47 frases do Estoicismo (para viver em harmonia consigo mesmo e com o mundo)
Evitemos fazer o papel de zombeteiros e de trocistas, porque tais defeitos nos farão cair insensivelmente nas maneiras baixas e grosseiras e farão com que as pessoas percam a consideração que sentem por nós.
Não diga apenas que você leu muitos livros. Mostre que, por meio deles, você aprendeu a pensar melhor, a ser uma pessoa mais perspicaz e ponderada. Os livros são para a mente o que os pesos da ginástica são para o corpo. Os livros são muito úteis, mas seria um grave erro supor que alguém progrediu apenas por conhecer o seu conteúdo.
Não se entregue aos sonhos de ter o que você não tem. mas reconheça a sorte de bençãos que você possui, e depois lembre-se de como você as desejaria se elas não fossem sua.
Seja como o promontório, contra o qual as ondas quebram e voltam a quebrar na tempestade; ele se mantém firme até que as águas tumultuosas se rendem à sua volta e vão descansar.
Jamais diga 'que infeliz sou pelo que me aconteceu!', ao contrário, declare 'que feliz sou eu por ter me mantido inabalado frente às adversidades do presente e sem medo do que há de vir no futuro.
Você vê tanta beleza numa pessoa que até ela sente-se bela.
mas de repente ela começa "se achar"
e a beleza vai toda embora.
A obrigação que lhe incumbe é examinar de que modo, durante o tempo que viverá, poderá viver melhor.
Tenhamos diante dos olhos todos os fatores que determinam a condição humana, consideremos no nosso espírito não a frequência de cada fator, mas sim a intensidade máxima que ele pode atingir, amenos que queiramos deixar-nos abater e abrir a boca de espanto ante alguma desgraça menos usual como se ela fosse inédita.
É verdade que alguém pode impedir nossas ações, mas ninguém pode impedir nossas intenções ou atitudes porque essas têm o poder de ser condicionais e adaptáveis. Porque a mente se adapta e converte qualquer obstáculo para sua ação em uma forma de alcançá-la. Aquilo que impede a ação incentiva a ação.
Não sejam tuas opiniões aquela que o insolente adota ou quer que tu adotes, mas verifica se, em si mesmas, se conformam com a verdade.
A filosofia não visa a assegurar qualquer coisa externa ao homem. Isso seria admitir algo que está além de seu próprio objeto. Pois assim como o material do carpinteiro é a madeira, e o do estatuário é o bronze, a matéria prima da arte de viver é a própria vida de cada pessoa.
Na guerra o inimigo é mais perigoso para os soldados fugitivos; semelhantemente, qualquer contrariedade fortuita torna-se mais grave quando lhe viramos as costas.
O escravo gasta todas as economias que fez à custa de passar fome para comprar a sua alforria; e tu, que te julgas de nascimento livre, não estás disposto a gastar um centavo para garantires a verdadeira liberdade?!
A fortuna declarou-me guerra. Eu não obedeço às suas ordens, não aceito o seu jugo, mais, pretendo mantê-la a distância, o que implica ainda maior coragem. Não posso deixar que minha alma amoleça.
A liberdade é a nossa meta, é o prêmio das nossas canseiras. Sabes em que consiste a liberdade? Em não ser escravo de nada, de nenhuma necessidade, de nenhum acaso; em lutar de igual para igual com a fortuna. Se algum dia eu sentir que ela tem mais força do que eu, mesmo assim essa força será inútil. Nunca me deixarei vencer.
Não faz diferença quando o seu sofrimento vem, porque em algum momento você é obrigado a sofrer.
Em uma conversa, devemos dar atenção ao que é dito, assim como refletir sobre o efeito de cada ato.