Ética e Conduta Humana

Cerca de 43 frases e pensamentos: Ética e Conduta Humana

⁠Quando se é um ser humano consciente, não é o estudo ou a condição social que diferencia uma pessoa da outra, é o desejo de ser honesto e ético! Justiça Social se faz dando a mínima condição humana de subsistência.

Inserida por JulioLotus

Ética e moral, pela própria etimologia, dizem respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

pobre da Lei que depende da Ética humana pois ela está em falta.

A ética é uma engrenagem indispensável para o movimento das organizações públicas, privadas e humanas, caminha de mãos dadas com a justiça.

Serei ético, pois estou baseado na racionalidade humana, na razão cognitiva, ao contrario dos moralistas que são livre de razão, baseado em costumes, ambiente e situação... Exceto a razão cognitiva, sou livre, tenho muito mais campo de atuação, sou livre para o jogo... Meu jogo é limpo porém muito bem trabalhado...

"A Ética é mais pura expressão da consciência humana, é a exteriorização da alma, do desejo e do caráter, é a que nos torna plenos ou miseráveis " (Douglas Ferrari)

ÉTICA E MORAL

Tão concomitantemente, podemos observar a evolução humana crescendo de forma alarmante no mundo atual. E com isso, é possível também constatar meios errôneos e condutas totalmente divergentes que podem acarretar em conflitos individuais e/ou grupos de uma sociedade, nação e principalmente universal. Sendo assim, precisamos a cada dia encontrar soluções significativas para nos adaptarmos a tamanha mudança de nossa contemporaneidade e no pós-modernismo. Destarte, o ser humano precisa encontra o ser do “EU”, ou seja, a potência do existir como destacou "Michel Onfray, em seu manifesto hedonista. Além de desenvolver métodos eficazes de atribuir melhorias ética a priori e colocar em prática com a moral a posteriori.
Quando se fala de ética, estamos tratando de um prisma de paixões, emoções e sensações que podem persistir na mente do indivíduo como dilemas existenciais e mediante a isto; observamos o duelo entre esperança e temor. O que quero dizer com isso, é: Continuamente temos a esperança de auferir bons resultados a até mesmo, minimizar os custos e esforços com isso. De um lado, a esperança passa a ser um ganho de potência imensurável a partir de uma situação imaginada que é vantajosa, prazerosa, etc. De outro, temos o temor, que é justamente o inverso, ou seja, o indivíduo se apequena ainda mais diante de uma situação imaginada, diante de uma consequência nefasta que possa lhe acontecer. Por fim, muitas atitudes indignas e desonrosas que observamos acabam sendo vitória da esperança sobre o temor.
Seguindo estes pressupostos, dou-lhe um exemplo que me emociono sempre ao assistir. Um fato que ocorreu no final de 2012, em Navarra, Espanha, e que chegou a tomar proporções extremamente significativas em sua divulgação. Em uma corrida de cross-country, o queniano Abel Mutai, medalha de outro nos três mil metros com obstáculos em Londres, estava a pouca distância da linha de chegada e, confuso com a sinalização, parou para posar para fotos pensando que já havia cumprido a prova. Logo atrás vinha o outro corredor, o espanhol Iván Fernández Anaya. E o que ele fez? Começou a gritar para o queniano ficar atento, mas este não entendia que não havia ainda cruzado a linha de chegada. O espanhol, então, o empurrou em direção à vitória.
Diante de tudo isso, a imprensa toda correu até o corredor espanhol, e um jornalista, perguntou: “Por que o senhor fez isso?”. O espanhol replicou: “Isso o que?”. Ele não havia entendido a pergunta. O jornalista insistiu: “Mas Por que o senhor fez isso? Por que o senhor deixou o queniano ganhar?”. “Eu não o deixei ganhar. Ele ia ganhar”. Sendo sucinto, o jornalista disse que ele poderia ainda ter sido o vencedor, mas o espanhol ainda disse: “Mas qual seria o mérito da minha vitória, qual seria a honra do meu título se eu deixasse que ele perdesse?”. E ainda finalizou: “Se eu ganhasse desse jeito, o que ia falar para minha mãe?”.
Portanto, podemos nos sensibilizar com atos nobres e deveres que deveríamos ter sem nos aproveitar de situações que mesmo nos favorecendo, precisamos ter em mente, que isso pode afetar o outro. E devemos nos ajudar para podermos construir uma sociedade digna de respeito, admiração, amizade e parceria sem tirar vantagem no que não nos pertence.
Diante deste exemplo e complementações, me recordo de uma grande mensagem dita pelo Professor e Filósofo “Mario Sérgio Cortella” em resumo do verdadeiro significado de ética. Para Cortella:
Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero;(2) devo; (3) posso. Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve.

Assim, a moral seria a práxis a posteriori da ética. Temos a ética a priori dos valores e costumes que são criados por uma família, sociedade e nação que entendem por correto e bom. Não obstante, a moral se baseia por tais princípios descritos na premissa e são totalmente embasados pelas Leis Constitucionais do Estado e dos Países que são unânimes em algumas regras estabelecidas no convívio e interesses universais.

Inserida por AdrianoFarias222

A benevolência, caráter, honra e ética são elementos primordiais para uma existência humana duradoura é atemporal e até mesmo elegante.

Inserida por EscritoraAKayra

Ser autêntico em um mundo onde ninguém valoriza a ética e a dignidade humana, é como receber uma estrela de xerife no velho oeste, bem no dia em que o bandido mais perigoso da região adentrou a cidade.

Inserida por PablodePaulaBravin

A razão humana é o fruto mais proeminente, calando-se nas articulações da ética e política.

Inserida por Shallkytton

A Eficiência é o axioma perfeito para a construção da ética humanA⁠

Inserida por arthyr

⁠Ética cristã e clonagem Humana

(fragmento de um debate do. prof. Paschoal Rangel Sdn, sobre Clonagem Humana)

A ética tradicional, porém, sente-se por vezes desarvorada diante das novidades. Os paradigmas são outros. A velha e Boa moral tinha critérios religiosos e/ ou metafísicos, baseava-se na revelação divina ou na lei e no direito natural; ou, quando mais secular, fundava-se nos códigos de ética profissional, ou na deontologia. Temos assistido, recentemente, a uma desconfessionalização ou a uma desdeontologização da ética e a uma tentativa de construir uma Bioética pragmática (utilitarista, consequencialista, hedonista), "democrática" (reduzida, muitas vezes, essa democracia a uma questão de número, isto é, de maioria numérica, de pesquisa de opinião, de força política provisória ), "filosófica ou filosófico - ideológica ".
(Paschoal Rangel. Ética Cristã e clonagem humana. Atualização. Ed. Especial. 2010)

Inserida por 1solangemalosto

A ética e os valores morais é o princípio para a construção da civilidade humana. Por essa razão, o Brasil ainda vive esse caos na infraestrutura social.

Inserida por Ventureli

⁠"A ética e a moralidade são os alicerces que sustentam a dignidade humana, guiando nossos atos com sabedoria e empatia, e promovendo um mundo mais justo e harmonioso.

28/06/2024

Inserida por Pensador78h

⁠A Justiça, por ser fruto da ética e da moral humana, é sempre falha.
Por óbvio, não se pode esperar algo perfeito concebido por seres imperfeitos numa sociedade imperfeita.
A Justiça como valor máximo só pode existir numa sociedade ideal, de fato igualitária e fraterna, quando então o conceito de Direito se tornaria nulo e sem sentido, uma vez que as coisas seriam justas por sua própria natureza.
Não vivendo numa sociedade ideal, naturalmente igualitária e fraterna, a Justiça nasce corrompida, suja do sangue e das viscosidades humanas, maculada por sua corrupção e egoísmo, fazendo com que o Direito se torne mero instrumento de dominação e manutenção dos interesses de determinadas elites.

Inserida por AugustoBranco


A ética é a ferramenta e o instrumento da moral, é o dispositivo máximo da dignidade humana, é o príncipio valoroso de quem respeita as normas ditadas pela sociedade, e por aqueles que representam a lei.

Inserida por ubaldopoetadoamor

⁠Sejamos caráter,
é a maior virtude humana,
Sejamos éticos isso é bacana.

Inserida por edifrases20

A fotografia humana é registrada através de máquinas, a da alma por meio de nossas ações e caráter. As duas se encontram no momento que fica eternizado.

A relação trabalhista é um desafio à convivência que respeite a dignidade humana, capaz de se organizar para fins produtivos, respeitando a liberdade individual, estabelecendo regras e autoridade consensual, controlando impulsos e buscando atuar dentro de um contrato social justo.

Inserida por rvitorino

Tudo que vem do conhecimento humano está implícito na ignorância humana.

Inserida por Vouapagar