Esforço
Eu me esforço para que gostem de mim, sempre me esforcei. Me esforço para aliviar a dor das pessoas. Eu me esforço porque não consigo enfrentar a minha.
PIONEIROS
[…] esforçando-me […] por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio. —Romanos 15:20
No início do século 19, o presidente americano Thomas Jefferson comprou o Estado de Louisiana, EUA, ampliando desta forma as fronteiras da república nascente “do mar ao reluzente mar”.
O problema no entanto, era que ninguém realmente sabia o que havia naquela vasta expansão de terra. Alguns mapas, contendo instruções claras para os pioneiros que viajariam pelos mares, seriam necessários. Os exploradores Lewis e Clark se tornaram, verdadeiramente, os primeiros pioneiros — preparando o caminho para a maior migração da história americana. Eles abriram uma nova trilha que outros seguiriam.
O compromisso de Paulo com o ministério era constituído por prioridade semelhante. Em Romanos 15:20, ele escreveu: “[…] esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio”. Ele queria que os seus esforços no ministério abrissem uma nova trilha — e outros seguiram; Timóteo, Tito, Marcos e Silas são apenas alguns dos que seguiram o caminho desbravado por Paulo.
Hoje os seguidores de Jesus têm o mesmo compromisso e levam a mensagem do Salvador às regiões mais remotas do mundo. Ao orarmos hoje, peçamos as bênçãos de Deus sobre Sua Palavra à medida que nós como Seus “embaixadores,” abrimos novos campos de evangelização em nossa geração (2 Coríntios 5:20). —WEC
Deus lhe deu uma mensagem para compartilhar; não a esconda. Bill Crowder
ESFORÇO PARA AJOELHAR-SE
O qual se esforça sobremaneira [...] nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. —Colossenses 4:12
Um pouco antes de John Ashcroft ser empossado como senador americano, ele se reuniu com a família e amigos para orar. Enquanto eles se colocavam ao redor dele, ele viu o pai tentando se levantar do sofá onde sentara. Como a saúde dele era frágil, Ashcroft disse-lhe: “Tudo bem, papai. O senhor não precisa se levantar para orar por mim.” O seu pai respondeu: “Eu não estou lutando para ficar em pé, mas esforçando-me para ajoelhar.”
O esforço do seu pai me faz lembrar o empenho que precisamos ter para interceder por um irmão na fé. No livro de Colossenses, Paulo se refere à Epafras como um servo que “se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus” (Colossenses 4:12). “Se esforça sobremaneira” é a tradução de um termo grego, da qual obtemos a palavra agonia. Ela era usada para se referir a lutadores que nos jogos de ginástica da Grécia se esforçavam ao máximo para vencer um adversário.
Epafras intercedeu por outros crentes para que se tornassem maduros em sua caminhada com o Salvador. Pedir a Deus para superar os obstáculos para o crescimento espiritual na vida dos outros exige nossa concentração e disciplina. Estamos dispostos a nos esforçar “sobremaneira” em oração para pedir a Deus que supra as necessidades dos nossos amados? —HDF
A verdadeira tarefa da vida é a oração intercessória. Dennis Fisher
ALEGRANDO A DEUS
É por isso que também nos esforçamos […] para lhe sermos agradáveis. —2 Coríntios 5:9
Andy Warhol, o pintor de pop-art de imagens americanas como a da sopa Campbell, disse uma vez: “No futuro todos serão famosos por 15 minutos.” Mas ele estava errado. Há milhares de pessoas que jamais conquistarão seu momento sob os holofotes. Alguns deles são homens e mulheres que passam a vida cumprindo tarefas como: trabalhar arduamente, educar corretamente os filhos, orar fielmente pelos outros, compartilhar sua fé com aqueles que ainda não conhecem Jesus. Eles ensinam na escola dominical, levam comida para os doentes, levam os idosos às consultas médicas e fazem outras incontáveis gentilezas.
Pode ser que estas pessoas jamais recebam reconhecimento fora do seu círculo familiar e de amizades. Com certeza, os seus nomes não são famosos. E apesar de estarem dispostos, e muitas vezes, se dedicarem sacrificialmente, é provável que não recebam muitas expressões de gratidão ou elogios pelo seu serviço. No entanto, Deus conhece a fidelidade deles e se alegra com a sua obediência.
Aprendemos em 2 Coríntios 5:9 a: “também nos esforçarmos […] para sermos agradáveis” a Deus. Quando, pela fé, cremos nele e entregamos nossas vidas à Sua obra, Ele se alegra (Hebreus 11:6). Essa é a nossa recompensa, pois a aprovação de Deus é sempre mais doce que o aplauso da multidão. —CHK
Deus considera agradáveis as obras que são realizadas a Seu serviço. Cindy Hess Kasper
De tempo as coisas, só não espere que o tempo te dê aquilo que você não se esforça para ter ou algo que você nunca plantou e que queira colher.
É esforço do homem se desgarrar de coisas pequenas para abraçar coisas maiores. A caminha consiste em dar para receber..
Existem situações que são planejadas pelo universo que por mais que você se esforce, jamais poderão acontecer de maneira diferente. E você como bom praticante da vontade, insiste. Sonha inesgotavelmente. Até chegar a conclusão do impossível e não há nada mais difícil que desistir.
Uma vez me disseram que eu... ah, já nem sei o que disseram e, tampouco, faço esforço para lembrar. Estou com preguiça de escrever agora, minha alma está cansada, a cabeça pesa. Não me peçam para contar o que sinto, pois sinto tanta coisa e, ao mesmo tempo, não sinto coisa alguma.
Amanhã, sim. Amanhã eu lhes contarei o que passo. Amanhã escreverei o roteiro da minha vida, irei fazer um ensaio e apresentarei esta magnífica peça que é a minha vida. Mas hoje não. Não, não, não... Hoje não! Hoje estarei sozinha e descansarei minhas emoções. Elas gritam. Gritam muito. Céus! Já não basta estar doente dos olhos – estarei surda também?
Não: não quero pensar.
Deixe-me ver, deixe-me sentir. Só por hoje, não deixe que desperdice as sensações escrevendo. Deixe-me ser outra pessoa que não eu mesma. Criar outra coisa senão o que crio. Pensar em outras besteiras senão nas perversidades que me corroem o pensamento. Acontece que não sei criar outra coisa além daquilo que escrevo. Não sei ser outro alguém que não eu. E quem sou eu? Do que sou feita? Como escrever sobre as emoções se não sei do que são feitas?... Por cindo minutos! Por míseros cinco minutos! Permita-me apenas sentir!
Talvez eu tenha te visto primeiro, sem esforço chamei tua atenção ou quem sabe foi o oposto, fui visto por você e não resisti. Temos nossas particularidades que se misturam, se entendem, e dão muito bem, afinidades que leva a um conhecer estranho,mas que dá bons resultados e a certeza de querer ter você por perto deixar o tempo fazer o resto.
O processo de escalar é dolorido da medo, insegurança, exige esforço pra se tornar melhor, mais a visão da gente muda e a sensação de vitória chega
A dedicação, o esforço e o amor que imprimimos naquilo que fazemos refletem, exatamente, quem nós somos.