Espiritismo
" O Espiritismo matou a morte. Nele é comprovado que o túmulo da morte é a vida e vida inevitável. "
"Entre o Espiritismo e outros sistemas filosóficos há esta diferença capital; que todos estes são obras de homens mais ou menos esclarecidos, ao passo que, naquele que me atribui (o Espiritismo), eu não tenho o mérito da invenção de um só princípio. Diz-se: a filosofia de Platão, de Descartes, de Leibnitz; nunca se poderá dizer: a doutrina de Allan Kardec; e isto, felizmente, pois que valor pode ter um nome em assunto de tamanha gravidade? O Espiritismo tem auxiliares de maior preponderância, ao lado dos quais somos simples átomos. "
Allan Kardec, O Que é o Espiritismo - Cap. I, 2° diálogo: 'Elementos de convicção'
" O Espiritismo não disse ainda a sua última palavra... "
O Moinho de Vicq-sur-Nahon”, publicado na Revista Espírita 1867, mês de abril:
[…] estamos longe de conhecer todas as leis que regem o mundo invisível, todas as forças que este mundo encerra, todas as aplicações das leis que conhecemos. O Espiritismo não disse ainda a sua última palavra, muito longe disto, não mais sobre as coisas físicas do que sobre as coisas espirituais.
O Espiritismo não se arvora como uma religião, mas como um perfeito amor a todas as religiões, pelas quais tem o maior respeito.
PORQUE AS RELIGIÕES TEMEM O ESPIRITISMO?
O preconceito antiespírita assemelha-se muito à prevenção contra o Cristianismo, no mundo antigo. As pessoas que temem o Espiritismo não conhecem a doutrina, dão ao termo aplicações indevidas, perdem-se num emaranhado de lendas e suposições a respeito das sessões espíritas.
Em geral nos acusam de endemoniados, necromantes, feiticeiros e coisas do mesmo teor, como faziam gregos e romanos com os cristãos primitivos. E essas deturpações do Espiritismo não são apenas orais, correndo entre pessoas simples. Figuram também em publicações eruditas, revistas, jornais, livros de ensaios e estudos, com signatários cultos.
Pitágoras já dizia que a Terra é a morada da opinião. E como a opinião é a coisa mais frívola que existe, a mais incerta e a mais irresponsável, não é de admirar que tanta gente opine sobre o que não conhece. Mesmo entre os letrados, a opinião é um hábito enraizado. Mas é evidente que, quando se trata de uma doutrina espiritual, esposada por tantos homens de projeção no mundo das ciências e do pensamento, em todo o mundo, as pessoas de cultura, ou mesmo de mediana cultura, deviam ter mais cautela ao se manifestarem a respeito. Porque se é livre o direito de opinar, não é menos livre o direito de se julgar o senso de responsabilidade de quem opina.
O maior motivo de temer do Espiritismo é o próprio temor. Ou seja: é a covardia humana, essa terrível covardia que faz os homens estremecerem de horror diante do perigo de mudarem de posição diante da vida e do mundo. O Espiritismo, entretanto, não exige outra mudança, senão a da concepção estreita de uma vida utilitarista e falsa, para a ampla concepção de uma vida espiritual, profunda e verdadeira.
Quanto ao problema das relações com o mundo invisível, o Espiritismo não estabelece essas ligações, que existem na vida de todas as criaturas, mas apenas as explica e orienta, dando-lhes o verdadeiro sentido no processo da existência.
Temer o Espiritismo é temer a verdade, que os seus princípios nos revelam, apesar de todos os que lutam para deturpá-los.
Afirmar que o Espiritismo e o Espiritualismo são a mesma coisa e que ambas são de baixa vibração, seria como afirmar, a não existência de diferença de sabor e odor entre a água de uma nascente e a água do mar...
Não precisam temer o Espiritismo, pois a doutrina não usa o poder do convencimento para angariar adeptos... As pessoas se tornam espiritas por pura convicção e por se verem diante de uma verdade inquestionável...
(Ivânio Lima Martins, baseado no livro “O Homem Novo” de J. Herculano Pires)
Minha crítica ao espiritismo é que segundo a própria lógica espírita não faz sentido algum a alma mais evoluída ir para o céu ou algum lugar tão bom quanto. A alma mais evoluída deveria ir ajudar as pessoas no inferno e então sim teríamos lógica, ressalvada a possibilidade de o inferno ser na terra.
Se Deus pudesse mostrar, no espelho do quarto de quem pratica o espiritismo, aqueles que consultam como mortos, veriam os demônios pedindo as suas almas para virem para o outro lado da vida.
Quando grupos erguidos em nome do Espiritismo se abatem perante conflitos e discórdias, as trevas assinalam uma vitória por apagar um ponto de luz.
Preguei a verdade contra o catolicismo e o espiritismo, porque eles ainda não conhecem o poder do cristianismo.
O Espiritismo, não pede a ninguém para ser hipócrita a ponto de ver um ser que veio em busca de redenção tombar pelas mãos de quem claramente se mostra do lado do mal sem nenhum sintoma de arrependimento e de busca de ascensão e fingir que nada está acontecendo...
Sou católico, mas sou muito ligado ao espiritismo e acredito que estou pagando pelos erros que pratiquei na minha vida passada, pelas circunstâncias que me encontro hoje, pratiquei coisas ruins e pelo jeito muitas pessoas deve ter sofrido em minhas mãos. Eu não sei o que eu fiz, mas com certeza o meu espírito sabe, mas de uma coisa eu sei, eu me arrependo por todo os pecados que cometi e isso vem do fundo da minha alma. Quero reparar todos os meus erros e somente à uma maneira de isso acontecer que é através do arrependimento. Quero pagar por cada erro que cometi e também quitar toda minha dívida em relação aos meus erros. Eu quero pedir perdão a todos os espíritos que fiz mal, se eles não me perdoarem eu irei compreender, quanto ao meu espírito ele irá perdoar todos aqueles que me fizeram mal e também aqueles que me prejudicaram no futuro.
Durante os anos que frequentei o espiritismo aprendi muitas coisas, outras não consegui compreender e umas tantas não será nesta existência que entenderei. Mas uma coisa que aprendi, é que não existe alento possível para aplacar a dor da momentânea despedida, os medos próprios da humanidade muitas vezes não nos permite compreender bem este processo, que mesmo eu dentro da minha fé não entendo totalmente, e também tenho os meus temores, partilho a dor deste momento, pois a mim também faz pesar. Essa dor de agora não irá passar, ela irá se transformar em uma imensa e suportável saudade. O melhor que podemos fazer diante de nossa infinita pequenez é nos tornarmos para os que nos antecederam um lindo farol, uma luz de esperança, um brilho que bate do lado de lá e nos retorna como um suave alento.
O Evangelho Segundo o Espiritismo é um elixir de humildade que devemos tomar diariamente para nos tornarmos humildes. Ele veio para dar ao estudioso espírita o pão de Deus, o alimento para aqueles que o buscam.
Se o espiritismo falar mais alto do que o cristianismo, pago caro se a fé dos mortos interagirem no mundo dos vivos.
Espiritualidade Aguçada
Tenho uma
tendência muito
forte para o espiritismo.
Pois tenho uma
espiritualidade aguçada.
No sentido de sentir
o que é melhor
para a humanidade…
Certo que muitas pessoas
me buscam para conselhos
e ou conversas a respeito.
Eu tenho uma paz, que transluz!!!
O espiritismo está acima de todas as doutrinas da terra:
no topo é o número um das religiões dos mortos, sendo a mais antiga e a primeira que existiu no Éden.