Esperto
O analfabeto e idiota trás consigo a soberba de se achar bem maior, bem melhor e mais esperto que os outros, mas a vida diante de tanta esperteza sem sentido por si só sempre desperta a louca verdade e o final é triste.
"" Quando começar a preferir o silêncio. fique esperto, pode ser a idade te convidando a se acomodar...""
Quem acha que vale muito nessa vida de 100 anos por ter dinheiro que é o “esperto” e enriquece a custa dos outros sendo desonesto, garanto que sua alma não vai ser nada no Reino de Deus, nem para que fosse entrar no reino do tamanho de uma formiga a sua alma jamais vai entrar. Mas dos justos e os bons herdarão o Reino de Deus!
" Você se acha esperto? Roubando, mentindo enganando, trapaceando kkkkkkkkk....Tudo que você conquista com o erro te atrapalha todinho."(risos).
Faz isso de traição porque como um macaco se achando esperto. Eles só largam um galho quando segurando bem forte outros problemas. E assim vivem macacos pulando de galho em galho.O ser humano, sendo um animal semi-racional e semi-irracional, não nasceu para ser monogâmico, mas apenas para procriar populacionar e encher o mundo com outros Indivíduos problema que carregam geneticamente os seus mesmos problemas, assim como a maioria dos outros animais. Raras são as exceções.
Eu finjo que não percebo, mas estou observando tudo. O esperto se faz de bobo para ver até onde o burro se faz de inteligente. Nesse jogo sutil, cada movimento é estratégico, e cada palavra tem um significado oculto. Por trás do meu sorriso sereno, estou atento a cada detalhe, absorvendo informações e compreendendo motivações. Aprendi que nem sempre é prudente revelar as cartas que tenho na manga, pois o conhecimento é poder e a paciência, uma virtude. Às vezes, é mais sábio agir com discrição, permitindo que outros revelem suas intenções sem interferência. Afinal, a melhor defesa é a percepção aguçada, capaz de desvendar as tramas sutis que permeiam as interações humanas. Enquanto alguns tentam me iludir com suas artimanhas, observo calmamente, sabendo que minha aparente ingenuidade é apenas uma estratégia para extrair informações e desvendar as camadas ocultas das personalidades alheias. Não se trata de malícia, mas de autopreservação, de proteger meus valores e princípios enquanto navego pelo mar de relações complexas e desafios diários.
Os Confessionalistas
A confessionalidade é apenas um modo esperto (desonestidade e proselitismo) de tratar como definitivo e canônico aquilo que não é definitivo, canônico e nem infalível.
Frequentemente escuto algumas criaturas nas redes sociais ou em alguns púlpitos arrotando: “eu sou presbiteriano confessional”, “eu sou luterano confessional”, “eu sou anglicano confessional”, como se eles fossem alguma casta de cristãos especiais (espécie de Illuminatis gospels) e todos os outros cristãos fossem uma espécie de casta inferior (dálites ou xudras).
Para os confessionalistas, seguir minuciosamente os documentos da sua instituição, letra por letra, é ser um cristão hiper-mega-power-salvo-sacro-santo. O que essa gente ainda não entendeu, é que ninguém dá a mínima para essa babaquice deles. Essa postura é apenas uma CONFISSÃO (trocadilho foi intencional hahaha) arrogante, que pressupõe a infalibilidade dos seus credos, tornando esses documentos em pé de igualdade com as Escrituras Sagradas, o que é um absurdo!!!
A prova dessa aberração patética e arrogante, é que quase nenhum dos confessionalistas é humilde para reconhecer que esses documentos são produções humanas, e por isso em diversos pontos contem declarações erradas, obsoletas e algumas até absurdas, quando comparadas com a Bíblia e a ortodoxia. Outro ponto absurdo nessa postura, é que esses confessionalistas são quase todos indispostos a iniciativa de dialogar com outras tradições cristãs em busca de um vínculo de unidade. Afinal, para eles, apenas a sua tradição está correta.
Precisamos lembrar que existem várias tradições protestantes, que divergem em muitos pontos importantes, portanto, todas não podem estar corretas ao mesmo tempo. Essa postura irredutível e arrogante dos confessionalistas não faz sentido algum, como se o seu reformador (ídolo) particular fosse o único que conservou o Evangelho e a doutrina dos Apóstolos em sua forma mais pura.
Os documentos confessionais são importantes, mas são produções humanas; não canônicos; não estão em pé de igualdade com as Escrituras Sagradas e se contradizem em diversos pontos entre si.
Pense nisso e ótima semana!
No Verbo que se Fez carne e é o único Caminho, Verdade é Vida, Marcelo Rissma.
Uma questão shakespeareana de ser ou não ser: ser bobo feliz ou esperto infeliz? Se Einstein fosse responder, ele ponderaria que depende do tempo em que se é feliz sendo bobo e infeliz sendo esperto. Entretanto, para Carlos Drummond de Andrade, a resposta seria objetiva: 'Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.'"
Ramalhete Cor de Cinza
E sendo mais esperto que um diabo
Na esquina quente de andar quadrático
No caminhar em círculos de uma escada
No sentar ausente à mesa
Na cadeira quebrada que balança
No olhar gelado e trêmulo
No andar de andor e lavar
No andor daquela dor
No passo em falso de um verdadeiro
No realçar da louça que brilha
No olhar orgulhoso de um não qualquer
No aperto de mão de uma amigável
No despertar de si e de ir
No encanto em meio ao meio
No meio todo em meios poucos
Na vida breve e desencantada
Na petiscada de um petisco
Na virada de ida da partida amiga
Alguém será esperto o suficiente para escolher sorrir de seus "pitis" ao invés de sentir saudade deles.
Mesmo sendo o mais forte,o melhor soldado,o mais esperto e etc.
Sempre o ser humano está condenado a falhar,mesmo que seja raro.
De onde eu venho, se quiseres fazer o mal, terás que ser esperto, se quiseres fazer o bem, terás que ser esperto duas vezes.