Essencial
Aprendi que o essencial não é pensar do mesmo jeito e aceitar passivamente desejos e vontades dos outros mas é respeitar essas exigências na esperança que os outros façam o mesmo com agente.
Em meus poucos anos de vida, entre tantos anseios, hoje estou certo de que a reciprocidade é essencial o restante virá consequentemente...
Deus nos deu a vida para descobrirmos o essencial para ser feliz. O essencial está nos detalhes, nas coisas simples, pode ser guardado na mente e no coração e transmitido através de atitudes!
Saber sentir é para os fortes, para os que têm coração e para os que não se importam em viver cada dia e cada sentimento com a sensibilidade devida.
Com a sensibilidade de saber viver a vida e de aproveitar tudo que ela oferece aos que conseguem enxergar para além de si mesmos.
Certamente há alguma outra qualidade que seja essencial para a felicidade. A felicidade não é um fim, não mais do que a virtude. A virtude não é um fim em si mesma, ela proporciona liberdade, e nessa liberdade há a descoberta. Portanto, a virtude é essencial. Com efeito, uma pessoa não virtuosa está escravizada, em desordem, deslocada, perdida, confusa, entretanto, tratar a virtude como um fim em si mesma ou a felicidade como um fim em si mesma tem muito pouco significado. Portanto, felicidade não é um fim.
Cuidado com o consumo desenfreado. Ele pode tornar sua vida, um grande sofrimento. Consuma somente o essencial.
A inteligência por si só não é o bastante. É fundamental manejar e aplicar o conhecimento com sabedoria.
Em sua etimologia, a palavra ‘humildade’ se refere ao essencial, à terra. Porque essa palavra de vem do latim humilis, que, por sua vez, vem de ‘húmus’: aquilo de que a natureza se desprende e que a enriquece, a fertiliza e a faz crescer.”
Virtude e Bom-senso perderam espaço nos valores de algumas pessoas. Não é a toa que a televisão e outros meios de comunicação divulgam grande quantidade de sensacionalismo, tragédia, vulgarismo, superficialidade, e mesmo assim contam com uma boa audiência. Não é somente com o objetivo de tornar o povo mais ignorante, iludido e consumista - na verdade, isso já foi conquistado por ELES com grande sucesso. Hoje, pelo hábito, esse envenenamento mental já se tornou uma (necessidade) para atrair a atenção do público e são meios bastante eficazes de se ter (audiência). E quem são ELES? Um punhado de gente com grande poder politico econômico social, dedicados a se manter e ganhar mais poder a custos dos outros.
Quando a massa compreender que a mudança social começa em nós mesmos, no "Conhece a ti mesmo". A (ESSÊNCIA) das coisas terá mais importância do que a (SUPERFICIALIDADE) das coisas. Nesse sentido, palavras superficiais que geram conflitos, posturas dogmáticas e intolerantes, sejam elas na religião, na filosofia ou na política, deixará de ter força, ao passo que haveria um entendimento mais amplo do que A e B separados com antagonismo e orgulho humano. ''O Homem superior é amplo nas ideias e não toma partido; o homem inferior toma partido, mas não tem nenhuma amplitude de visão''.
Entenda que a verdadeira gratidão é essencial no nosso cotidiano. Ela nos dá a energia e a positividade necessária para conduzirmos a nossa vida. Jamais seja ingrato, agradeça sempre pela vida, pelas pessoas que estão ao seu lado, pelos erros que te fazem aprender e por tudo mais que possa agradecer. Seja sábio, gratidão atrai felicidade.
TEMPO DE REFLEXÃO
NORMAL , NATURAL E ESSENCIAL.
NORMAL:
adjetivo de dois gêneros
1.conforme a norma, a regra; regular.
2.que é usual, comum; natural.
NATURAL:
adjetivo de dois gêneros
1.que pertence ou se refere à natureza.
"riquezas n."
2.regido pelas leis da natureza; provocado pela natureza.
"fenômenos n."
ESSENCIAL
adjetivo de dois gêneros
1.que é inerente a algo ou alguém.
"a magnanimidade é sua qualidade e."
2.que constitui o mais básico ou o mais importante em algo; fundamental.
"as questões e. de uma situação"
Na proposta de entendimento que trazemos ao leitor, aluno da escola do ser, vemos estas três exteriorizações da realidade de cada ser.
O que é normal, o que é natural e o que é essencial.
Tomadas as definições básicas de nosso léxico, pontuemos para nosso aprendizado cada fenômeno de expressão da realidade.
A exteriorização e ação do ser que tentasse viver somente a expressão NORMAL, seria a daquele que submetesse todos os seus movimentos às normas do tempo e da sociedade na qual está incerido. A do que tencionasse viver somente pela expressão NATURAL, por sua vez, entregaria-se a vivência da realidade somente a partir dos próprios impulsos, conceitos e crenças, sendo aqui a sujeição as leis da natureza fisiológica e das intrincadas leis do inconsciente. Por conseguinte, viver a partir do ESSENCIAL é compreender que em nossa exteriorização e vivência, como seres integrais, o que sentimos e pensamos deflagra o que vibramos, o que vibramos determina o que atraimos ou repelimos e ai está a NORMA e o aspecto NATURAL de nossas relações e prospecções de futura integração com as leis universais.
SONETO ESSENCIAL
Enxergamos tudo aquilo que está ao nosso alcance
"O essencial não se vê com os olhos" vai além
Duma paisagem, uma flor, um caminho, porém,
Podemos sentir com a emoção toda e qualquer chance
O que se sente não precisa ser visto, e sim, o que contém
A aridez, o calor, um perfume, o afago, que no sentido trance
E na alma desenhe o real e concreto da vida, em romance
Pois, sentir é o que captamos mesmo não vendo, também
Pode se estar vendo, mas o que julgamos é invisível
O conteúdo, a essência, ideais, aos sentidos impossível
Aparências não revelam a importância no sentir dum olhar
O olhar engana, miragem e nem sempre ao sentimentos compreensível
No entanto ver e sentir, no fado, será sempre compatível
Se ao ver e sentir, com o coração e, com ele, ter capacidade de amar...
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Março de 2017
Cerrado goiano
Parafraseando Antoine de Saint-Exupéry
O que sentimos por cada pessoa, é único. Cada pessoa é um universo. Nenhum sentimento será igual a o outro, porque cada um é único e essencial.
"Fé não é crer no que não se ver com os olhos, e sim sentir com a alma a essência das coisas que não têm necessidade de matéria pra existir."
O ideal é que se apenas restasse a nós o que fosse verdadeiramente essencial. Pena que a vida não é assim.
Quando o que deveria ser ESSENCIAL vira o POLITICAMENTE CORRETO que promove uma DITADURA... A roda de samsara gira, o pêndulo vai e retorna. O oprimido vira opressor.