Eu Deixo a Vida como Deixo o Tedio
“Lindo ver quando a vida é conduzida e inspirada pela compaixão, pela sensibilidade.Pelo afeto dadivoso, o apreço sem reservas . O sentimento se impondo, a despeito de qualquer revés.
Que bom quando o ser humano norteia sua jornada movido pelo Amor, o absoluto Amor que cria caminhos, encurta distâncias, derruba pontes, quebra silêncios.
É assim que fazemos a diferença na vida das pessoas. É assim que fazemos a diferença no mundo."
Jussara Marinho
A VIDA ENSINA
Jussara Marinho
"(...) As pessoas podem ser perigosas....a vida ensina. Em algum momento , nos tornamos alvo....Nunca sabemos o que se esconde nas densas e escuras florestas da alma humana.
A melhor resposta, nestes casos, é se afastar. Sair de cena. Jamais buscar explicar o que nunca fez ou disse. Os maledicentes que lidem com suas consciências. O Tempo sempre se encarrega de tornar tudo às claras.
Por vezes, sem darmos causa, nos vemos no centro de situações inusitadas. Um mal-entendido que não quisemos provocar... Ou pior: injúria , difamação. Aí vem o grande dilema: esclarecer ou não esclarecer? O dito popular nos lembra que, muitas vezes, "a emenda pode sair pior do que o soneto."
A vida nos tem ensinado que tanto o silêncio pode ser condenado, como palavras, mesmo as nunca ditas, podem ser mal interpretadas ou usadas ao sabor de conveniências alheias.
Em situações assim, sempre nos perguntarmos:"Se eu me calar, estarei prejudicando a alguém ou algo assim?---Não.
Mas, e se eu falar? --- Se a resposta for: " Sim, seguramente sim. Posso causar mal-estar e constrangimento a outrem."
Ah, mas então quer saber? Viva e deixe viver! Entreguemos a Deus e ao Tempo. Optemos pelo ouro do silêncio. Deus sabe o quanto precisamos de leveza, de sossego. E de Paz."
****************
"Deixe o sol adentrar na sua casa e na sua vida. Deixe que ele aqueça sua alma e coração, reacendendo as coisas boas que você tem a oferecer e realizar.
Deixe que evaporem as sensações ruins. O cansaço, a equivocada culpa por não ter feito mais do que poderia, a eventual mágoa ou desilusão. Que se vá tudo que traga sombras aos seus olhos.
Deixe ir quem precisou partir, por vontade ou necessidade.
Perdas outras, são aprendizado para que você adquira mais força e sabedoria.
Busque a paz de espírito e agradeça por ser quem você é, quem você sempre foi.
Agradeça por ter, do seu lado, quem lhe ama; quem lhe apoia e acredita nos seus sonhos. Mas, se assim não for, paciência, é da vida. Faz parte.
Vá viver! Se atreva! Faça valer cada segundo; que você tenha mais intensas e inesquecíveis recordações, do que arrependimentos.
A vida, que não admite ensaios, é curta demais para lamentações ou inconformismo pelo que poderia ter sido.
Faça ser. Deixe acontecer. Antes e mais importante do que qualquer outra coisa, você tem a si mesma. Seja sua principal cúmplice e aliada.
Ser feliz, hoje, já é uma de suas grandes conquistas, pois a vida acontece sempre no agora."
"É preciso acreditar que é urgente e necessário seguir em frente. Acreditar na vida, que pode valer a pena, quando buscamos as motivações.
Acreditar nas pessoas e saber que elas irão corresponder, se procurarmos mostrar a elas que acreditamos."
"A vida é boa quando nos a fazemos boa, pois ela é fruto de nossa vontade ou consequência de nossa acomodação."
Se ele decidiu sair da sua vida é porque, mesmo sem saber, estava te dando a oportunidade de conhecer alguém melhor; alguém que pudesse ser para você tudo aquilo que ele só prometeu e não pôde cumprir. O mundo não dá voltas erradas. Tenha fé, menina! Deus é tão justo que nunca te deixaria na mão; principalmente na mão de um homem que não seria capaz de te fazer feliz de verdade.
" Cada amanhecer nos presenteia com mais um dia de vida. Oportunidade para necessárias reflexões de como estamos vivendo.Oportunidade para necessárias reflexões de como estamos vivendo.
Estamos dando o nosso melhor? Buscamos ser justos, tolerantes? Estamos exercitando a compaixão, que nada mais é do que se colocar no lugar do outro?
Usamos cada obstáculo como oportunidade de lapidar o nosso espírito? Imprimimos esperança e leveza aos caminhos de quem precisa de nós?
São questões que nos colocam à prova...chance de resgates, de oportunidades de nos tornarmos pessoas melhores. Que não as percamos, e aprendamos sempre.
Como é bom o sono que nos proporciona a consciência tranquila!
Sejamos gratos, através de ações generosas e da solidariedade vigilante. Nossas atitudes revelam nosso coração. Saibamos merecer a dádiva da vida."
"Não adie para amanhã, para depois.
É no hoje que a vida acontece, em todo seu esplendor e beleza.
Serão sempre as melhores lembranças."
Vamos falar de algo que diz respeito ao direito à vida...
O entendimento do que seja o direito de ir e vir...
Osculos e amplexos,
Marcial
TODOS TEMOS NOSSOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES
Marcial Salaverry
Algo que não se pode discutir, é o fato de que todos temos nosso direito de ir e vir, e de dirigir nossa vida conforme nosso livre arbítrio, sempre devendo prevalecer uma das regras mais antigas da vida, ou seja "meu espaço e meus direitos terminam onde começam os seus, e vice versa".
Deveria ser assim, mas não é o que sempre acontece, uma vez que, por exemplo, no sempre problemático relacionamento entre pais e filhos, um dos comentários mais frequentes que escuto, é a famosa frase: "Não faça isso, ou aquilo. Eu sei o que é o melhor para você. Faça desta maneira...", o que sem duvida irá mais ainda dificultar o já difícil diálogo intergeracional, porque tal atitude certamente estará bitolando a personalidade do jovem, não deixando que ele escolha seu caminho, conforme seu livre arbítrio.
Quem age dessa maneira, esquece-se de que não se deve determinar o caminho a ser seguido, pode-se, quando muito, indicar qual poderia ser o melhor caminho a ser seguido. Isso se a pessoa desejar receber informações. Deve-se dar a chance de errar, e a esse respeito, gostaria de comentar sobre um pensamento de Paulo Coelho, que diz: "Quem interfere no destino dos outros, nunca descobrirá o seu..."
Isto vem muito a calhar para algumas pessoas que conheço, que se preocupam por demais em procurar "o que é bom para você", ou seja, só querem atender às necessidades dos outros, cuidam mais da vida de parentes ou amigos, sejam filhos, irmãos, sobrinhos, do que da própria, e assim, na maioria das vezes atrapalham a existência das "vítimas" com esses cuidados excessivos, e não conseguem viver a própria vida, e tampouco as deixam viver em paz, conforme sua vontade, cometendo erros e acertos, por sua própria conta e risco.
Não quero dizer que SÓ devemos nos preocupar conosco. Isso já seria uma espécie de egoísmo, fechar os olhos para os problemas alheios. O que não podemos permitir, é que a vida de terceiros se sobreponha à nossa. Temos que nos manter sempre em condições de poder socorrer a quem necessite de uma real ajuda. E só poderemos fazê-lo, se estivermos bem conosco. E se nossa ajuda for solicitada e necessária.
Por uma questão de solidariedade, de humanidade, devemos estar atentos ao que se passa à nossa volta. Devemos atender às necessidades de outrem, quando nos for possível, pois se sacrificarmos nossa existência em benefício de outros, não só deixaremos de viver, como impediremos que outros aprendam a viver, e o grande segredo da diferença está no meio termo, no equilíbrio de atitudes. No emprego correto da famosa frase "é melhor ensinar a pescar, do que já dar o peixe pronto para ser comido."
Muitos talvez discordem desta maneira de encarar a vida, por achar que sempre devem dar tudo de si para facilitar a vida dos filhos (por exemplo). Aí, quando for embora, como vai ficar a vida deles? Vão se sentir perdidos sem aquele guia que os levava pela mão, ao invés de ensinar-lhes o caminho, uma vez que estão acostumados a comer o peixe, mas não sabem pescar, ou mesmo preparar a comida, por sempre terem seu caminho facilitado...
Além do mais, existe uma grande verdade: antes de distribuir amor aos outros, aprenda a amar-se. Se você conseguir SE amar, poderá saber discernir se o que você espalha é realmente AMOR, ou apenas facilidades, se apenas são mimos, tentando evitar que os outros sofram, ou melhor que aprendam a errar e acertar por si próprios.
Ora, no sofrimento, na dor, é que realmente aprendemos a dar valor aos bons momentos. Se nos for tirado o direito de errar, de sofrer, de sentir dor, como é que vamos saber que esses sentimentos existem? Como poderemos aprender a evitá-los? Isso só a vida ensina. E é algo que deve ser permitido a todos: APRENDER A VIVER ÀS PROPRIAS CUSTAS.
Só para terminar. Quando tiverem que lidar com alguém de quem não gostam, aí vai uma pequena sugestão: Antes de qualquer atitude de rejeição, pensem "o que eu faria se gostasse dele?". Sabem que funciona, uma vez que muitas vezes, por uma antipatia pessoal (às vezes inexplicável), deixamos de socorrer alguém que está no sufoco, e existem certas horas em que desavenças pessoais devem ser esquecidas. Em certos momentos não existem amigos ou inimigos. Imaginem-se na situação inversa, e analisem que atitude gostariam de receber.
Bem crianças, deixando-os nessa dúvida cruel, sugiro: TENHAM UM LINDO DIA. VIVAM E DEIXEM VIVER. SEJAM FELIZES. Quem não quiser me atender, paciencia, que faça como melhor o desejar, mas a sugestão está dada.
E CLARO, UM LINDO DIA, POIS É ALGO QUE NÃO FAZ MAL A NINGUÉM...
Vivi o tempo todo sendo espectadora da vida dos outros. Não vivi pra mim, não me permiti viver. Vivo em função dos outros.
Por mais sólido que achamos nosso caminho, a vida vem e prova que não...
Afinal, nem sempre sabemos para onde vamos...
VIVER também é isto!
Bom dia para quem teimosamente VIVE na ESPERANÇA!
Nem tudo que dói, doerá sempre.Temos que carregar sempre conosco o bálsamo da vida, o óleo essencial, Deus ! Aquele que apaziguará com uma infusão as dores e adormecerá as feridas.
Em gratidão a tudo que Deus proclamou para sua vida “Rendei graças ao SENHOR porque Ele é bom, porquanto seu amor leal dura para sempre. Sl 136-1
Hoje, muitos tem uma pseudo-confiança muita circunstancial que depende dos momentos em que eu vivo para depositar ou não confiança aos pés de Jesus.
Mais a palavra de Deus nos exorta a colocarmos nossa confiança inteiramente no Senhor. Quando confiamos plenamente em Deus, a desilusão é algo eliminado do seu dicionário, pois Deus nunca desampara seus filhos. "Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo." Is 41:13
O Senhor quer pegar pela nossa mão direita e com toda a sua misericórdia nos ajudar em tudo, pois só Ele pode nos guiar para o caminho verdadeiro e eterno.