Ética
Amor não se trata de ética, idéias de conduta, ou tão pouco moralidades... O inversamente proporcional é tão verdade quanto, uma vez que o sentimento é o mais sublime e nobre das emoções, "situado" acima de todas as idéias...❤️
"A crença de que a ética política é irreconciliável com a ética cristã e que o príncipe tudo pode para conquistar e se manter no poder, transformaram a política brasileira numa confraria de escroques e canalhas."
Não comprometa a sua ética e seu caráter com a falsa ilusão de uma vida em abundância. É necessário está atento com o que se compromete.
Bom Carácter, moral e ética...
Haja em nós moralidade;
Em todo o comportamento;
Pois somente essa vontade;
Nos distingue de um jumento!
Porque um bichinho não entende;
Nem regra nem mandamento;
Mas quem às tais nunca atende;
Passa a tal por desatento!
Se não vês esta verdade;
Nesse teu comportamento;
Altera a tua vontade;
Enquanto ainda cá tens tempo!
Enriquece esse teu SER;
Com o bom senso e humildade;
Não queiras tal parecer;
Sê um bom SER, de verdade!
Pois a todos honrarás;
Basta em ti, boa verdade;
De burro te afastarás;
Terás valer, por vontade!
Com carinho;
Democracia.
Com um sentimento de indignação me curvo à vontade popular, contaminada pela crise ética que assola meu povo inculto.
Isso é a nossa Democracia.
Imaginem, um país onde a maioria parece ser constituída de indolentes, por puro abandono, onde a falta de caráter e a desonestidade são motivos de regojizo, porque isso lhes parece vantajoso e certo.
Ensinaram ao nosso povo tantas maracutaias, mas aprenderiam coisas boas, como a vantagem de ser honesto, se lhes fosse ensinado.
Estamos num continente pouco afetado pelos grandes desastres naturais, mas não lhes permitem nem permitirão aproveitar a vantagem, porque é a ignorância democrática que elege e mantém os corruptos no poder.
Imaginem um país rico de minerais valiosos, terra fértil, cujo clima aliado ao solo permite generosas colheitas. Apesar de não dominarmos as melhores técnicas de cultivo e termos perdas de mais de trinta por cento no manuseio e transporte, ainda conseguimos preços competitivos nos mercados internacionais.
Imaginem um país rico em petróleo e outras fontes energéticas, com um número tão grande de rios que lhe dá o título de primeiro lugar, com 12% de toda água doce do mundo. Nossa navegação entretanto é pífia e toda essa água é desperdiçada enquanto grande área se torna desértica por falta de obras e porque quando são aprovadas ficam só no papel porque o dinheiro destinado é roubado e dividido entre quadrilheiros.
Imaginem um país tropical tão extenso, onde inverno e verão
se confundem de tal maneira, que a temperatura vai de muito agradável a boa o ano inteiro, o que não exige paralisação das atividades, mesmo em inverno rigorosos, ou verões muito quentes.
Imaginem um país desses, dirigido por políticos competentes e honestos.
Isso seria uma ideia quase perfeita do paraíso na Terra.
Esse país jamais será o Brasil.
Buscar o equilíbrio ético e financeiro nos negócios é fundamental para a prosperidade recíproca entre as partes relacionadas. Lembre-se, quem muito ganha e se favorece nas costas de alguns, quando menos espera, também perde e se desfavorece no peito de outros.
A sociedade dilapidadora do meio ambiente, valores éticos?Esquecidos.Valores frugais, mas de enorme valor.Pessoas ignóbeis, sociedade insolente,são a nódoa da humanidade.
ÉTICA x ESTÉTICA
A moda na verdade é apenas um reflexo ético, enquanto a sociedade atual valorizar mais a superfície do que o fundamento continuaremos cegos, consumindo a estética sem se preocupar de onde ela vem e para onde ela vai.
De que adianta o habito, a Bíblia, a carcaça envernizada de padrões morais e éticos se após o púlpito não cabe uma atitude de amor e perdão?
A quem interessar possa: Nem só de casa, filosofia, pão, carro, conjugue e herdeiros viverá o filho ou a filha do homem.
- A paz.
A crise de honestidade, caráter, valores morais e éticos é que causaram a crise econômica no Brasil.
“Enquanto um povo não construir uma ética coletiva, não haverá condições de enfrentamento das estruturas corruptas do poder político e econômico”
O CONCEITO DE DEUS EM BARUCH SPINOZA
No “Livro I da Ética e no Tratado sobre a Religião e o Estado”, o filósofo holandês Baruch Spinoza delineia a sua concepção de um Deus despersonalizado e geométrico, contrária a todas as formas de se conceber Deus como uma espécie de entidade, oculta e transcendente, que age conforme os seus desígnios e a sua vontade suprema. De uma teoria que não compartilha da ideia de um Deus autocrático, que controla a tudo e a todos, e que se refugia em algum ponto distante da abóbada celeste — segundo a crença comumente aceita e bastante difundida, sobretudo entre os povos e as civilizações de origem indo-europeia. Motivo pelo qual, o filósofo Spinoza expôs, assim, em sua obra, a sua definição — considerada por ele a mais adequada —, de Deus, em contraposição a todas as doutrinas e dogmas religiosos até então existentes. E é Spinoza quem diz que as massas “supõem, mesmo, que Deus esteja inativo desde que a natureza aja em sua ordem costumeira; e vice-versa, que o poder da natureza, e as causas naturais, ficam inativas desde que Deus esteja agindo; assim, elas imaginam dois poderes distintos um do outro, o poder de Deus e o poder da natureza”. Spinoza ainda nos faz o alerta para o fato de que: “Deus fez todas as coisas em consideração do homem, e que criou o homem para que este lhe prestasse culto. (…) [Isto acontece porque toda] gente nasce ignorante das causas das coisas e que todos desejam alcançar o que lhes é útil e de que são cônscios”. Com efeito, a crença de Spinoza era em um Deus baseado no seguinte princípio: Deus e Natureza são a mesma coisa — Deus sive Natura (Deus ou Natureza).
No pensamento de Spinoza há, ainda, três conceitos considerados básicos e fundamentais, que representam o cerne de suas ideias referentes a Deus, quais sejam: os de substância, de atributo e de modo. Por modo podemos facilmente definir como sendo tudo aquilo que existe ou que pode e venha a existir, e que assume uma forma característica qualquer; ou melhor, que tenha um formato mesmo que transitório da realidade. É o caso, por exemplo, de inúmeros fenômenos e de situações as mais variadas, presentes em nosso cotidiano; de cada um de nós como indivíduos, e do grupo ou da espécie ao qual pertencemos; de nossos corpos e pensamentos; e etc. Em suma, de todas aquelas coisas que se manifestam e se apresentam de diferentes maneiras; de tudo aquilo que denota uma infinidade de aspectos e de particularidades desse nosso mundo.
No que tange à substância, para o referido filósofo, ela é o eixo e o esteio por onde a vida se espraia; é o que estrutura a existência de todos os eventos e acontecimentos. Em poucas palavras, é o que constitui a essência mesma do real.
E, para completar, o que se chama aqui de atributo nada mais é do que aquilo que se traduz como qualidade essencial que compõe o ser da substância. Por esse ângulo, entende-se que pensamento e extensão são manifestações e atributos provenientes da substância divina, da mesma forma que extensão refere-se à essência da materialidade e o pensamento relaciona-se à essência da inteligibilidade.
Na conceituação de Spinoza, a substância (essência e natureza que é Deus) somente pode ser entendida no tocante a dois aspectos: “natura naturans”, que significa o status criativo da natureza, funcionando como um élan vital, que produz a vida e é extremamente ativa nesse processo, enquanto força fundacional que instaura e regula a dinâmica da natureza. De outra feita, está o que ele denomina de “natura naturata”, que é apenas o resultado dessa criação, o lado passivo dessa mecânica, que é o que já foi criado e construído em termos de natureza: formas externas variadas como montanhas, vales, vegetações, ventos, águas, florestas, entre outras. Nessa perspectiva, pode-se dizer que a “natura naturans”, e não a natureza material e compassiva (“natura naturata”, o mundo strito sensu), é idêntica a Deus e se confunde à Sua essência e substância.
Portanto, Spinoza, em sua explanação, entende Deus como sendo a base de sustentação e a condição subjacente da realidade como um todo. Um Deus imbuído da mais clara evidência e certeza racional, que se auto-constitui como sendo a causa de si e de todas as coisas; que se move em função de uma necessidade que lhe é intrínseca e gerada de sua própria essência, a rigor: por meio de processos mecânico-causais e de leis invariáveis, responsáveis pelo total funcionamento e ordenamento do mundo.
Assim, como nos indica o próprio Baruch Spinoza: “Tenho uma concepção de Deus e da natureza totalmente diferente da que costumam ter os cristãos mais recentes, pois afirmo que Deus é a causa imanente, e não externa, de todas as coisas. Eu digo: Tudo está em Deus; tudo vive e se movimenta em Deus”. E acrescenta, dizendo: “Por ajuda de Deus, entendo a fixa e imutável ordem da natureza, ou a cadeia de eventos naturais. (…) A partir da infinita natureza de Deus, todas as coisas (…) decorrem dessa mesma necessidade, e da mesma maneira, que decorre da natureza de um triângulo, de eternidade a eternidade, que seus três ângulos são iguais a dois ângulos retos”.
Depois de um certo tempo de busca, e muita leitura e aperfeiçoamento na moral na ética e à construção de uma vida melhor...
baseado no principio da arquitetação dos sonhos como metas definidas!
Buscando o aperfeiçoamento incansavelmente e sem oscilar na temporalidade da alma ...
assim Buscando as metas de amanha, mais vivendo dentro do hoje!
compreendendo o Ser que sou , para encontrar o que na filosofia falamos a Iluminação no mundo , e é claro no mundo das ideias ...
Pois percebo que se há algum dom divino maior que qualquer outro este Dom é a capacita criativa racional consciente , e da arquitetação da própria vida !
Pois se sou livre , que seja eu livre de todos os dogmas e crenças controversas a esta verdade.
Pois tudo que anceia o homem em sua alma o próprio homem cria !
se somos a imagem e semelhança do criador, assim tudo que criamos não é para própria gloria ...
E sim para Glorificar a quele que me escolheu !
Ruisdael Maia