Estratégia
O que aprendi em questão de plano estratégico, é que devemos ter além de um plano A, termos também um plano B, C e D ...
Os acontecimentos da vida podem mudar a todo momento, nem sempre o que planejamos é a receita certa para aquilo que desejamos conquistar. As coisas mudam sistematicamente, não há uma fórmula para controlar as mudanças que o mundo apresenta, as pessoas são voláteis e a vida é muito curta para não arriscar a viver. Só quem vive de verdade está sujeito as transformações da sociedade e acima disso mantém integralmente a sua autenticidade.
Em gerenciamento de pessoas, entendi que – do quê adianta querer uma “Ferrari” para se dirigir na terra – recrutamento de profissionais, têm o mesmo princípio. Buscar preencher vagas com perfis que falam três línguas, várias habilidades, experiências de longa data e as melhores certificações, éirrefletido. Enquanto internamente não temos profissionais do mesmo porte, renumeração adequada e estrutura para recebê-los. Não há investimento melhor do que dar oportunidades, trabalharmos melhor os nossos gargalos de desenvolvimento interno e estratégias de equipe do que está faltando para crescermos.
Ordem do caos
Dispersão de todas as coisas
É um tormento mental,
Onde só o remédio da ordem
Pode trazer um alívio real.
E quem argumenta convencido
Que não liga para organização,
Na verdade já a fez no inconsciente
Ao expor sua opinião.
Saudemos então o caos
Nossa fonte de inspiração,
É ele que permite criar
Estruturas de ordem na razão.
Inúmeras estradas de informações
Ligadas ao um emaranhado de cruzamentos,
Usando de estratégia para seguir o percurso
Encontra-se ao final: conhecimentos!
A forma, sequência ou estratégias que utilizaras para realizar o trabalho bem feito, não importa para o líder. O líder quer o resultado, a entrega e o valor agregado.
GESTÃO: O ESTRATEGISTA - Foco no Futuro mas Ação Hoje
No mundo corporativo contemporâneo, a figura do estrategista ocupa um papel central nas organizações que buscam manter-se competitivas e relevantes. O estrategista é o líder que equilibra a visão de longo prazo com a implementação imediata de ações que garantam o sucesso futuro. Esse profissional deve possuir uma habilidade fundamental: alinhar as tendências futuras com as necessidades e recursos presentes, transformando planos em realidade.
Nossas mentalidades moldam nossas decisões.
Nossas decisões moldam nossas ações.
Nossas ações moldam nossos resultados.
Como um general em sua bancada desdobra estratagemas para manobra das tropas, a gestão estratégica deve alcancar os objetivos do negócio elaborando metas aos seus departamentos.
Havia momentos, no entanto, em que um homem tinha que fazer uma retirada estratégica para ganhar o jogo.
Ao anoitecer, um silêncio se revela. Mesmo assim, o brilho nunca faltou a luz não se apagou e a vida continuou. Talvez o silêncio foi só uma estratégia para demonstrar a luz que existe em você!
Se em marketing, falar de nicho já é segmentar, trazer os mais variados arquétipos de consumo é sem dúvidas acertar na estratégia de comunicação para marcas.
"É preciso ter humildade para reconhecer os erros ou caminhos equivocados. Quanto mais rápido perceber isso, menor será o prejuízo e mais rápido a mudança de estratégia. Nao confundir retroceder com desistir."
“Uma gestão qualificada para atuar nesse cenário de mudanças precisa olhar para o futuro com uma visão ampla e estratégica de prospecção, conquistando clientes e colaboradores pela prática contínua e eficaz dos fundamentos mais nobres da liderança, conservando a fidelidade a seus propósitos, sem abandonar os princípios da ética e da cidadania.”