Escuta o que você não diz

Cerca de 1319 frases e pensamentos: Escuta o que você não diz

Realmente preferia morrer a comer sua comida e escutá-lo me chamando de "amor"

Eu moro em um lugar que por mais barulhos que se ouça, para eles a audição fica mouca e só se escuta a canção do vento e do mar!

Poucos têem a humildade de saber ouvir...Muitos só sabem falar...Quem escuta vai longe,quem só fala não vai a nenhum lugar...

Deus não me escuta

Ô, povo desligado! Mal-agradecido. Vocês acham que Deus não presta atenção em vocês, que não faz o que vocês pedem, que não ouve vocês, que demora pra resolver os seus problemas. É ou não é verdade?- Já pedi tanto pra Deus... Vocês dizem assim.
E acham que Deus nem deu confiança, porque vocês não veem os efeitos. Pois eu vou falar que vocês estão todos errados, quando pensam assim. E vou até provar.
Na verdade, Deus faz tudo em função de você. Ele pode, às vezes, não ouvir muito o que vocês falam, porque vocês falam demais e nem tudo vem do coração. Então ele escuta aquelas ladainhas, aqueles petitórios, porque ele é cheio de paciência, mas não deixa de fazer o que é certo e justo. Porém, ele lhe responde através das leis da vida.
Ele responde a cada mínimo gesto, a cada pensamento.
No fundo, a vida está sempre esperando pra ver como é que você vai agir, que é pra ela agir de acordo. Ela está de olho nos seus mínimos atos, e a tudo ela corresponde com um resultado.
Isto quer dizer que Deus não responde com conversa fiada, nem fazendo todas as suas vontades, mas responde na lei de ação-e-reação, que é a linguagem do infinito pra você entender. Deus lhe dá o que você dá. Deus lhe cobra o que você cobra. Deus sorri quando você sorri. Mas é firme, quando você abusa.
Veja bem. Olhe pra sua vida, e perceba esta mensagem velada, nos efeitos de suas atitudes, nas consequências do que você pensa, diz ou faz. Você vai ver que Deus está agindo, e não está demorando, pois a sua ação vem a partir do mesmo minuto e é sempre exata e certa pra você, justa, considerando os seus motivos particulares e a sua ignorância.
Observe como tudo vem pra você, pra servir exatamente ao seu progresso e à sua necessidade. Pense nisso, pra nunca mais achar que Deus é surdo às suas palavras. Acontece que Deus só dá atenção ao que realmente interessa.

A complexidade do ato de escutar está em que, por meio da escuta, entro em outros processos de conhecimento. Torno-me outra pessoa.

A gente escuta se der ouvidos.

Você pode até pensar que não, mas Deus ouve seu lamento, ele escuta o teu clamor, mesmo que seja só no teu silêncio ou no cair de uma lágrima. Deus sabe o que se passa com você, sabe o que tem acontecido dentro da sua casa, sabe os conflitos que tens passado com sua família, sabe até o que o seu pensamento tem dito em meio a tantas lutas. O que quero te dizer nesta noite é que ainda que tudo venha desabar, mantenha-se firme, não permita que estas lutas que você esta passanto te furtem a fé em Deus. Aguenta firme, porque o tempo de Deus não é o nosso , não pense que ele esta demorando, porque quando ele não diz nada é porque esta trabalhando e fazendo com perfeição aquilo que anseia seu coração. Eu não te conheço, não sei nada de você, mas o Senhor sabe cada noite de sono que você tem perdido, ele sabe o quanto você tem chorado pelos cantos , o quanto você difarça suas dores com um sorriso pra não preocupar as pessoas que você ama. O Senhor te conhece bem..... e ele quer apenas te abraçar e dizer que esta contigo e que te fará vencer mais esta , como ja te fez vencer tantas outras lutas. Se coloque de pé, se levante desta tristeza, de um brado de vitória , por que ele o Senhor, tem ouvido você....Acalme seu coração.......e não desista.......e se o que acabou de ler foi de encontro ao teu coração...digite amém ..e confirme tua vitória...

O tempo não cura tudo


— Alô?
— Oi! Quem é?
— Sou eu. Não precisa dizer nada, só me escuta.

Tudo bem? Como têm sido teus anos longe de mim? Cheguei hoje de viagem e pensei em te ligar. Sei lá, puxar um papo, te resumir minha vida nesses oito anos. Eu sei que a gente não se falou nesse tempo, e que eu, tampouco, respondi as tuas mensagens. É que andei tão ocupado que mal tive tempo de pedalar como antigamente. Na verdade, eu precisava de um tempo. Queria estar longe e não estender mais o nosso vínculo. Tu sabes que eu nunca fui muito bom com despedidas, e acredito que eu ainda devo me profissionalizar em “adeus”. Tu lembras daquela faculdade na qual eu queria passar tanto? Então, depois de três anos tentando, eu entrei. Foi a maior festa lá em casa. Minha mãe pensou em te ligar, mas não tínhamos mais o teu número. Ou melhor, foi o que eu disse pra ela. Até hoje a coroa insiste em dizer que tu és o melhor parceiro de festa que ela teve, e especialista em queimar todo o churrasco. Tenho tanta coisa para te contar que, se eu demorar muito, meu bônus acaba e só poderei te ligar amanhã. Tu sabes: “A vida tá difícil.” Meu bordão ainda é o mesmo. Afinal, sou graduando e não formado. Vais precisar ter um pouco de paciência caso escutes um “tututu” ao invés da minha voz. Há uns dois meses eu ganhei uma viagem com acompanhante para Bali, acredita? Para Bali, cara! Sim! Eu fui sorteado na agência que o Pedro trabalha. Na verdade, eu não sei se realmente foi sorte ou a desculpa dele maquiada para irmos juntos. Ah sim, nem te falei: estou namorando. O conheci naquele posto que a gente sempre comprava o teu cigarro que eu tanto odiava. Até que, do ódio, surgiu um amor. O guri é meio louco, mas é tri gente boa. Dirige um fusca, têm umas tatuagens mucho locas pelo corpo e um cabelo bagunçado que eu adoro. Ele sabe como me tratar bem. É doutor em me arrancar gargalhadas e faz questão de me mandar toda manhã alguma citação do Gabito Nunes. Pelo estilo do cara, não deveria se empenhar pela metade, mas, segundo ele, o amor é sujeito à mudança. Além dos seus defeitos já acostumados, quase morre a cada texto que eu publico. Ele acha que será uma carta de término, exatamente como eu fiz contigo aquela vez. Lembra?

Minha amiga me ligou na segunda, falou que tu vais te casar. É verdade? Só pode, né?! Teu rosto está estampado na coluna social que ela fez questão de digitalizar e mandar por e-mail. Por um lado eu fico feliz. O nosso plano de nos esquecermos deu certo. Mal e porcamente, mas deu. Eu também estou feliz. Mês que vem estou indo tirar umas férias na África. O Pedro tem fissuras por lá e o meu coração ainda bate quando vejo aquelas crianças com olhares que refletem a vida. Ainda vou morrer com a vontade de querer abraçar o mundo e resolver a vida dos necessitados.

Esse tempo longe fez eu entender que o amor não discerne distâncias, não conta as horas e que a saudade não vem a óbito com as substituições. Ou melhor, o tempo não cura tudo, só tira o incurável do centro das atenções. Existem saudades que passam a ser nossas amigas. Como uma filha, uma vez gerada, só podemos deixá-la de lado quando outra pessoa assumir e der um jeito de tratá-la. Antes de embarcar no aeroporto, uma senhora com roupas e acessórios de cigana pediu para ler minha mão. Interpretando minhas linhas turvas, graduada nas leis da vida, me encarou com dois olhos negros acompanhados de uma voz suave: “A memória conserva a felicidade dos momentos compartilhados e a mente faz o trabalho de lembrar o porquê não estendê-la. Não existe receita para a felicidade, não há fórmulas para o amor, não existirão remédios para a saudade. O coração tem memória, passe a respeitá-la! Não o subjugue, pois ele sabe muito bem a diferença entre lembrar e amar. Quem um dia amou, leva a saudade antiga no bolso para poder viver em paz com a novidade de um novo amor.”

Tututu…

Ótimo é aquele que de si mesmo conhece todas as coisas; Bom, o que escuta os conselhor dos homens judiciosos. Mas o que por si não pensa, nem acolhe a sabedoria alheia, Esse é, em verdade, um homem inteiramente inútil.

O grande sábio é aquele que escuta hoje para colocar limites amanhã.

Capoeira da inclusão

Se não ver, escuta, se não ouve, sente, se não anda, balança, se não fala, olha pra mim.

Autista tá tocando, tocando berimbau, cadeirante jogando, isso é inclusão social.

Já vi cego enxergando, já vi mudo falar, já vi quem não andava levantar para jogar

Força da capoeira, contagia quem vai, quer ver jogo. Venha visitar Apae.

Em cada estágio do caminho, escuta-se o aviso: "Esquece as coisas que ficaram para trás, continua para a frente."

"Devemos falar com Deus o tempo suficiente para poder escutá-lo."

Nunca suportei ser ignorada. Falar pro vento, enquanto o outro só escuta, não tem algo que me incomode mais. Se fosse pra falar sozinha, falaria na frente do espelho no meu quarto, então responde caramba. Tão pouco esperar. Tipo, um sms que você fingiu não ver, ou ter recebido... Será que é difícil entender que se eu quisesse longas expectativas, mandaria pelo correio? Carta simples ainda! Sou daquelas que manda a mensagem e espera no mínimo um ‘não enche o saco’ como resposta. Não espero ligação no dia seguinte, eu mesma ligo. E um dia desses, para confirmar ainda mais minha neura de ignorada pra sempre, uma amiga me disse: ‘a gente nunca deve negar a voz quando é solicitado, já pensou quantas pessoas morrem por dia, tentando dizer uma ultima frase e não conseguem?’ e não é que eu fiquei pensando nisso mesmo? Deve ser por isso que falo pouco... Não, a verdade é que nasci no dia das comunicações, dá um desconto, preciso falar! Por falar nisso, já decidiu por quanto tempo vai ficar sem conversar comigo? Ou continuar com essas respostas monossilábicas? Isso é tortura. Então vai: grita, dá showzinho, pode até xingar, mas não me deixa sem resposta. Do contrário, Deus saberá o que fazer com sua voz quando você mais precisar. Não é vingança, mas como estão dizendo mesmo por aí? Ah, lei do retorno.

Sinto a necessidade de pegar cada ser humano pelos ombros e sacudí-los com força e dizer: Escuta aqui, idiota nesse mundo acontecen mais coisas do que você acredita.

Escuta aqui, por que você não pega as suas piadinhas dos anos 80, sobe no último andar do Empire States, bate nesse peito de macaco velho, e tipo assim, se joga?

Escuta, há dois tipos de homens nesse mundo. Os que bebem e os que servem. Cale a boca e encha meu copo.

O nosso gemido por causa de uma dor física, muitas pessoas podem escutar.
Mas somente Deus escuta o gemido de dor da nossa alma.

Salmo 55

1 Escuta a minha oração, ó Deus, não ignores a minha súplica;
2 ouve-me e responde-me! Os meus pensamentos me perturbam, e estou atordoado
3 diante do barulho do inimigo, diante da gritaria dos ímpios; pois eles aumentam o meu sofrimento e, irados, mostram seu rancor.
4 O meu coração está acelerado; os pavores da morte me assaltam.
5 Temor e tremor me dominam; o medo tomou conta de mim.
6 Então eu disse: Quem dera eu tivesse asas como a pomba; voaria até encontrar repouso!
7 Sim, eu fugiria para bem longe, e no deserto eu teria o meu abrigo.
8 Eu me apressaria em achar refúgio longe do vendaval e da tempestade.
9 Destrói os ímpios, Senhor, confunde a língua deles, pois vejo violência e brigas na cidade.
10 Dia e noite eles rondam por seus muros; nela permeiam o crime e a maldade.
11 A destruição impera na cidade; a opressão e a fraude jamais deixam suas ruas.
12 Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me;
13 mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado,
14 você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus!
15 Que a morte apanhe os meus inimigos de surpresa! Desçam eles vivos para a sepultura, pois entre eles o mal acha guarida.
16 Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará.
17 À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz.
18 Ele me guarda ileso na batalha, sendo muitos os que estão contra mim.
19 Deus, que reina desde a eternidade, me ouvirá e os castigará. Pois jamais mudam sua conduta e não têm temor de Deus.
20 Aquele homem se voltou contra os seus aliados, violando o seu acordo.
21 Macia como manteiga é a sua fala, mas a guerra está no seu coração; suas palavras são mais suaves que o óleo, mas são afiadas como punhais.
22 Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.
23 Mas tu, ó Deus, farás descer à cova da destruição aqueles assassinos e traidores, os quais não viverão a metade dos seus dias. Quanto a mim, porém, confio em ti.

A poesia é um discurso com métrica e quem a escuta é invadido por um arrepio de estupor, uma compaixão que arranca lágrimas, um ardente desejo de dor e pelo efeito das palavras a alma sofre seu próprio sofrimento ao ouvir a sorte ou o azar de fatos e pessoas estranhas.