Espiritismo
"O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais decorrentes dessas relações."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"Quem não conhece o Espiritismo, supõe que se podem produzir fenômenos espíritas, como se faz uma experiência de Física ou de Química. Daí a pretensão de sujeitá-los à sua vontade e a recusa de se colocar nas condições necessárias para os poder observar.
Não admitindo, como princípio, a existência e a intervenção dos Espíritos, ou, pelo menos, não conhecendo nem a sua natureza, nem o seu modo de ação, esses indivíduos se comportam como se operassem sobre a matéria bruta; e, desde que não obtêm o que pedem, concluem que não há Espíritos.
Colocando-se em um ponto de vista diferente, compreender-se-á que, não sendo os Espíritos mais que almas dos homens, todos nós, depois da morte, seremos Espíritos, e que, nestas condições, também estaríamos pouco dispostos a servir de joguete, para satisfação das fantasias dos curiosos."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
“Se um dia me perguntarem se o Espiritismo é uma Religião ou uma Filosofia de Vida, responderei que sobre a luz do Espírito Santo essas duas definições se tornam uma só. O problema gerado por essa indagação de que o Espiritismo é uma Religião ou uma Filosofia de Vida foi criado pelo descuido dos homens ao saírem definindo e dando conceito a tudo com base em sentimentos de medo, duvida e amor.”
O espiritismo tem suas ideologias
acreditam na reencarnação, a bíblia
fala que o homem só podem morrer uma
vez, anos e anos isso acontece monta se
uma teoria e se ganha fortunas com suas ideias....
O Espiritismo é a ciência positiva da alma.Não condena nenhuma religião...a única coisa que adverte e chama atenção é seguir a JESUS e cuidar do espirito através do arrependimento de suas faltas passadas.
O Espiritismo não efetua aos seus adeptos quaisquer exigências, todavia quem toma consciência de seus postulados sente-se naturalmente constrangido a ceder de si mesmo, cada vez mais.
"Entre o Espiritismo e outros sistemas filosóficos há esta diferença capital; que todos estes são obras de homens mais ou menos esclarecidos, ao passo que, naquele que me atribui (o Espiritismo), eu não tenho o mérito da invenção de um só princípio. Diz-se: a filosofia de Platão, de Descartes, de Leibnitz; nunca se poderá dizer: a doutrina de Allan Kardec; e isto, felizmente, pois que valor pode ter um nome em assunto de tamanha gravidade? O Espiritismo tem auxiliares de maior preponderância, ao lado dos quais somos simples átomos. "
Allan Kardec, O Que é o Espiritismo - Cap. I, 2° diálogo: 'Elementos de convicção'
" O Espiritismo não disse ainda a sua última palavra... "
O Moinho de Vicq-sur-Nahon”, publicado na Revista Espírita 1867, mês de abril:
[…] estamos longe de conhecer todas as leis que regem o mundo invisível, todas as forças que este mundo encerra, todas as aplicações das leis que conhecemos. O Espiritismo não disse ainda a sua última palavra, muito longe disto, não mais sobre as coisas físicas do que sobre as coisas espirituais.
"Os esclarecimentos e as advertências oferecidos pelo Espiritismo constituem um barco de segurança para a travessia orgânica no processo evolutivo".
Ja Frequentei espiritismo,joguei buzios,pai e mãe de santo... Mais nada deu certo,me mostraram um cara chamado DEUS,falei com ele...e acredite,foi incrivel não deu certo,Deu muito mais que certoo. Foi DIVINO.
"O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.
Um tema tão grandioso e importante como o espiritismo , não pode ter um dono, os colaboradores são muitos e qualquer tipo de partido ou verdade absoluta deve ser entendida como fanatismo! E isso não condiz com a Doutrina espírita.
Não confunda Espiritismo com os Espíritas.
Espiritismo é uma proposta do Cristo.
Nós, espíritas estamos no caminho da renovação...
" O Espiritismo matou a morte. Nele é comprovado que o túmulo da morte é a vida e vida inevitável. "
Espiritismo é algo que controla a sua mente, torna a sua vida escrava, deprimente e cheia de propósitos místicos, trazendo uma religião morta, infrutífera e frustrada, sem os oráculos de Cristo.
PORQUE AS RELIGIÕES TEMEM O ESPIRITISMO?
O preconceito antiespírita assemelha-se muito à prevenção contra o Cristianismo, no mundo antigo. As pessoas que temem o Espiritismo não conhecem a doutrina, dão ao termo aplicações indevidas, perdem-se num emaranhado de lendas e suposições a respeito das sessões espíritas.
Em geral nos acusam de endemoniados, necromantes, feiticeiros e coisas do mesmo teor, como faziam gregos e romanos com os cristãos primitivos. E essas deturpações do Espiritismo não são apenas orais, correndo entre pessoas simples. Figuram também em publicações eruditas, revistas, jornais, livros de ensaios e estudos, com signatários cultos.
Pitágoras já dizia que a Terra é a morada da opinião. E como a opinião é a coisa mais frívola que existe, a mais incerta e a mais irresponsável, não é de admirar que tanta gente opine sobre o que não conhece. Mesmo entre os letrados, a opinião é um hábito enraizado. Mas é evidente que, quando se trata de uma doutrina espiritual, esposada por tantos homens de projeção no mundo das ciências e do pensamento, em todo o mundo, as pessoas de cultura, ou mesmo de mediana cultura, deviam ter mais cautela ao se manifestarem a respeito. Porque se é livre o direito de opinar, não é menos livre o direito de se julgar o senso de responsabilidade de quem opina.
O maior motivo de temer do Espiritismo é o próprio temor. Ou seja: é a covardia humana, essa terrível covardia que faz os homens estremecerem de horror diante do perigo de mudarem de posição diante da vida e do mundo. O Espiritismo, entretanto, não exige outra mudança, senão a da concepção estreita de uma vida utilitarista e falsa, para a ampla concepção de uma vida espiritual, profunda e verdadeira.
Quanto ao problema das relações com o mundo invisível, o Espiritismo não estabelece essas ligações, que existem na vida de todas as criaturas, mas apenas as explica e orienta, dando-lhes o verdadeiro sentido no processo da existência.
Temer o Espiritismo é temer a verdade, que os seus princípios nos revelam, apesar de todos os que lutam para deturpá-los.
Afirmar que o Espiritismo e o Espiritualismo são a mesma coisa e que ambas são de baixa vibração, seria como afirmar, a não existência de diferença de sabor e odor entre a água de uma nascente e a água do mar...
Não precisam temer o Espiritismo, pois a doutrina não usa o poder do convencimento para angariar adeptos... As pessoas se tornam espiritas por pura convicção e por se verem diante de uma verdade inquestionável...
(Ivânio Lima Martins, baseado no livro “O Homem Novo” de J. Herculano Pires)
O Espiritismo não se arvora como uma religião, mas como um perfeito amor a todas as religiões, pelas quais tem o maior respeito.
“A Parapsicologia tem explicação para a psicografia, como tem para todos os fenômenos do espiritismo.”
O espiritismo ensina que o espírito não precisa necessáriamente aparecer como sua última reencarnação, mas sim da maneira que achar melhor e apropriado. Quem disse que João é o Elias foi Jesus, então querer questionar os espíritas é blasfemar contra Jesus. Veja...
Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele.
Pois todos os PROFETAS e a Lei profetizaram até JOÃO. E se vocês quiserem acreditar, JOÃO é o ELIAS que havia de vir, Aquele que tem ouvidos, ouça!
Mateus 11:12-15
Como podemos ver, quem afirmou que JOÃO É O ELIAS foi Jesus e não os espíritas, então vai questionar Jesus e não os espíritas. Pra confirmar, veja o que Jesus falou na transfiguração....
os apóstolos Pedro, Tiago e João perguntaram a Jesus, após a Transfiguração, sobre a volta de Elias: “Por que, pois, os escribas dizem que é preciso que Elias venha antes? Mas Jesus lhes respondeu: é verdade que Elias deve vir e restabelecer todas as coisas; mas eu vos declaro que Elias já veio, e não o conheceram, mas trataram como lhes aprouve. É assim que eles farão sofrer o Filho do Homem. (Então seus discípulos compreenderam que era de João Batista que lhes havia falado”.) (Mateus 17:10)
Os discípulos entederam muito bem, João não lembrou que era Elias quando perguntaram, porque nós não lembramos de quem nós fomos em outra vida, mas só pelo fato de terem perguntado, é porque já esperavam a volta de Elias, não é verdade?
Na Epístola aos Hebreus (11:35), onde se lê: “Mulheres receberam os seus mortos pela ressurreição”, vemos que são as “mulheres” e não os homens, pois elas é que podem gerar em seus ventres os corpos destinados à reencarnação, ao ressurgimento dos espíritos “mortos” no mundo físico.
Se eu for ficar sitando passagens de reencarnação existem milhares na bíblia, não a palavra reencarnação porque ela foi criado por Kardec.
A comunicação entre Jesus vivo na carne e os espíritos de Moíses e Elias e inquestionável.
Se a nossa esperança em Cristo fosse em apenas uma vida, seríamos os mais infelizes de todos os homens. 1 Coríntios 15:19