Ética
A DIFERENÇA ENTRE MORAL E ÉTICA
Imagine uma calça. Ela tem três aberturas: a da cintura e as das duas pernas.
A abertura da cintura representa a moral. Ela é ajustável de acordo com o peso que damos às coisas. Para isso, temos o costume de usar um cinto que equivale às regras da etiqueta. Ora mais justa, ora mais folgada, a moral muda com o tempo.
Ela atua, sobretudo, na área da sexualidade.
Por isso, como extensão da cintura, há um zíper que deve ser mantido fechado em público. Já as aberturas contidas na boca de cada perna são fixas. Isto é, não são ajustáveis como a cintura. Elas representam a ética. São duas porque a ética diz respeito à maneira como convivemos com quem está para além de nós.
O que vale para um, vale para o outro. Ninguém anda com uma perna boca-de-sino e a outra no estilo 'pescando siri', ou uma dobrada para dentro e outra para fora. Elas devem ter o mesmo modelo, comprimento, espessura. Assim é a ética. Independe do peso que atribuamos a uma ou outra questão. Independe da época ou da circunstância. Tenho a impressão que temos invertido as coisas. Damos à moral o valor que deveria ter a ética, e à ética o valor que tem a moral.
Nem sempre siga a ética e a moral que todos pregam, mas saiba que antes de tudo você deve manter sua honra e dignidade.
Ética é deliciar-se a brindar no cálice de uma vida digna. Fortalecer e confiar na mão e no pão. Ter postura mas nunca perder a graça.
Agir com correção e ética,
mesmo que ninguém mais saiba da sua atitude,
é por si só o que mais importa.
A admiração alheia pouco acrescenta
se não se inicia nos nossos gestos,
dignos dela. Cika Parolin
Ética e moral, pela própria etimologia, dizem respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.
A ética é uma coisa para mim quando a uso e não é a mesma coisa quando está para outrem. Mas está muito bem escrita e é exatamente - igual para nós, quando não precisamos usá-la"
Conjugação de (ser) da ética :
A Ética foi :
A ética é :
A ética será :
O principio e o principal de uma boa educação no nosso país !
Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está nos vendo.
Essa conduta reta só é possível quando, desde criança, aprendemos a devolver o que não nos pertence
A boa educação é como uma moeda de ouro: TEM VALOR EM TODA PARTE.
O sinthoma do final de análise obedece à ética do bem-dizer própria à psicanálise: é um real bem-dito.
As vezes nos sentimos tão chateados e não entendemos certas atitudes das pessoas.
A falta de ética, a falta de bom senso está se tornando cada vez mais comum!... as pessoas estão se tornando cada vez mais individualistas... o amor ao próximo está se esvaindo, ninguém se preocupa mais com o "amor"
A falta de elegância então nem se fala...
As pessoas estão tão desacostumadas a amar que quando recebem um abraço, um beijo carinhoso, se sentem surpreendidas e não acreditam na sinceridade desse gesto!... É uma pena tudo isso!...O que isso gera?!....Tenho medo de saber.
Que Deus tenha misericórdia de todos nós!
Quando a derrota é evidente, os que tem ética entendem, os que tem inveja conspiram e os que NÃO tem caráter apelão, denigrem e persuadem, tornam a política tão suja, quanto suas formas de governar.
Falar em ética na política é uma ambiguidade, o fato é que a ética é um resultado de uma sociedade politizada.
Tome banho de chuveiro, banheira, de mangueira, de perfume, de mar, de rio, de gato, de ética, de aventura ou de cultura... TOME BANHO!