Escritor
Sou um poeta compositor, sou um músico escritor...
Prefiro ser apenas um homem, homem esse que te entrega o amor!
Para um escritor, o texto não precisa fazer sentido. As palavras surgem num passe de mágica, e então ele simplesmente coloca no papel cada fragmento do que está sentindo naquela hora.
Comentário de Claucio Ciarline, professor e historiador,escritor e poeta,sobre o livro JOAZ JEANETE Uma história de vida e de amor. de autoria de Yeda de Moraes souza Machado:
"Príncipe e princesa...
Personagens imortalizados pela história...
de livros , registros e jornais...
Eternizados por seus grandes feitos, por suas belas realizações...
Através dos olhos e sentidos por sua herdeira e escritora...
Que bem os pintou...Em tela suave...límpida...
Com a leveza da alma,e a textura do coração...
Que hoje nos mostra, na verdade,escancara...
Toda a emoção de uma vida, dedicada à família...
De encontros e ensinamentos,
Percepções e aprendizagens...
Ela, que é, dentre inúmeras outras coisas...
O fruto do amor, da união, da amizade...
Desde casal que bem nos soube nos legar,
a mensagem mais importante de todas...
E qual seria...Se não o Amor?
Juntos ...sempre juntos...Eles estavam...
O Príncipe e a Princesa desta maginífica obra...
Destinados à paixão e a tantos sentimentos,
que podem e que rodeiam os casais mais eternos...
E assim permaneceram...entre sorrisos, beijos e abraços...
carinhos e palavras, declarações...
Viagens...suspiros e emoções...
Até que um dia, uma lamentável dia...
O Príncipe partiu de encontro ao Rei, como bem a filha citou..
Deixando lágrimas e muita saudade...
A quem tanto o amava e o queria por perto...
sua família - O seu porto seguro!
Porto Seguro esse que vários outros poetas já bem definiram...
que pude ter...de conhecer...e mergulhar...
Descobrir.redescobrir...
Ler e sentir...este porto seguro em especial...
essa família, esse amor...
Da linda e envolvente história de ...
JOAZ e JEANETE!"
Coloquei meus pensamentos em uma caixa e queimei . Porque o verdadeiro escritor escreve o futuro , deixando de lado o passado .
O escritor é como um vulcão
em erupção constante
perturbando a ordem das coisas.
Já a gramática neste caso,
é como a virgem sacrificada
para apaziguar os deuses.
E o efeito sobrenatural e glorioso
neste final, é o estilo...
No Algoz do Navio Negreiro
Eu escritor, poeta e passageiro,
Acordei em meio ao algoz de um navio negreiro,
Observando cada sofrimento de um povo,
Em meio a um devaneio,
Qual será o objetivo tão plena perversão?
Gritos de arrepiar os cabelos,
Seres humanos jogados em meio ao mar,
Por mera ineficiência,
E eu ali assistindo este sofrimento, estas mortes e estes maus tratos,
Sem saber o que fazer,
Rezei para as noites sombrias que avistassem uma terra firme,
Fixei meus joelhos rentes ao solo da caravela,
E avistei terra firme.
Oh, povo sofrido,
Deram-lhe suas almas para o lucro e o aconchego dos burgueses,
Meu sofrimento também deste povo,
Em meio a minha veia a rastro de sangue negro,
Resolvi escrever em meio de minhas poesias,
A luta de um povo sofredor, batalhador,
Que nunca se entregou ou muito menos se abalou.
Numa entrevista, perguntado sobre sua obra, o aspirante a escritor disse, entre batidas de um coração embebido em ansiedade:
_Acho que meus textos têm um quê da sofisticação dos clássicos literários que, já há muito, habituei-me a ler. Essa sofisticação pré-molar, perdida entre repulsas circunscritas, próprios protestos e a necessidade - mais que absoluta - de renovação. Não gosto de trabalhos modernistas em nenhum dos campos da arte, mas absorvo técnicas progressitas como neologismos e excessos, que dão ao texto uma cadência mais intelectual, que não prevê barreiras culturais, contudo. Tento me ater, de forma não muito satisfatória, a um único tema quando escrevo uma primeira palavra; mas eu jamais serei capaz de me ater a algo que não eu mesmo. Essa é uma colocação um pouco egocêntrica para um cronista, mas é fato - mais que consumado - que eu não ajo senão da forma que me prevê a sociedade em que vivo e a qual observo na faculdade de meus trabalhos, literários ou não. E eu não sou um tema de abordagem única.
(...)
(...)
Quiseram, então, saber por que o tal escritor usava tantas metáforas, por que era tão subjetivo na faculdade de seus textos. E ele respondeu.
_As metáforas? (risos) As metáforas são tão ímpares quando bem utilizadas que não sei escrever sem elas. Não digo que sei escrever com elas, nem que sei usá-las, pois - as metáforas - quem as usa são os leitores - bem como cada linha ou entrelinha constituintes de um texto. Habituei-me a metaforizar e exercitar meu léxico de muitos anos como leitor para prolongar períodos e ideias, dificultar o raciocínio, sombrear imagens muito óbvias. Minha alma vem embutida nesse corpo em muito desconfortável, atarefada com as preocupações e tentativas - frustradas - de acomodar-se aqui; sem contar as tentativas de difundir-se, principalmente entre dois corpos, compartilhando, em ambos, o espaço com outra. Eu preciso evadir-me de mim, é o que quero dizer. Para isso figuro em obra abstrata uma realidade tão sóbria, embora tão inacreditável...mente cretina. Minhas palavras edificam quimeras decifráveis a qualquer um que persista. Não sou fácil, nem difícil. Diferença é algo que faz parte de tudo. Fácil é ser clichê!... e difícil é entender por que custa-se tanto a encontrar arte de boa qualidade. O bom-gosto se mudou pra amazônia por falta de uso? Lá: onde tudo se extingue... Minhas metáforas são como disfarces, sim - porque eu mesmo tenho medo de saber a verdade.
(...)
Não me vejo como um escritor ou compositor, ou como um criador de histórias tristes , mas sim como alguem que vive o que escreve !
Um relato da teoria do filósofo e escritor Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), em Diário do farol; no livro atribuia à sociedade as deformações morais e éticas dos cidadãos.
O rascunho é a obra mais verdadeira de um escritor, embora imperfeito é a essência, pena que não se publicam rascunhos, mas é fascinante quem possui o terceiro olho(intuição) e consegue enxergar o rascunho e o borrão de cada um antes que esse se transforme na obra das palavras e dos gestos