Essência Aroma
Já é primavera...
E tudo se faz florescer.
Quero exalar meu perfume por onde eu caminhar e deixar um aroma de flores silvestres soltas pelo ar.
O perfume de algumas flores é semelhante ao carinho de boas amizades. Mesmo distante, exalam um doce aroma.
A flor mais bela e o beija flor.
Vi um jardim florido, onde se ouvia o cantarolar dos pássaros, sentia o aroma da flores e o balançar das árvores, mas, esperem, façam silêncio, que música é essa que soa em meus ouvidos, vocês não ouvem?
Que aroma é esse que sinto? Ahhh! há algo diferente hoje no ar, eu sinto;
Existe um aroma maravilhoso no ar, um aroma e uma música que despertaram meu coração;
Tenho que encontrar essa flor, tenho que seguir sua música, tenho que seguir esse aroma;
Onde você está minha flor preferida,
Onde você está minha flor mais bela,
Onde você está minha flor especial,
Ahhhh!, te achei.... Que linda és princesa dos campos, como és bela, que música ecoa de ti, que aroma especial exalas, que néctar suave produz, você é única e especial,
Em todos os reinos por onde passei, não há jardim como esse porque em nenhum outro há uma flor como tu;
Não há outra flor que se assemelhe a sua formosura nem a beleza de suas cores,
A formosura das suas pétalas nem ao aroma do seu néctar.
Você é a flor mais linda, mais doce e perfumada que conheci,
Que até o vento forte quando sopra, passa por ti e se curva diante de ti e se transforma numa brisa suave;
Foi quando ouvi o som das suas pétalas vibrando como um chamado e eu vim até você;
Foi quando senti o aroma do seu néctar deslizando pelo ar como um chamado e eu vim até você;
De todos os jardins, de todos os bosques, de todos os campos que conheci;
Você é a flor mais linda e especial, a mais cuidada pelo TODO PODEROSO,
E eu o beija flor que se encantou por ti, que nunca viu nada nessa terra que se assemelhe a ti.
Sua formosura, seu aroma, seu néctar ecoam como música a meus ouvidos, assim como a seiva que corre dentro de ti.
Te encontrei no jardim eu o beija flor que voa para contemplar e compreender;
Você a flor mais bela e especial que veio para iluminar e colorir a natureza,
A mais bela flor de todos os campos que conheci.
Beija flor.
“Pensei que no fim da minha estrada estivessem meus sonhos, mas só tinha paz e um jardim com o clima e aroma agradável.”
Um dos grandes problemas que afligem a vida do casal é o ciúme. Para eliminar totalmente esse mal, que provoca brigas inúteis comprometendo a união, deve-se fazer o seguinte: numa quinta-feira, compre um vidro de perfume de sua preferência. Benza-o contra o ciúme, fazendo uma cruz por cima da tampa. Dê o frasco de presente para a pessoa ciumenta, dizendo que gosta do aroma e por isso quer que ela o use. À medida em que o líquido vai acabando, vai indo embora também o ciúme.
Que a gente saiba semear o jardim da vida cultivando sementes de sabedoria para germinar e colher. É preciso deixar brotar no tempo de cada sentimento a flor que deseja florir dentro de si. O desabrochar depende da raiz e da fertilidade do solo para plantio. Que a gente deixe florescer a essência da alma como néctar para quem beija a flor e sopra no ar o aroma florido de amor. Que a gente seja flor!
Seus pratos são simples, mas sofisticado no trato com seus clientes. Ele sabe que é muito mais que dinheiro, é arte de fazer alguém sorrir a cada colherada.
Me fala qual é o seu perfume
Que ainda hoje eu vou comprar
Tô sentindo minha vida tão sem cheiro
E eu já sei qual quero dar
Aproximei o rosto até o papel branco. O cheiro familiar de biblioteca entrou nos meus pulmões fulminando; uma devastadora alegria me dava um frio na espinha. Era o odor que até o famoso estilista Karl Lagerfeld tentava reproduzir em perfumes, para mostrar a paixão de todos os seres pelo papel.
Jardim
Esse jardim de lindas flores
De pétalas tão perfumadas
Algumas de estadia tão efêmera
É um vazio que a saudade não preenche
Toca com a lembrança o passado
Das pedras, dos dias difíceis aos especiais
Tentar aceitar só faz o céu chover mais
Dói o espinho que no fim da vida habita
Cai a noite, canta-se os dias, nunca é hoje
Dá medo, sinto raiva, quero chorar
Nunca entenderei o porquê de tanta dor
Esse Jardim de memórias e lágrimas
De aroma brando e flores amarelas
Abafa o vazio que a saudade não preenche
Alexander Bezerra
Memórias
Cheiros e aromas que marcam nossa vida. Eu queria encontrar um shake de morango que tivesse o mesmo sabor de felicidade e inocência da minha infância, era só uma vitamina do posto de saúde, mas que marcou minha puerícia. A vitamina em pó era distribuída para famílias de baixa renda, tal como a minha, a renda dos meus pais era pouca pra uma família grande como a minha.
Cresci em uma casa com nove irmãos, mãe costureira e pai mestre de obras da Novacap, tempos árduos para uma família grande. Meus pais tinham que cortar um dobrado com alimentação, material escolar, vestuário e diversão. Você não faz ideia do que estou falando.
Por muitas vezes acordava com cheiro de alho frito, e já sabia que era um feijão frito com pouca farinha de milho, cheirava a casa inteira, e esse era o café da manhã, alguns irmãos mais velhos reclamavam porque queriam pão francês quentinho, como não era todo dia eu achava uma delícia o dia do feijão frito. Pão francês quentinho com margarina era muito difícil, mas sempre tinha pão fresquinho,leite quente e até achocolatado, tudo isso em dias de pagamento. Os dias seguintes do mês também tinha pão só que era pão amanhecido, o dinheiro era curto então meu pai comprava um saco daqueles de 25kg cheio de pão dormido, rendia pra semana inteira. O cheiro pela casa dessa vez e por dias era o de torrada com margarina e orégano, com chá de hortelã ou cidreira, meu Deus que delícia que era.
Meu pai contava histórias de ensinamentos e valores sobre tudo em nossas vidas. Para darmos prestígio ao seu pão assado no forno, ele dizia que torradas era comida de gente rica, que os ricos comiam torradas até pra acompanhar a sopa.
Ele estava correto, por vezes quando vamos ao restaurante, sempre tem uma entradinha antes do almoço ou jantar, e quase sempre é o que?…Torradas!!! Pode chamar de croutons se achar mais chique, mas não deixa de ser torradas.
Uma amiga de infância gostava do cheiro que ela sentia em mim, uma vez até me disse que minhas roupas e minha mochila tinha o cheiro da minha casa, eu achei engraçado e perguntei se era bom ou ruim, ela disse que era muito bom, cheirava aconchego, lar, casa limpa.
Nunca me esqueço desses episódios, hoje entendo muita coisa, sobre minha infância lúdica, sem respostas às questões financeiras dos meus pais.
Interessante essas coisas porque já estive em lugares refinados que não cheirava bem, já lambisquei pratos sofisticados nada prazeroso. Mas é bom essas experiências nocivas, serve para termos opinião.
O valor das coisas está no amor, isso engloba tudo. A casa não precisa ser palácio, as roupas não precisam ter etiqueta de grife, e a comida não precisa ser fina toda rebuscada. Mas tudo deve ser bem limpo, feito com carinho e exalando amor.
É isso que fica guardado na alma, o carinho, o afeto e o amor que é colocado em tudo!
Nostalgia
Como alguns cheiros e sabores nos são vivos na memória. E como eles fazem nossa memória viver. A memória é como um músculo involuntário que tem espasmos quando ativada - ela não tem controle. Ela simplesmente reage quando um de nossos sentidos a ativa.
Aromas, sons, sabores, frases, dores... vamos colecionando momentos e sensações pela vida e é mágico quando inesperadamente aquela lufada de sentimento vem à tona.
O cheiro do encontro do alho refogado com cebola tem o aroma de uma tia querida que já se foi. Hoje senti essa saudade ao cozinhar. A sinto sempre que refogo alho e cebola. Mas tem que ser na sequência certa: primeiro o alho e depois a cebola. E ela me vem à mente. Me sinto em sua casa, perto da hora do almoço, sentindo aquele cheiro que vinha de lindas panelas de inox enquanto estava sentada na mesa conversando, jogando videogame ou lendo um livro. Consigo ver e sentir o sabor do arroz que vinha depois desse cheiro.
O sabor de torrada com requeijão e queijo, acompanhada de suco de uva com leite de soja tem o gosto de um amor que tive. Por muito tempo esse foi o nosso café da manhã. É inconfundível. E mesmo que eu coma apenas a torrada com queijo e requeijão, o sabor do suco de uva com leite de soja vem à boca. Incrível. Tem gosto de tranquilidade. De dormir escondido. De companheirismo. Tem gosto de saudade. Saudade de ser compreendida com um olhar.
Kaiak e Horus me lembram alguns homens com quem me relacionei. Amava o primeiro. Era um perfume que adorava cheirar no pescoço deles. Meu primeiro namorado tinha esse cheiro. E hoje esse cheiro me lembra de uma época quando meu mundo era limitado e eu estava apenas começando a viver.
As melhores memórias são ligadas a felicidade, a amor. Seja de uma tia, de uma mãe, de um homem ou de uma mulher. Colecionamos sensações com passar dos anos e das pessoas. Nos relacionamos com o tempo. E sempre esperamos que ele passe. Ou não.
Atira VERSOS teus
Embrulhados num poema,
Pela janela do teu coração.
💌
Que chegue a mim com teu aroma,
E prometo forrar
A minha cama pra dormir
E sonhar
Com tua doce inspiração
💝
Queimar o seu papel e soltar fumaça já era: acenda o fogo do seu cônjuge, porque faz bem à sua saúde e exala o perfume do amor.
Cheira o Cerrado
O cerrado é desengonçado, e cheira bem
Ipês, pequis, caliandra bom cheiro tem
Na madrugada cheira o manacá
Na queimada cheira fumaça, e o jatobá
Cheiro bom, tem! Secura e chuvarada
Cheira também. Aqui a saracura tem morada
E o lobo guará, cheiro forte da mata vem
É cheiro do cerrado, autocrata, cheira bem
Quaresmeiras matizam o chão cascalhado
E perfumam também, é encantado, alado:
- O sol no horizonte um cheiro provém
É o cerrado, cheira bem!
Cheiro de vida tem!
Saudade, infância, ao seu lado
Inspiração detém, cheira o cerrado
Um prezar refém, faz ir além
Sentir o cheiro que ele tem...
Cada canto tem cheiro e magia
O cerrado exala cheiro de poesia
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
04/06/2020, 16’34” – Triângulo Mineiro
Sertão da Farinha Podre
paráfrase César de Oliveira
É preciso ter paciência !
Os mistérios da Torá são como a natureza, o aprendizado é vagarosamente lento; seu aroma é suave e seu sabor profundamente extenso.
Destino
Nem tudo tem que ser assim,
Do sol, ao vento derrubando
Acalantos.
Nunca menti pra você
Nunca lhe disse a verdade.
Cada parte, cada traçado, cada
Momento, cada lamento, cada
Tormento em ternuras.
Só quero está aos seus
Braços e sentir cada aroma
Em brisas balsâmicas
E gozar os seus cabelos
Na lira.
Quero cada passo um abraço.
Cada laço uma moldura.
Cada compasso os seus cabelos um conforto.
E fitar a cachoeira batendo
Nos seixos... Feito
O sol se pondo ao céu
Deixando pequenos olhares
Nas estrelas.
Uma poesia deve ser lida, degustando as palavras que nela contém; com o seu entender! Como num cálice com vinho ao tentar descobrir o aroma e o sabor da sua uva...