Espiritual
A Alma
Porque a alma tem desdobramentos incríveis...
Uma capacidade inexplicável,
um poder inimaginável.
Se a sua felicidade é sustentada pelas coisas materiais é preciso levar em consideração que as coias materiais acabam...
Não nos deixes cair em tentação
Daniel Schaeffer, em seu livro, Dançando Com Uma Sombra, conta como os esquimós matam os lobos: esses habitantes do Círculo Polar enterram uma faca no gelo, com pedaços de carne fresca na lâmina. “Os lobos sentem longe o cheiro de sangue e vêm devorar a carne”. Com isso, a língua ferida começa a sangrar. E eles sangram até morrer.
Cuidado com as facas que Satanás enterra no gelo deste mundo! O nosso inimigo também quer ver a nossa alma sangrar até morrer. Existe tentação, ensina a Palavra, e o próprio Senhor Jesus foi tentado. Todos os apóstolos e todos os crentes foram e são tentados. Crente nenhum está livre de ser tentado. Daí Paulo aconselhar: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia” (1Co 10.12). Todos somos susceptíveis às quedas espirituais. Como bem lembrou Bernanos, escritor francês, “O melhor cão pode ficar danado”.
A Bíblia ensina que a tentação jamais é uniforme. Ao contrário, ela é inteligentemente diversificada. De tal modo que para cada tipo de pessoa há uma tentação adequada. Alguns de nós são tentados na área das finanças, outros na área da sexualidade, outros na área do uso da língua, outros na dos vícios, outros no complicado espaço dos relacionamentos pessoais, outros na arena política... além da tentação da omissão, de cruzar os braços, fingir que está dormindo. Ou seja, sobra tentação para todo mundo. Sem falar naquela que ataca alguns crentes no domingo de manhã: a de abandonar a nossa congregação, como se lê em Hebreus 10.25. Embora a tentação seja universal, suas manifestações são particulares. O que é tentação para mim pode não ser para você. E vice-versa.
Já que todos somos ou seremos tentados, Jesus instrui os crentes a orarem francamente ao Pai pedindo livramento da tentação. O Pai pode nos fortalecer com a sua presença, com a sua Palavra, com o seu poder. “Senhor, não nos deixes cair em tentação”.
Pr. João Soares da Fonseca
Estamos atravessando momentos difíceis e famílias estão sendo oprimidas com todo tipo de ataque. Precisamos ir à luta espiritual e não deixamos a responsabilidade humana de lado. Deus age e PODE todas as coisas, mas é preciso o homem fazer a sua parte dentro daquilo que Deus requer, caso contrário... É remar contra a maré.
Mesmo no escuro das almas,
Seu amor haverá de penetrar;
Assim: Iluminarás vidas,
É que o amor realiza milagres!
A música nós faz sentir melhor,
nós faz viajar no tempo e com ele dançamos com nossas emoções voltadas em um passado que já muitos não se encontram no presente...porque partiram para outro plano espiritual.
Flor sem perfume,
Carta sem destino,
Bússola sem norte,
Dia sem sol;
Fica assim o mundo!
Entristece a lua,
Chora o sol;
Quando filhos de Deus,
Negam a própria origem!
Não devemos confundir espiritualidade com religião como muitos. Porque apenas uma religião não nos fará crescer, nem tão pouco desenvolver espiritualmente.
Mas estou eu para escutar aquela palavra que sai do coração, porque uma coisa é querer, e outra é amar, pensado e sentido, o sentido sai do coração espiritual, e é por isso que te amo e te amarei até a eternidade onde tudo é invisível e transparente, lembro que uma vez me pediu que mudasse meus te amo, porque te amo, quando aprendi a sentir... Ela não estava lá para ouvir.
A autopiedade é um dos mais infelizes e desgastantes defeitos que conhecemos. É um entrave a todo progresso espiritual e pode interromper toda comunicação eficiente com nossos semelhantes por causa de sua excessiva exigência de atenção e simpatia. É uma forma piegas de martírio no qual nós nos damos ao luxo, doentemente.
Noites mal dormidas, ansiedade e aflição;
O remédio parece não existir,
Mas afirmo a você que sim!
Suavize os sentimentos da alma e do coração,
Este é o remédio, embora possa lhe parecer que não.
Uma vida espiritualizada pode significar diferentes coisas para pessoas diferentes, mas o que deve-se ter em mente que vida espiritual é simplesmente alguma coisa que nos ajude a compreender o nosso eu. Qualquer coisa em nossas ações cotidianas que nos leve na direção do "eu sou". Destarte, aquilo que intuímos no íntimo - que existe poesia e razão na nossa existência - adquire uma forma cada vez mais concreta. Uma vida espiritual aparece menos por interiorizações e mais por atitudes. Assim é a lei.
Que de hoje em diante a vida de cada um seja preenchida com toda a alegria e amor,
e que a paz seja como os primeiros raios de sol de uma linda manhã,
que estes raios possa irradiar cada canto de nossas casa e iluminar cada canto do nosso coração, e
que nada venha interromper a felicidade que cada momento de nossas vidas brilhe maravilhosamente como o sol.
Que de hoje em diante nos possamos percebe o quanto é bonito ver as flores nos jardins, e como é bom sentir a brisa fria e leve de cada manhã.
Que de hoje em diante nos possa ver nas cores da natureza que preenche os nossos olhos, muito alem do horizonte, e assim encontrar o nosso caminho.
Para construir qualquer coisa, em qualquer sentido, deve-se ter a necessária preocupação em firmar uma base, no mínimo adequada ao que se espera no futuro. Na natureza, encontramos um exemplo simples: “A semente quando germina, começa pela raiz e não pelas folhas. Antes das folhas surgem os galhos.” É simples, não é? Entretanto, muitos querem começar pelos frutos. Melhor seria partir de vez para construir a necessária base sólida e estável, procurando saber em seu ser onde se quer ir e até onde a realidade, a sua realidade espiritual permite alcançar. Melhor também seria avaliar nossas condições físicas, mentais, emocionais, morais e espirituais, aperfeiçoando, inclusive, o nosso ser mental, astral e físico para compreender o que pode e o que não pode em um determinado momento.
Se atropelarmos a evolução racional, antecipando processos na retirada de nossas “cascas”, o cerne não estará preparado para ficar em pé. Fica realmente difícil atingir a plenitude espiritual sem experimentarmos as correções morais.
Se no mundo físico encontramos expressões do tipo: “não colocar a carroça da frente dos bois”, que dirá no mundo espiritual?
A perspectiva de desenvolvimento e crescimento tem que cumprir etapas ou estágios mais ou menos longos. Não perdendo de vista as consequências de ações pretéritas e dos merecimentos do presente, não devemos esquecer das perspectivas do futuro. Tudo tem seu tempo, tudo tem seu espaço.
Você pode pouco com seu corpo físico;
Portanto, dê mais grandeza à tua alma,
Para que possa assim, ir muito mais além.
Se você realizada algo, com relevância em favor da humanidade;
Os valores matérias em sua vida serão acrescentados em conquencia disso.
Mas, existe outro fator ainda maior que deve ser levado em conta:
Você será imensamente rico, nesta e na vida que há de vir!
O acerto de contas virá, porém, não será com as pessoas, mas sim com Deus, por isso, agrade a Ele e não ao mundo.