Esforço e Estudo
Há pessoas que se esforçam tanto para criarem mentiras, sustenta-las e vive-las. Eu aprendi nessa vida a fingir que acredito, que não vi e que não sei. É mais simples.
Nem todos irão reconhecer o nosso esforço. Desta forma, temos que, constantemente, aprender a lidar com isso.
Não há viagem sem obstáculos, esforço, aprendizado, malas feitas e desfeitas, encontros e desencontros, fé e paisagens para emocionar os olhos do coração. Assim é a vida.
O esforço define o preço que desejo pagar para realizar os meus sonhos, cumprir as minhas metas, e produzir os resultados que são importantes para o meu trabalho, para minha família, para a igreja a qual participo, para a sociedade que estou inserido, e principalmente, para Deus que concedeu-me o dom da existêcnia, de ser e viver.
O que aprendi com a psicologia em 9 anos foi algo duradouro e permanente. Aprendi que mudanças exigem tempo e, principalmente, esforço. Ocorre que nós vivemos na Era do imediato. Tudo tem que ser rápido, instantâneo e cosmético. "Perca 10 kg em uma semana com a dieta milagrosa das celebridades", "Tenha o corpo dos sonhos com o 'Dr. Perfeição". E nessa busca acabamos pondo em risco nossa saúde. E existe uma fórmula para a mudança. Ela se chama repetição contínua de um determinado comportamento esperado, até que se torne um hábito. Não há atalhos. E se porventura houverem, levarão a objetivos falhos.
Mude, mas mude gradativamente.
É mais fácil acreditar que não vai conseguir, porque a vitória demanda trabalho e esforço insuperáveis
Fidelidade não é escolha, é essência.
Ninguém aprende, ensina ou a exige, nasce com ela, assim como um bom caráter.
Não há esforço, se É.
Reinverta-se, não é fácil! É preciso um conjunto de conceitos absorvidos por aprendizagem "forçada", ou "esforço", ou recebido por herança genética, são aqueles que conseguem se adaptar ao entorno.
Discuti muito, aprendi que nunca é tarde demais para recomeçar, aprendi que as pessoas são diferentes, aprendi que não quero discutir nada com ninguém, aprendi que um ser humano é reconstruído ao longo das fases da vida, aprendi a não ligar para o que diziam.
A felicidade está naquilo que somos e não naquilo que possuímos, eu já menti, cobicei, odiei, eu já fui um ser humano melhor ou pior, eu já agi na defensiva, já levei tudo para o lado pessoal e fiquei me justificando por mais de meia hora, eu já fui vítima do acaso e já guardei segredos.
Já fui leal e me orgulho disso, já me acostumei com desafios perigosos e agir como homem, já me senti só em meio a um apinhado de gente, já me senti complicada, arredia, resistente, com necessidade neurótica de estar sempre certa.
Já enfatizei os aspectos positivos de adotar um estilo de vida saudável, com pensamento positivo, crença e luta, já fui bem sucedida e senti ciúmes, já sofri ausências.
Todo mundo passa por momentos difíceis, temos liberdade para assumir responsabilidade por nossa saúde e felicidade, todas as pessoas possuem pontos fracos e qualidades, somos diferentes e contraditórios em si, mas os meus princípios morais são os mesmos, mesmo que em alguma ocasião eu tenha feito tudo errado.
Esse é o charme da vida, a Lei do esforço, o viver sem ansiedade, com harmonia e amor, por isso desistir não é uma atitude própria minha, eu apenas procrastino, a minha mente borbulha e eu tenho felicidade e expectativas de felicidade.
É impossível escapar da persistente sombra da mortalidade, quando vez ou outra vou à velórios, onde vira e mexe tem alguém doente ao meu redor, quando palavras e atitudes que jamais deveríamos expressar culpa-nos diante daquela amiga que você deixou passar uma visita.
Os nossos pensamentos atraem para nossa vida tudo de bom e de ruim, já cheguei perto da morte e sobrevivi, hoje minha prioridade é viver e ter uma fácil convivência, é misturar cereais integrais com alegria, legumes com caridade, frutas com disposição e verduras com amor.
Hoje minha prioridade não é mais comprar vestidos, ou persistir em consertar o mundo, ou me calar por fora (por dentro não me calo nunca), ou ainda deixar pra lá os meus sofrimentos e minhas injustiças. Hoje minha prioridade é ser grata, é não sentir mágoa ou ressentimentos.
Hoje minha prioridade é me sentir bem, alegre e bonita, acesa para a vida, inventando todos os truques possíveis para enganar as frustrações que se apresentam.
A experiência vem quando praticamos o que aprendemos, vivendo situações, conhecendo novos meios. Não haverá crescimento se não houver esforço no aprendizado do que é novo.
Ana Paula Silva
Autora do Livro: Me Apaixonei Por Um Poeta
Imagino a vida assim, monótona, se nascêssemos sabendo de tudo que precisássemos saber sem esforço para adquirir o conhecimento, sem sentir a emoção da descoberta, do aprender!
Por isso faço dos meus erros ponte para o sucesso e não motivo de derrota!
A vida não é justa, nós aprendemos com os erros e carregamos as consequências. Eu aventurei sorrisos e fiquei com medo de me entregar de corpo e alma. Pensei até que pudesse ser mais uma paixão casual! Porém vi em você qualidades que sempre quis e temi! Temi por ter achado alguém tão perfeita no encaixe que sonhei e desestruturei meus sentidos a ponto de continuar no erro! poderia apenas ter seguido meu coração e hoje estaríamos juntos (ou não)... mas carrego essa magoa dentro de mim! Eu sei que dói, dói também em mim perceber que certas coisas nunca vão ser esquecidas, certas escolhas jamais serão revertidas, no máximo conquistadas com o dobro de esforço, suor e amor...
Nos esforçamos para fazer tudo errado,
valorizamos o que perdemos,
estragamos as melhores oportunidades,
perdemos algumas amizades,
mas no final de tudo,
é assim que aprendemos!
"Há um dia perfeito em que realizamos todos os nossos planos e sonhos sem maiores esforços ou quaisquer dissabores, e nele podemos descansar de angústias e ansiedades, me refiro ao delicioso Amanhã..., o qual, inobstante sua magia, só existe no etéreo da nossa imaginação, portanto antes de se escravizar do porvir, trate de construir com segurança os seus passos no hoje."