Ética
A sociedade dilapidadora do meio ambiente, valores éticos?Esquecidos.Valores frugais, mas de enorme valor.Pessoas ignóbeis, sociedade insolente,são a nódoa da humanidade.
Viva da moral e da ética, não de explicações. Você não é obrigado a ficar se explicando e ninguém é seu proprietário para exigir isso de você.
Que a ética e a moral sejam um exercício para a alma.
Que a prudência seja um exercício para os sentimentos.
Que a moderação seja um exercício para a razão.
Não podemos deixar que o mal comece a criar suas raízes em nós.
Maquiavel e a política
"Na política não há nem pode haver ética. Quem atua na política tem dois objetivos: sobreviver e manter o poder conseguido, a qualquer custo. Assim, a política, quando excede a ética aceita socialmente, cria-se uma lei para cercear e punir o excesso político".
Ou seja, se a lei não for devidamente aplicada, a minoria política domina a maioria sócio-econômico-produtiva - e adeus liberdade, ou democracia, como queiram.
Para ser ético basta seguir os códigos de éticas, agora a moral é foda! A moral não é para qualquer um e não existe códigos de moralidades... Você pode até ser ético, mas isso não quer dizer que tenha moral... Eu quero ver o que você faz quando ninguém está te observando...
O problema é que a decisão eticamente ótima e a eticamente péssima parecem ser exatamente iguais quando você está decidindo.
Olhando para trás, é fácil ver quando um erro foi cometido… Se arrepender de uma escolha que parecia ser uma ideia decente naquele momento, mas que, se tivéssemos usado nosso melhor discernimento e ouvido nossos corações, estaríamos mais inclinados a ver que escolhemos sabiamente e evitamos o pior arrependimento de todos – o arrependimento de ter deixado algo maravilhoso passar.
"Senti o peso da mordaça social junto ao conjunto político que se diz eticamente sociável se escondendo no tapete da humildade corriqueira de muitos quando esta é a questão"
- John.
Normalmente, as pessoas mais interessadas em debater e questionar a "ética'" dos outros, são os menos éticos...Excesso de rigidez em métodos antigos cega para diversas realidades, mesmo que elas sejam explícitas. Como eu disse outro dia, ser flexível é uma coisa, ser volúvel é outra.
Boa parte dos profissionais gosta de tentar encobrir formação medíocre, covardia e baixa capacidade crítica com falso moralismo. São esses que continuam, com orgulho, seguindo com a manada enquando falam mal de tudo e de todos pelas costas.
Se querem ver arco-íris onde existe escuridão, que vejam.
Com a vinda do capitalismo, nos tornamos cada vez mais distantes da ética, do profissionalismo e das normas lícitas de conduta. Por isso, hora pensamos até ser “imortais”, fortes o suficiente para não precisarmos de ninguém; bons o suficiente para não darmos mais valor à honestidade. Porém, devemos ter a consciência de que, diferentemente de qualquer outro ser, a MORTE não é alguém que se possa subornar...
Não existe estilo definitivo de liderança, o que existe é entregar resultado de forma ética e sem bancar o idiota.
A verdade só pode ser encontrada por meio da razão, e a razão é proveniente da ética, a ética é a verdade inerente ao ser humano que é criada ao nascer, quando se nasce dono de si mesmo por direito natural proveniente da verdade imutável.
Até da pra ensinar ética. Você pode aprender ou não, mas a vida com certeza vai te mostrar as consequências quando você não a tem.
"Somos livres para construir nossa própria moral e ética sem base em religiões, significa que temos a responsabilidade de decidir o que é certo e errado, assumindo como nosso, os erros e acertos, sem jamais atribuir culpa ou crédito a nenhuma divindade imaginária , pode ser um processo desafiador, mas também libertador...Somos Ateus!"
(Mário Luíz)
Em sua obra mais importante, Ética a Nicômaco, Aristóteles aborda, pela primeira vez, um tema correlato com a ideia da perfeição: a excelência. A diferença entre ambas é que a perfeição é uma impossibilidade, algo que jamais será atingido. Já a excelência é factível, pois significa “o melhor possível”.