47 frases do Estoicismo (para viver em harmonia consigo mesmo e com o mundo)
O nosso espírito deve prever todas as circunstâncias, deve pensar não no que sucede habitualmente, mas em tudo quanto pode vir a suceder.
Afrontemos então com coragem as eventualidades, estejamos conscientes de que, aconteça o que acontecer, não será decerto tão grave como a opinião pública pretende fazer crer.
Produz sua matéria com base naquilo que lhe faz oposição, assim como o fogo quando se apodera do que nele é lançado.
Preenche todas as tuas horas! Se tomares nas mãos o dia de hoje conseguirás depender menos do dia de amanhã.
Que todos os seus esforços sejam direcionados a alguma coisa, que este fim seja mantido à vista. Não é a atividade que perturba as pessoas, mas falsas concepções sobre as coisas que as deixam loucas.
Nome do Poema : Resumo
Autor : Marco Montovani
Vou resumir o que está acontecendo.
Começamos como amigos e terminamos no casamento.
Já são quase 7 anos vivendo juntos, até parece muito tempo.
Começamos como amigos e terminamos no casamento.
Tivemos lutas, sorrimos e choramos, mas isso hoje é o de menos.
Começamos como amigos, terminamos no casamento.
Era somente um resumo, mas ainda não acabou, pois ainda estamos vivendo.
Começamos como amigos e terminamos no casamento.
Até.: Marco Montovani
Para sua inspiradora amiga e esposa Evelyn Montovani.
Resumo, continua....
É por isso que os filósofos nos alertam para não ficarmos satisfeitos com o mero aprendizado, mas para acrescentar a prática e depois treinamento. Pois com o passar do tempo esquecemos o que aprendemos, fazemos o contrário, e mantemos opiniões opostas à que deveríamos ter.
Se é forasteiro no mundo quem não reconhece o que nele existe, não menos forasteiro quem não reconhece o que nele sucede. É um desterrado quem foge à razão social; cego, quem baixa a pálpebras sobre os olhos da inteligência; mendigo, quem precisa de outrem e não tem em si mesmo o que é útil à vida. Um apostema do mundo, quem se retira e aparta da razão da natureza comum por não se conformar com os acontecimentos; porque a natureza que os traz é a mesma que te trouxe.
É membro amputado da cidade quem corta sua própria alma daquela dos racionais, que é uma só.
Só eu e Deus sabemos o tamanho do amor que tenho por você, agora se quiser adivinhar fique a vontade, pode falar! do jeito que vinher da sua boca você vai acerta, porque o que mais vale não é o tamanho e sim a verdade.
De nada vale a hipocrisia; podem alguns deixar-se iludir por uma ligeira afetação de virtude superficialmente afivelada no rosto, a verdade, essa, é sempre constante em todos os pormenores.
A vida só estará de acordo consigo mesma quando a ação não desmentir o impulso e quando o impulso for a medida do valor de cada coisa, mostrando-se mais ou menos intenso conforme essa coisa merecer que a procuremos.
Corrige os teus costumes, reanima o que em ti esteja débil, reforça o que não é assaz firme, domina as tuas teimosias, reprime quanto puderes as tuas ambições, privadas e públicas.
Na vida, lembre-se de conduzir a si mesmo como se estivesse em um banquete. Se algo for passado até você, pegue uma porção moderada. Algo passou direto por você? Não peça para que voltem. Algo ainda não chegou até você? Não se consuma de desejo, mas espere até que chegue em suas mãos.
De todas as coisas, algumas são boas, outras são ruins, e ainda existem as indiferentes. As boas são as virtudes e tudo o que elas compartilham; as ruins são vícios e tudo o que as satisfazem; as indiferentes existem no meio, entre virtude e vício, e incluem riqueza, saúde, vida, morte, prazer e dor.
Que perfeita a loucura do homem que termina a sua conferência sorrindo satisfeito entre os aplausos dos ignorantes! Que satisfação te podem dar os aplausos de gente que tu não tens motivo para aplaudir?
Só quem tem uma cicatriz profunda na alma, aceita e encara com mais facilidade as dores e as tristezas que a vida nos impõe frequentemente, necessárias à nossa evolução.
E não é porque ficamos mais fortes. As dores e tristezas é que acabam se tornando insignificantes e nos fazem enxergar o mundo e os nossos semelhantes com os olhos do coração, nos devolvendo a paz e as alegrias que merecemos e tanto precisamos.
E dessa forma, amando e perdoando, com amor e gratidão a tudo e a todos, com lágrimas e sorrisos, vamos construindo a nossa história... com amor e saudade...
Não resta dúvida ser mais firme a força nunca derrotada, do que aquela que não enfrenta obstáculo; por isso, dúbias são as forças nunca testadas, ao passo que consistente é a firmeza que repele qualquer investida.
Põe a tua inteligência em ação, observa como é na realidade a nossa vida, e não o que dizemos ela ser, e verificarás que muitos males nos são mais benéficos do que prejudiciais.
Não imagines nunca que poderá proteger-te com armas dadas pela fortuna; luta, isso sim, com as tuas.
A fortuna não fornece a ninguém meios de defesa contra ela própria.
Por isso é que os homens estão bem defendidos contra os inimigos, mas se veem inermes perante a fortuna.