47 frases do Estoicismo (para viver em harmonia consigo mesmo e com o mundo)
Só eu e Deus sabemos o tamanho do amor que tenho por você, agora se quiser adivinhar fique a vontade, pode falar! do jeito que vinher da sua boca você vai acerta, porque o que mais vale não é o tamanho e sim a verdade.
Na vida, lembre-se de conduzir a si mesmo como se estivesse em um banquete. Se algo for passado até você, pegue uma porção moderada. Algo passou direto por você? Não peça para que voltem. Algo ainda não chegou até você? Não se consuma de desejo, mas espere até que chegue em suas mãos.
De todas as coisas, algumas são boas, outras são ruins, e ainda existem as indiferentes. As boas são as virtudes e tudo o que elas compartilham; as ruins são vícios e tudo o que as satisfazem; as indiferentes existem no meio, entre virtude e vício, e incluem riqueza, saúde, vida, morte, prazer e dor.
Podes me indicar alguém que dê valor ao seu tempo, valorize o seu dia, entenda que se morre diariamente? Nisso, pois, falhamos: pensamos que a morte é coisa do futuro, mas parte dela já é coisa do passado. Qualquer tempo que já passou pertence à morte.
Aniquilando a suposição aniquilarás o “fui injustiçado”. Aniquilando o “fui injustiçado” aniquilarás a injustiça.
Aquilo que não torna pior a própria pessoa também não torna pior sua vida, tampouco a prejudica, quer em suas relações externas, quer internamente.
Eu trilho as estradas da natureza até à hora em que me deitarei para
descansar, devolvendo o meu último sopro ao ar de que o aspirei diariamente, e
mergulhando na terra donde o meu pai tirou a semente, a minha mãe, o sangue,
e a minha ama, o leite do meu ser — terra que durante tantos anos me forneceu
diariamente comida e bebida, e, embora tão atrozmente maltratada, ainda
permite que eu pise a sua superfície.
“Pense em todos os seus anos de procrastinação; em como os deuses reiteradamente lhe deram novos períodos de graça, dos quais você não tirou vantagem. É hora de entender a natureza do universo ao qual você pertence e do Poder controlador do qual você descende; e entender que seu tempo é limitado. Então use-o para se esclarecer; senão ele se esvai e nunca mais estará sob seu poder novamente”
— Marco Aurélio, Meditações, Livro II
Agarre a tarefa de hoje, e você não precisa depender tanto do amanhã. Enquanto estamos postergando, a vida corre.
Observa com olho crítico seus princípios norteadores e os indivíduos sensatos, tanto aquilo de que se esquivam como aquilo que buscam.
Aquele que emprega todo tempo em seu proveito, que dispõe cada dia como se fosse o último, nem anseia pelo dia seguinte nem o teme.
"A boa música também acalenta a alma. As notas musicais, quando bem combinadas, produzem indescritível sensação de bem-estar. A música, assim como as artes em geral, é um alimento para o espírito. Sem arte e beleza, o espírito endurece."
"É sempre nos detalhes que precisamos pôr atenção. As pessoas acreditam que é necessário muito dinheiro para chegar à sofisticação. Não. Muito pelo contrário. A sofisticação está nos pequenos detalhes, nas pequenas coisas. São elas que fazem a diferença."
"O vento pode ser um forte oponente, mas aqueles que aprendem a navegar nele podem alcançar destinos incríveis."
"O amor ao próximo é a chama que acende a luz da esperança e aquece os corações em tempos de escuridão."
"O vento é um sussurro do universo, que nos convida a deixar ir tudo aquilo que não nos serve mais."
"Amar ao próximo é a melhor forma de amar a si mesmo, pois é no cuidado com o outro que encontramos a verdadeira felicidade."
"O motivo das guerras não está nas diferenças entre as pessoas, mas na incapacidade de enxergar a humanidade que há em cada uma delas".
"As guerras são uma manifestação da incapacidade humana de resolver conflitos de forma pacífica, uma evidência da ignorância que nos afasta da compreensão de que, no final, todos estamos conectados e somos um só."
"A indiferença é o veneno que corrói a empatia e a solidariedade, transformando-nos em espectadores apáticos diante da dor alheia."