Pequenos textos sobre esporte
Um romance,um esporte, uma música,uma praia,um
estudo,uma comida,uma bebida,uma conversa,uma pausa,um pensamento...
O esporte pode te moldar ou pode te rachar. Não tem muita coisa no meio do caminho. Tente aprender. Seja treinável. Tente aprender com todo mundo, especialmente com os que fracassam. Isso não é mole.
Optou por fingir que não via o que estava acontecendo, assim poderia praticar o seu esporte favorito... O VITIMISMO!
DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
No esporte ele trabalha
E nos dá educação
Ensina alongamento
E também musculação
Nos ajuda na corrida
Traz qualidade de vida
Faz tudo de coração
O ser humano em si é um produto do Éden mesmo na inocência da prática de um esporte saudável, muitos inclinam-se a tornarem escravos.
O Esporte, em todas as épocas e esferas, sempre cumpriu também uma função política, e quando ele deixa de cumprir essa função ou é impedido de cumprir tal função política, ele se torna infrutífero, não tendo mais significado algum, senão o da bola, que apesar da sua característica cheia, é composta apenas de ar.
O esporte quando promove transformação social alcança seu verdadeiro significado e torna-se o mais importante legado que se pode deixar desde que foi inventado.
Olímpiada (Como o adiamento das Olimpíadas de 2020 para 2021 afetou o esporte e os atletas brasileiros?)
As olimpíadas é o culminar - para muitos - de todos os atletas. Ser considerado o melhor ou estar entre os melhores é relativo. Cada atleta tem uma visão de sucesso, porém é inegável que todo atleta quer estar no maior palco dos esportes simultâneamente, pois é lá que os melhores estão. Literalmente. O adiamento dos jogos de 2020 para 2021 foi preocupante para muitos do meio esportivo. Os jogos olímpicos já acontecem a cada quatro anos, isto é, vamos ter que esperar mais ainda?
Os atletas tiveram que mudar abruptamente suas rotinas de treinos. Personalidades dos esportes disseram que ainda assim nem todos os treinos foram adaptáveis, isto é, de alguma forma estão perdendo condicionamento físico. Uma perda onde cada detalhe faz a diferença em um evento de alto nível como as olimpíadas. Falando em diferenças, a diferença de um ano para o outro influencia na seleção dos atletas. Exemplo clássico é o futebol de campo nas olimpíadas onde o time deve ser selecionado do quadro de jogadores sub-23. Apenas uma pequena porcentagem do elenco pode ser acima do sub-23.
As olimpíadas e os esportes em geral também perdem com esse adiamento. Milhões de euros/dólares/reais são usados na preparação dos eventos, marketing, etc. E quando o investimento não retorna no prazo estipulado, torna-se uma dor de cabeça. Clubes milionários de futebol também sofreram para pagar suas contas. Os clubes de menor investimento muito mais. Muitos só não faliram, por exemplo aqui no Brasil, pois a moda de clube empresa ainda não foi enraizada. Dessa forma, os investimentos que as organizações fazem são de suma importância para as estruturas esportivas e as olimpíadas é uma vitrine para diversos esportistas, principalmente para a juventude, e quanto menos experiência tiver, mais possível é a saúde mental ser um fator divisor de desempenho no preparo e no ato entre eles. A saúde mental é um fator que pode dizer muito sobre a performance do atleta. E a pandemia afetou muito essa faculdade. No entanto, personalidades dos esportes com mais experiência entendem que protelar o evento não é de todo ruim. A grande maioria, ao menos dos que se pronunciaram, entendem a importância dessa medida para a saúde geral. Que de fato é o principal nessa história! - A médio/longo prazo estaríamos piores do que já estivemos até então. - E são nesses momentos também que vemos as chances de sucesso entre um e outro. Alguns esportistas terão tempo para a recuperação de lesões pendentes e recuperarem o condicionamento físico. E aqui vale citar uma frase que tornou-se uma valência tão importante quanto qualquer outra no esporte: “informação é poder”. Pois, os atletas, com esse adiamento, podem fazer um melhor preparo/estudo e mais extenso em relação aos seus adversários.
Portanto, adiar o que poucas vezes foi considerado “adiável” na história não é só válido como é, sem dúvidas, necessário. Tudo tem o seu ônus e bônus, porém os seus ônus foram mais necessitados de atenção. O que os atletas podem fazer é viabilizar novas manobras para tempos como este para manter a forma física e não serem pegos de supetão, pois realmente os atletas não tem muito o que fazer em comparação as organizações. Imprevistos acontecem, mas os clubes, empresas, grupos envolvidos em geral no mundo dos esportes, devem depender menos possível do recurso de terceiros, pois apesar das organizações esportivas mais bem estruturadas sofrerem para se manter nesses tempos difíceis, elas sobrevivem. Ao contrário do que vemos com boa parte da realidade do esporte no Brasil e mundo. É visível que o esporte em geral virou um business – alguns mais do que outros, pelo menos por enquanto -, contudo, muitas organizações em geral desse mundo ainda não se comportam como tal. Se não fizerem a sua própria parte a tendência é só piorar e como brasileiro parece gostar de aprender do modo mais difícil, se nada mudar, assim será. Essa dificuldade de se manter é compreensível no que tange: país de origem, moeda de uso, tipos de renda, etc. No entanto, ao menos uma semi-independência é necessária para sofrer menos em tempos de crise e assim não serem afetados por toda e qualquer mudança que ocorrer, pois mudanças fazem parte de um processo comum e devemos estar suscetíveis a elas.
Da atuação do psicólogo do esporte, a parte mais difícil de saber é onde ela é mais importante, se na formação do atleta, na atuação do profissional ou quando ele se torna craque.
O objetivo principal do psicólogo do esporte é o desenvolvimento de habilidades para que o esportista melhore seu rendimento.
No esporte, muitos fracassos ocorrem não devido à falta de talento, de bons técnicos e treinos, mas de psicologia.
"Faça da sua vida, um esporte: pratique o bem, corra atrás dos seus sonhos e jamais abaixe a cabeça diante de uma derrota, pois no campeonato da vida só vence quem prevalece com tenacidade."
No esporte a parte física e mental são importantes, mas quando essas duas coisas não consegue atingir seu potencial, é o coração que te empurra.
No esporte o atleta tem que buscar se superar a cada dia, criar novas habilidades, treinar e saber usar das potencialidades e qualidades já existentes . O resto vem com tudo isso.
A oscilação no esporte é o sinal que o atleta está indo em busca do seu melhor. Caso contrário desistiria na primeira recaída.
19 de julho, comemora-se o dia nacional do futebol, esporte que é quase uma religião. Atletas que ganham milhões de reais por serem os artistas do espetáculo que proporciona emoções imprevisíveis para milhões de pessoas que pagam por isso. É justo? Claro que é. Se geram muito mais dinheiro do que recebem, o fazem por merecer. (Artigo "Futebol é coração")
- Relacionados
- Frases sobre esporte que ressaltam sua importância
- Frases de esporte e educação para motivar e ensinar valores
- Frases sobre atividade física para te motivar a sair do sofá
- Amizade no esporte: frases sobre união e espírito de equipe
- Frases de incentivo ao esporte infantil que motivam essa prática
- 78 frases de jogador de futebol para quem ama o esporte
- Poemas sobre Esporte