Estado Emocional
Somente quem vivenciou a dor de um trauma sabe que embora seja necessário se reestruturar, esta tarefa pode não ser tão simples, nem fácil.
Pensamentos geram sentimentos.
Pensamentos e Sentimentos geram Atitudes.
Atitudes geram hábitos.
Hábitos constroem a sua vida.
Pare de chamar o problema de seu, a crise ou a doença de sua. Em vez de "meu problema" ou "minha dor" , diga que está enfrentando um ou uma. Não tome posse do que é passageiro. Não cative lutas. Encare-as como passagem e não destino. Estime o que vem depois, o que será. Tenha objetivo. Não se apegue ao tratamento, foque na cura e viva uma nova realidade
em nome de Jesus.
Estou tentando me cegar junto aos cegos. Sobreviver numa sociedade falida emocionante sangra a alma. Prefiro pessoas malucas que sentem, aos sãos que mentem.
Existe um provérbio ou axioma indiano que diz que somos todos casas com quatro cômodos, um físico um mental, um emocional e um espiritual. A maioria de nós tende a viver em um cômodo na maior parte do tempo; contudo, se não entrarmos em cada um desses cômodos todos os dias , mesmo que seja só para arejá-lo, não seremos pessoas completas.
Eu não sou mais aquela criança, aquela que obedecia por medo, que achava que o sofrimento era inevitável, que tinha um destino traçado...
Com o tempo o meu senso de racionalidade se tornou dominante em relação aos meus outros sentimentos. Hoje, acho uma bobagem deixar me levar pelas emoções.
Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é lamentavelmente míope. A própria denominação Homo sapiens, a espécie pensante, é enganosa à luz do que hoje a ciência diz acerca do lugar que as emoções ocupam em nossas vidas.
Há uma linha tênue entre gosto e compulsão. Entre hobby e provocação. Precisamos tomar cuidado para não transformar o que gostamos em arma contra quem amamos.
O caminho para a evolução está no uso da consciência, e não no desprendimento da mesma. É muito mais cômodo para o ser humano, seguir a lógica dos outros, pensar como a maioria, ou concordar com um jesus, um deus criado pela mente humana. Dá trabalho analisar, testar, pesquisar, questionar e ainda por cima discordar da maioria e fazer parte de uma minoria. Comodismo mental é a principal causa da estagnação consciencial e da involução humana. Mentes abarrotadas de crenças, sem ao menos questiona-las.
Uma consciência apurada não dispensa a lógica e ao mesmo tempo lida sabiamente com a emoção sem reprimi-las e sem mascara-las.
Nos campos de extermínio nazista, como Auschwitz e Dachau, centenas de soldados alemães eram frequentemente acometidos pelo que hoje conhecemos como crises severas de estresse pós-traumático, depressão e histeria. Isso se dava ao fato de não mais suportarem trabalhar nas chamadas "fábricas da morte". Eles eram tidos como doentes e inválidos, eram afastados do serviço militar e acabavam em manicômios. Outros, porém, trabalhavam diariamente nas câmaras de gás, removendo e incinerando cadáveres e até mesmo comercializando bens confiscados dos prisioneiros. Em tal situação, cabe-nos uma breve reflexão: Qual destes grupos de soldados era saudável mentalmente?
A vida nos ensina tolerância e paciência.
Com o tempo aprendemos também que as mesmas têm limite.
Quando lidamos com pessoas ou situações que ultrapassam o bom senso e o nosso limite pessoal passando a nos afetar negativamente. É nossa responsabilidade reconhecer o que nos afeta para
preservarmos o equilíbrio emocional.
Nós temos Paixões, como a cólera ,amor, vingança,
e Produzem resultados terríveis, nos coloca, desorientados,
desvairados,dilacerados,sem saber o que fazer,ficamos como um Barco na tempestade,
Arrastado no fundo do mar, levados para direita , para esquerda, sem destino, a deriva,
é preciso a educação do nosso temperamento, do nosso carácter, educar a vontade,
com formação racional, para escolher entre o bem e o mal, entre o vício a virtude.