Essência Humana
A essência do guerreiro, ou a essência da bravura humana, está na recusa em desistir de alguém ou de alguma coisa.
Nossas crianças e jovens precisam ser preparados para serem o que são em essência, humanos, mas plenos de humanidade e de visão de sabedoria.
Xayzen buscou e ainda busca o conhecimento sobre a essência humana; mas não só a humana, como também a de todos os seres sencientes, daqui ou de outro planeta.
Esta essência é tudo que é intrínseco ao ser e que rege as suas ações. Tudo no âmbito intelectual. Esta chave do Xayzen esclarece a essência senciente, dando uma base e um caminho para análise. Com essa chave poderá medir se uma ação é boa ou má; poderá quantificar se um governo é bom ou não, além de servir de base para demais chaves do conhecimento.
Antes de entrarmos totalmente no assunto, devemos entender algumas afirmações:
Consciência
1. Todo ser senciente nasce ignorante;
2. Todo ser senciente pode conhecer;
Crença
1. Todo ser senciente é convicto;
2. Todo ser senciente tem crença com base em seus conhecimentos;
Vontade
1. Todo ser senciente tem vontade;
2. Todo ser senciente realiza suas vontades com relação ao seu conhecimento e às suas convicções;
Todo ser senciente possui consciência, crença e vontade.
Pilares da Vida Senciente
Pilar da Consciência:
A consciência é como um prédio em eterna construção: possui um alicerce, vigas, andares e um guindaste. Consciência é o construto do ser, é tudo que faz ele ser ele; no entanto, no início essa consciência não existe. O que existe é o solo (cérebro), e conforme o bebê nasce e se desenvolve, seu alicerce é formado; ergue-se as vigas e começa a construir cada andar, mesmo que às vezes tenha que demolir e reconstruir. A consciência é o conjunto da personalidade, das crenças, das memórias. E todo esse conjunto de fatores definirá como reagirá ao seu meio: introvertido ou extrovertido; receptivo ou refratário, calmo ou agressivo... Nascemos ignorantes, mas com o tempo adquirimos conhecimento.
Xayzen também nos revela que da consciência surge os outros dois pilares conhecidos: Crença & Vontade
Pilar da Crença:
A crença: disposição subjetiva a considerar algo certo ou verdadeiro, por força do hábito ou das impressões sensíveis. Crençaé o estado psicológico em que um indivíduo adota e se detém a uma proposição ou premissa para a verdade, ou ainda, uma opinião formada ou convicção.
Pilar da Vontade:
A vontade: faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar certos atos. Força interior que o impulsiona a realizar algo, atingir seus fins ou desejos. E ao realizá-los, pode ou não infringir a liberdade de outrem. A vontade se baseia em seu conhecimento e em suas crenças.
Visto os três pilares, se faz necessário dizer que cada pilar pode ser separado em outros dois:
Consciência > conhecimento & ignorância
Crença > curiosidade & convicção
Vontade > altruísmo & egoísmo
"A crença está no fato de acreditar que precisa escolher; a vontade em querer escolher e a consciência no ato da escolha." - Júlio Pattuzzo
Tendo visto todos os três pilares, poderemos analisar questões e dizer se elas são boas ou não, mas somente questões envolvendo as relações de seres sencientes. Por exemplo: podemos analisar e dizer quais pilares estão envolvidos na fé; o porquê do fanatismo ser ruim de acordo com os pilares envolvidos, e até ter um caminho para evolução intelectual.
Meditar e conectar com a essência e o sagrado que existe dentro de cada ser humano. E se autoconhecer da forma mais sutil e deixar fluir os pensamentos. Durante, o processo de meditação, não deixamos de pensar apenas, não dialogamos com eles. Deixe- os irem e virem, assim como, a dança da vida.
A essência do ser humano não é perdida, geralmente está adormecida, envolta pelos lençóis dos ciclos da vida!
“A incredulidade no amor de Deus na nossa essência humana conduz a desordem física, emocional, espiritual e por certo toda incompreensão. O Espírito é o conselho entre Luz e trevas”
O contato com outras realidades nos estimula a acreditar que a essência do ser humano é uma só, mesmo com todas as diferenças que podemos ter na aparência, no poder econômico, na formação, na cultura ou em relação ao lugar onde nascemos.
Em essência, a SAÚDE já existe dentro do ser humano, não é algo que se obtém diretamente fora de nós.
Essência humana.
Somos uma música silenciosa,
Outras vezes somos um grito,
Temos que tomar cuidado,
Pois, uma dor sentida hoje,
Pode nos tornar frios,
Pode nos tornar vulneráveis,
Pode nos tornar pessoas diferentes,
Eis a questão,
A nossa essência é única,
Devemos dela cuidar,
Para não sermos tão perecíveis,
Com esse genial e brutal tempo...
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa
Só agora percebo o quanto ao caminhar pra me entender e minuciar essa essência Humana primordial do meu Eu... de fato, tornei-me criterioso e buscador.
Porém percebi a olhos nús que, sou de fato uma sequência de vários "eu".
E apartir daí busco essa identidade do meu Eu maior ou superior...
Grato !
Se tivera que pedir algo ao Criador seria tornar-me Humano de essência e consciência plena!
Já aos anos que me agregam só posso dizer que todos os dias tenho renascido uma criança que pega o livro da vida e ao soletrar novas palavras ainda sim contesto; se sei porque não aprendi... e quando entendo pra quê aprendi?
Não é inóspito este paradoxal modo nosso de cada dia o viver só por muitas vezes sobreviver!
Eis que a vida pulsa...
Eis que pulsa,
a essência humana,
em cada gesto.
Sorria...
Viva o hoje,
sem esquecer de alimentar
a esperança no amanhã,
porque o ontem
é a luz de todo o sempre.
A riqueza do ser humano
está na forma que ele
semeia e floresce;
porque a grandeza
da essência humana
reside nos gestos que
ele exercita na vida!