Estado de Alma

Cerca de 45975 frases e pensamentos: Estado de Alma

O homem não tem um corpo separado da alma. Aquilo que chamamos de corpo é a parte da alma que se distingue pelos seus cinco sentidos.

Quando a alma, ao termo de mil hesitações e desenganos, cravou as raízes para sempre num ideal de amor e de verdade, podem calcá-la e torturá-la, podem-na ferir e ensanguentar, que quanto mais a calcam, mais ela penetra no seio ardente que deseja.

Numa grande alma, tudo é grande.

A alma é um olho sem pálpebra.

A nossa alma rende-se muito mais pelos olhos, do que pelos ouvidos.

Na alma da maioria dos homens grunhe ainda, baixo e voraz, o focinho do porco.

A alma, ao contrário do que tu supões, a alma é exterior: envolve e impregna o corpo como um fluido envolve a matéria. Em certos homens a alma chega a ser visível, a atmosfera que os rodeia tomar cor. Há seres cuja alma é uma contínua exalação: arrastam-na como um cometa ao oiro esparralhado da cauda - imensa, dorida, frenética. Há-os cuja alma é de uma sensibilidade extrema: sentem em si todo o universo. Daí também simpatias e antipatias súbitas quando duas almas se tocam, mesmo antes da matéria comunicar. O amor não é senão a impregnação desses fluidos, formando uma só alma, como o ódio é a repulsão dessa névoa sensível. Assim é que o homem faz parte da estrela e a estrela de Deus.

A alma humana é uma vaga que pensa.

A contemplação são os olhos da alma.

A pena é a língua da alma.

A escravidão é o estado natural do gênero humano, até que se realiza a libertação.

Um Estado político, onde alguns indivíduos têm milhões de rendimento enquanto outros morrem de fome, poderá subsistir quando a religião deixa de lá estar com as suas esperanças noutro mundo, para explicar o sacrifício?

O amor é um estado essencialmente transitório. É como uma enfermidade. Tem a sua fase de incubação, o seu período agudo, a sua declinação e a sua convalescença. É um fato reconhecido e ratificado por todos os fisiologistas das paixões.

A boa educação da juventude é a prenda mais segura da felicidade de um Estado.

Num Estado, isto é, numa sociedade onde há leis, a liberdade só pode consistir em poder fazer-se o que se deve querer e em não estar obrigado a fazer o que não se deve querer.

A humanidade não é um estado a que se ascenda. É uma dignidade que se conquista.

O amor, no seu estado social, talvez não tenha nada razoável senão a sua loucura.

A ditadura e um estado em que todos temem alguém.

Para agir corretamente no governo de um Estado, é preciso ouvir muito e falar pouco.

O homem superior está sempre calmo; o homem inferior acha-se constantemente num estado de inquietação.