos. E, se for assim verdade, que eu apodreça pela eternidade no pior dos círculos do inferno.
Vejo cristãos muito preocupados, abalados, atemorizados (alguns até cheios de ira) com declarações ou opiniões clichês, infantis - e por vezes desrespeitosas - de certos ateus.
Quem realmente tem fé não deveria se preocupar ou se deixar abater, pois nada do que esses ateus dizem tem o poder de mudar a essência de Deus, e portanto, não deveria ter o poder de nos irar e enfraquecer. Pois Deus é maior do que isso e querer defendê-Lo é minimizá-Lo, diminuí-Lo, rebaixá-Lo a nossa essência.
O maior insulto que houve a Deus, foi através de Adão e Eva no Éden, e isso já foi superado, reparado. Nem a crucificação pode ser considerada desrespeitosa, porque ela, desde o Éden, fazia parte do plano de Deus para a redenção, a salvação. Foi a reparação ao que foi corrompido no Éden.
Então, parem de bancar Pedro, querendo "cortar a orelha" de quem insulta a Deus. Jesus o repreendeu por essa atitude. Deixem o julgamento, a repreensão ou a reparação para Deus. E se não puderem orar por eles, apenas sacudam a poeira dos pés e sigam em frente!
Quanto mais ibope damos a essa intriga mundana, mais eles alcançam o maior objetivo deles, que é fazer os cristãos perderem a razão partindo para a ignorância, pra depois afirmarem que a nossa fé é vã. E com total razão.
No condado, não há nada mais perigoso do que uma mulher que diz o que pensa. Foi o que aconteceu com Eva, sabe, o motivo pelo qual fomos expulsas do céu. Somos criaturas perigosas. Repletas de charmes diabólicos. Se tivermos a oportunidade, usaremos nossa magia para atrair os homens para o pecado, para o mal, para a destruição.
A comunhão uns com os outros é necessária, não por obrigação, mas por necessidade. Quando Deus criou o homem:
"Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Gênesis 2:18".
Eva foi formada para que Adão não estivesse sozinho. O ser humano foi criado só, mas não para estar só. Meus amados irmãos, que nos importemos uns com os outros, e sejamos um só, com nossos irmãos e DEUS.
Chegará o momento em que a Ciência descobrirá que apenas não deveríamos ter mordido a maçã...
Estava tudo perfeito até o homem achar que poderia compreender ou modificar todas as coisas...
POR QUE O PORQUÊ?
Por que o humano procura saber o porquê dele ser como ele é?
Qual o porquê de tanta curiosidade?
A Curiosidade, a grande assassina de gatos, quem fez Eva morder a maçã, quem fez Pandora abrir sua caixa, quem já fez o humano descobrir o humano... Mas por quê?
Por quê tantos questionamentos?
Por quê não deixa o humano ser humano?
Por quê essa mania de querer entender tudo?
E sabe qual a prior parte?
É que depois desse texto... Eu não posso dizer mais nada
O "PEQUENO"
Olhe, ele vem depressa e carrega grande destruição como um furacão, pois o pequeno se tornou grande e causou grande destruição; e os que causaram o suposto pequeno enganaram-se a si mesmos...
Nota: Se não entendeu leia a explicação abaixo.
Tem uma interligação com o ditado que o bater das asas de uma mariposa causa um furacão do outro lado do mundo.
Eu explicarei o que quer dizer: quem vem depressa é o Armagedom e ele carrega grande destruição porque o "pequeno" erro de comer apenas um fruto se tornou grande, pois causou o sofrimento da humanidade por milênios e o erro entregou inúmeras pessoas à segunda morte e se entregará ainda mais no futuro. Eles se enganaram a si mesmos, quer dizer que Adão e Eva escolheram se enganar pela mentira, pensando que poderiam ser como Deus ao comerem o fruto..."
A segunda morte eu expliquei oque ela é em minha outra compreensão.
Precisamos compreeder biblicamente que; o simples conhecimento do bem e do mal, não nos tornou aptos a fazer o bem. E esse conhecimento se tornou maldição para nós, onde nos matou! E Deus estava certo.
Com o Olhar Fixo
E no meio da nossa conversa, você me pergunta:
- O que eu vejo em você?
Com o olhar fixo nos teus olhos puxados, eu te respondo:
- Vejo um momento lindo nascendo entre duas pessoas perdidamente interessadas uma pela outra. Cada vez que toco as tuas mãos e sinto o teu cheiro, o meu corpo tem uma reação diferente, me sinto mais intenso, mais vivo e preso aos teus encantamentos. Você é a prova viva da nossa descendência, agora acredito em nossas origens provenientes de Adão e Eva, pois eu enxergo em ti, o extremo da pureza e da transparência concentrados em um ser humano, eu enxergo e valorizo a tua perfeição. A emoção que eu estou sentindo e o amor que tenho preso dentro de mim não cabe em palavras, não da para ser compartilhada em versos, tenho a impressão de está me afogando em sentimentos inexplorados e ao mesmo tempo a sensação de está emergindo no meio da nascente de um grande amor.
Com o olhar fixo nos teus olhos puxados, eu confesso que vivo no tempo presente, transbordando de paixão em um amor sem fim,sou intensamente realizado ao teu lado, e sei que no amanhã, eu continuarei te admirando, te acompanhando e te amando com mais energia do que te amei no passado.
"As dificuldades da vida servem para a vida se fazer presente". Ouvi sobre o porquê Deus permitiu Adão e Eva pecarem. Não era obrigação adorar a Deus, nem busca de alguma melhora era necessário dado a segurança, e nem se incomodavam com nada, pois tudo tinham. Seria permitido pecar, ou seja, ter o 'conhecimento' e perder o conforto, para aprenderem a agradecer pelo que tinham, adorando e pedindo a Deus o que não mais tinham. Vê-se assim que no completo conforto não há porquê. Perdemos esse conforto para isto e tudo o mais valorizar, pois saber que as coisas são passageiras torna este passeio ainda mais interessante. 🤗
Sabe, ontem, eu estava pensando numa coisa quando adormeci; e, hoje, acordei pensando na mesma coisa, e agora concluí que eu não fui feita de costela alguma, nenhum homem teria uma costela tão poderosa pra fazer um ser tão especial assim. Deus jamais usaria uma costelazinha pra criar uma criatura de tamanha grandeza e perfeição😏
Eu sempre falo que se dependesse só do inocente homem, desde o inicio de tudo, até hoje, estávamos todos vivendo em plenitude e abundancia, ainda no paraíso.
Cristão, se de repente você começar a acreditar que o que aprendeu ser pecado talvez não seja, que o que antes parecia um mal agora parece um bem, que o impuro se apresenta como algo puro e atraente, e começar a questionar se os conselhos de Deus realmente fazem sentido ou até duvidar das intenções por trás deles, cuidado! A serpente entrou no jardim da sua fé e está sussurrando ao seu ouvido...
Gênesis 3.10-11: E ele respondeu: Ouvi Teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi. E Deus perguntou: Quem lhe disse que você estava nu? Deus estava perguntando para Adão quem tinha falado que ele estava nu, a pergunta era: Quem você está ouvindo Adão? Essa é a pergunta que ainda ecoa hoje, quem a gente está ouvindo? Adão ouviu Eva no Éden, Eva ouviu a serpente no meio do jardim e Jesus ouviu Deus no deserto. Quem tem a sua atenção, tem o poder de decidir o seu destino. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz a igreja.
- Relacionados
- Frases sobre Pessoas Cobras