Ética
O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).
A psicologia confronta-se cada vez mais com as exigências éticas colocadas pela necessidade de reconhecimento da autoridade, como elemento constitutivo das subjetividades singulares.
O fim não justifica os meios. O fim deve ser pautado pela ética, a imposição de regras em uma cidade populosa não resultará em mudança de atitude, ao contrário, agiremos feito ratos, com excesso populacional, iremos devorar nossa própria carne.
A Bíblia é o código de ética do espírito encarnado;é através dele que o espírito vai se instruindo no caminho da perfeição.
A Bíblia - código de ética do espírito encarnado;é através dos seus ensinamentos que o espírito vai se instruindo no caminho da perfeição.
Humildade, compaixão, ética, convicção, honestidade e coragem são alguns dos princípios formadores do caráter, mas, infelizmente, a individualidade e a indiferença é muito latente na sociedade e sufoca qualquer atitude em prol da coletividade prevalecendo sempre o ter.
SOBRE O ESTÉTICO, O ÉTICO E O RELIGIOSO
No evangelho segundo Lucas, encontramos uma das mais famosas parábolas de Jesus - a parábola do filho pródigo. O filho mais novo pede sua parte na herança (antes mesmo da morte de seu pai) e sai em busca de prazeres e paixões carnais. Gasta tudo o que tem e percebe que não foi feliz. O outro filho, aparentemente mais responsável, submete-se à obediência das normas do Pai. Fica com ele na fazenda, mas não o vê como um pai justo e amoroso, haja vista que questiona seu pai quando este decide receber de volta o filho pródigo. Um paralelo à filosofia existencialista de Soren Kierkegaard, nos remete à ideia das três etapas a que todo ser humano passa, a saber: o estético, o ético e o religioso. O filho pródigo representa o estético, ou seja, a busca por prazeres e paixões. Há uma fome insaciável e um buraco existencial que o leva ao desespero. No ético, representado pelo filho mais velho, existe uma busca pelo que é correto, acreditando que, obedecendo regras, se pode encontrar a paz para alma, contudo, o que se percebe, é uma vida insípida travestida de moralidade, tal qual os fariseus. Apenas no religioso, afirma o filósofo, vamos encontrar a paz para nossa alma. Da angústia, surge a fé - o salto para além da razão, e a total resignação a Deus.
A OAB está para o advogado, assim como o advogado está para o OAB - sejamos bons e éticos advogados !
Para ser um profissional ético é preciso ser honesto em qualquer situação no trabalho. É ser humilde, resiliente, flexível e acima de tudo almejar o sucesso da equipe.
Vamos celebrar a falta de ética vivida por quem não enxerga a honestidade em um país sem lei, sem saúde e sem educação;
Vamos parabenizar a decisão de descartar as possibilidades de um futuro melhor de uma nação dando prioridade ao bolso governamental;
Vamos comemorar toda falta de moral, transtornos sem reembolsos e a violência esquecida pelo que não convém a quem deveria se importar;
Para alcançarmos a felicidade,
Não precisamos provocar a infelicidade alheia.
Sejamos éticos em tudo o que fizermos,
Isso é mais honesto conosco mesmo.
Toda vitória tem o seu valor...
Mas o segredo do sucesso,
É conquistá-la com dignidade,
Reafirmando os valores mais profundos...
Devemos acreditar mais em nossas intuições,
E creditar a Deus aquilo que foge as nossas mãos...
Ter fé no amor e ser grato com as pessoas,
Elevando as expectativas, além do possível...
Estar mais atento aos sonhos,
Mesmo que alguns sejam utópicos...
Saiba que eles podem até acontecer,
Mas devemos nos debruçar mesmo,
Somente nos sonhos possíveis!
Prefiro um cético ético a um crente incoerente. A incoerência deste pode ser responsável pelo ceticismo daquele.
Essa geração está quase que totalmente perdida, com relação aos aspéctos éticos que devem pautar a vida numa comunidade sadia. Aos poucos que sobraram, recai a responsabilidade de preparar a nova geração (crianças e adolescentes), para que possamos alcançar um resultado melhor.