47 frases do Estoicismo (para viver em harmonia consigo mesmo e com o mundo)
Dois elementos devem ser erradicados de uma vez por todas: o medo do sofrimento futuro e a lembrança do sofrimento passado.
Limita-te a amar o que acontece a ti mesmo e a trama de teu destino. Afinal, o que seria a ti mais conveniente?
Não exija ou espere que os acontecimentos ocorram à medida que você deseja que eles ocorram.
Não te deixes dominar pela impetuosidade, transmitindo, sim, justiça em todas as tuas ações e impulsos, e em todas as tuas ideias conserva o entendimento.
Se teu temor não é aquele de algum dia cessar de viver, mas aquele de nunca principiar uma vida em harmonia com a natureza, tu serás uma pessoa digna do mundo que te gerou.
Ninguém te impedirá de viver segundo as diretrizes da razão de tua natureza; nada te acontecerá que se oponha à razão da natureza comum.
Mesmo que apenas eu saiba o que estou fazendo, agirei como se todos estivessem me vendo.
Tão deplorável é a fraqueza da alma dos homens quando a razão já não os guia.
Por que deveria me preocupar com o que acontece se estou armado com a virtude da fortitude?
Viver a melhor das vidas constitui um poder que a alma possui em si própria, isso sob a condição de ser indiferente com as coisas indiferentes.
O presente, de fato, é igual para todos; o que se perde é também igual.
Nenhuma coragem é tão grande quanto aquela que nasce do desespero total.
Se um homem se opõe a verdades que são muito evidentes, não é tarefa fácil encontrar argumentos que mudarão sua mente.
A vida do homem é apenas um momento, e depois de um certo tempo todos nós estarmos mortos.
Ou vives naquele lugar e com ele já estás acostumado, ou te encaminhas para fora dele, sendo isso o que quiseste, ou morres e assim tua tarefa está encerrada. Além disso, nada existe. Portanto, encoraja-te.
Caminha e corre sempre pelo caminho curto, e o caminho curto é aquele conforme a natureza, de modo que tudo o que digas e faças seja maximamente sensato.
O tempo assemelha-se a um rio e a uma corrente violenta constituídos pelo vir a ser das coisas. Com efeito, tão logo cada coisa é vista, já é incorporada e sucedida por outra que obedecerá ao mesmo processo.
Para o amante da glória, a atividade alheia é seu próprio bem; para o amante do prazer, suas sensações e inclinações; mas para o possuidor do entendimento, o bem são suas ações.