Estude me Surpreenda me Acertando
Não se surpreenda
Venha agora, portanto, e eu te enviarei. - Êxodo 3:10
Escritura de hoje : Êxodo 3: 1-15
O mundo está inegavelmente em grande necessidade. Muitas pessoas se perguntam por que Deus não intervém em nosso mundo bagunçado e corrige as coisas; por que Ele não alcança e repara todas as pessoas quebradas.
Mas Deus já interveio. Ele interveio através do nascimento, morte e ressurreição de Seu Filho Jesus Cristo. Através desses eventos poderosos, Deus forneceu a salvação, uma cura eficaz para curar a doença mais mortal do mundo - o pecado.
O Senhor ainda intervém e salva vidas quebradas hoje, mas Ele faz isso principalmente usando-nos! Essa é a perspectiva que Deus comunicou a Moisés na sarça ardente (Êxodo 3: 7-10). Depois de descrever os sofrimentos do povo hebreu, Ele disse a Moisés que havia descido para libertá-los da tirania do Faraó. Isso é exatamente o que Moisés queria que Deus fizesse. Mas Deus disse: “Venha agora, portanto, e eu te enviarei ao Faraó para que você traga o Meu povo. . . fora do Egito ”(v.10). Moisés imediatamente recusou dizendo: “Quem sou eu para ir?” (V.11). Deus prometeu a ele: “Certamente estarei com você” (v.12).
Você está orando para que Deus alcance e conserte vidas destruídas perto de você? Não se surpreenda ou tenha medo se Ele lhe enviar para fazer parte da resposta.
Refletir e orar
Senhor, ajude-me a sentir a mágoa que os outros sentem
Quando a vida inflige uma dor amarga,
E me use de alguma maneira amorosa para curar
As feridas que permanecem em seus corações. -D. De Haan
Para ser um canal de bênção, deixe o amor de Cristo fluir através de você. Joanie Yoder
Jesus ele foi desvalorizado e humilhado, não se surpreenda quando você for subestimado, humilhado, o seu valor não está no que as pessoas dizem ao seu respeito, e nem o que pensam, e nem o que você diz e sim o Deus diz.
Não se surpreenda com as mudanças, aí dentro têm sentimentos que nem ela sabia que existiam. Ela está se descobrindo!
Relaxe, rebole nas esquinas da vida, não se surpreenda com os desafios, se mostre para o mundo, caia na vitória, esbanje sorriso, espalhe amor e a verdade por onde for!
Às vezes, é melhor não ver todo o caminho que está diante de você. Deixe que a vida o surpreenda... Há mais estrelas lá em cima, além daquelas cujos nomes conhecemos. E todas elas são lindas.
Você nunca sabe o que te espera.. O mundo é cruel!
Não se surpreenda com os atos alheios. Cada um, só dá o que tem!
Não cobre nada que tenha feito a alguém.. o que fizer, faça com amor.
Preocupe-se sim, com o que há dentro de você, com suas atitudes. Lembre-se que pode influenciar de forma positiva ou negativa a vida de alguém.
Não tenha medo de errar! Como dizia Steve Jobs; “ você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção “. Esteja alerta as novas direções!
Se ame, não se sabote!
Seja hoje melhor que ontem. Tenha atitudes que geram amor, que te tornem diferente do comum.. E seja feliz!
Nada acontece em nossas vidas por acaso. Realize, se supere e também se surpreenda. Então, você verá que o seu melhor ainda estar por vir e o seu sucesso estará em suas mãos. Não desista!"
“SE PUDESSE DAR UM ÚNICO CONSELHO AO SEU ALUNO, QUAL SERIA?”
SURPREENDA-NOS!
A única palavra que daria como conselho ao meu aluno, em geral, seria “Surpreenda-nos!”, pois ela resume todos os objetivos dos processos de ensino-aprendizagem tão almejados pelos amantes do saber. Logo, o aluno se depararia com um grande desafio a ser superado a sua frente, e isso seria uma das chaves de um despertar cognitivo decisivo, direcionado e empolgante; o que desencadearia a uma sequência de ações/reações epistemológicas benéficas ao mesmo, pois o ato do descobrir é, ainda, mágico, encantador e estimulante. Uma vez que o aluno que estuda é um estudante pesquisador.
É bem verdade que a experiência diária em sala de aula nos leve a perceber niveladamente o grau de interesse, conhecimento e comprometimento da grande parte dos alunos e isso de fato é preocupante devido os dados serem abaixo tanto do esperado como em relação ao lecionado; tal disparidade nos faz até, consequentemente, questionar nossa metodologia, transposição didática, experiência e domínio seja de classe ou, mais ainda, de conteúdo. Podemos até ter certa culpa por essa realidade arcaica e que ainda é perene, porém a maior parte fica com os discentes negligentes que não cumprem o que lhes é (im)posto. No dia em que o aluno der ouvidos ao que é indubitavelmente certo e converter a preguiça e o desânimo em propósitos e estímulos ele conseguirá romper com a falta de desejo de pesquisar, descobrir e aprender, como resultado o céu será o limite. Vale salientar que se o professor não for capaz de estimular o questionar dos alunos, muito menos conseguirá extrair respostas seguras. Pois o aluno é mais que um instrumento de trabalho árduo; ele é uma joia rara que deveria ser lapidada diariamente com amor, carinho, prazer e dedicação. E não como um instrumento de desprezo e tolerância.
Portanto, tudo dependerá das prioridades do aluno, visto que se ele se portar deontologicamente, tal escolha proporcionará um estudante autodidata e pesquisador assíduo capaz de ir além das fronteiras das ementas curriculares, não se conformando com o que é exposto em aula ou limitando-se ao conteúdo didático do livro, de modo que tais motivações levará o aluno a caminhos magníficos e direções excelentes o que na realidade surpreenderá a todos! Já que ir muito além da média será algo, agora, determinado e previsto. De modo que acreditar sempre no grande potencial latente do aluno será fundamental para ele despertá-lo e pô-lo em prática. Por fim, ele entenderá o meu conselho “surpreenda-nos!”, pois será algo recíproco.
❝...Tomara que amanhã o dia seja lindo.
Tomara que a vida me surpreenda em
seus detalhes, que ninguém tire de mim
o direito de ser feliz. Que as mentiras
alheias não confundam as nossas verdades,
que o erro do outro não venha tentar punir
os nossos acertos, que mesmo que o dia seja
nublado, que venha tempestades inesperadas,
a gente não abra mão de ser feliz...❞
-------------------------Eliana Angel Wolf
degustação
eu preciso
de um amor igual poema
que surpreenda
sem teorema
ou emenda
eu preciso de poesia
na paixão
sem o substantivo arrelia
das quizilas do coração
todos na mesma rima
no mesmo pensamento
palavras e enzima
redigindo momento
que narre segredos
desalinho,
inconfessáveis
e aprecie vinho
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Maio de 2016
Cerrado goiano
O fluxo das coisas e as pessoas mudam constantemente, não se surpreenda com a insatisfação do outro. Buscamos a segurança em nossas relações, no amor e na amizade e nos apegamos a ilusões, ao outro. Mas somente a sensação é nossa realidade, a fonte de tudo que nos impulsiona, o que realmente nos toca. Lina Veira