Escrever uma carta a uma Criança
Quando se é criança. Vemos tudo tão simples. Achamos tudo tão fácil.
Pena que crescemos. Os pensamentos não são mais os mesmo. Não temos a mesma fé.
Não temos a cabeça aberta para certas coisas.
A infância é o memento mais doce, puro e lindo da vida. As crianças são maravilhosas e sinceras. Às vezes cruéis de mais.
Mas é tudo de verdade.
Já ouvi uma frase do tipo “somos feliz só quando somos crianças”
Isso não é verdade. Tudo bem que é mais difícil se feliz quando crescemos, mas não é impossível. Todos nos temos uma criança dentro guardada ou presa em nossos corações.
Muitas pessoas, com medo, não as mostram.
Nos seres humanos, temos medo de se decepcionar com nossos sonhos decidimos , simplesmente não sonhá-lo. É meio cruel mais poupa-nos de um sofrimento maior no futuro (ou não).
A questão é; que não somos e nunca seremos felizes assim.
Temos que tentar corre risco, ser forte e tentar de novo.
Só assim como uma criança aprendendo a andar de bicicleta, podemos ser melhores.
E evoluído.
Isso é o mais legal da vida. Correr riscos, falar e fazer acontecer. Todos nos podemos. Basta solta a criança dentro de nos.
Ser você mesmo. não querer agradar as pessoas o tempo todo sendo algo que não somos.
Viva a vida! Viva a liberdades viva nossos defeitos!
Pois sem eles seriamos todos muitos chatos.
Paz amor e liberdade!
Hoje acordei com vontade de brincar com meu cachorro,
abraçar o mendigo,
Jogar bola com as crianças na rua,
Abraçar toda minha familia
e o mais importante de tudo gritar para o mundo que eu te amo .
Que você é tudo para mim.
Que você me faz feliz.
Que eu te quero como nunca quis ninguem.
Quando eu era criança eu não enxergava tantas coisas ruins assim. Não que não soubesse da existência de algumas, e na verdade nem sabia mesmo. Meu mundo era limitado demais ao cuidado que minha mãe tinha pra que eu não me corrompesse com o que havia depois do portão.
A curiosidade que abria um leque de possibilidades sobre valores adulterados e vontades erradas me foi apresentada, em variadas doses, talvez inevitavelmente quando completei idade suficiente pra ultrapassar aquele portão por mim mesmo e me expor ao que o mundo sutilmente me ofereceria. Agora posso entender as vezes que fiquei envergonhado entre amigos ao minha mãe ir me buscar na rua depois das 21hs. Me questionava o que estaria por detrás dos pensamentos dela nessa atitude que me envergonhava enquanto eu era só um menino ansioso por sensações novas.
O que me moldou em tantos anos e se passou em frações de segundos até o presente e inexistente momento foram consequências do que decidi viver quando me desgrudei do que queriam pra mim e comecei a querer por mim mesmo. Mas o que foi ensinado, complemento do que foi herdado em conceitos de moralidade não se apaga facilmente; sabedoria bíblica nas palavras de Salomão.
Quando a gente é pequeno ouve dizer dos que puseram aqui que quando crescermos, e talvez tivermos filhos vamos entender tudo que fizeram pela gente, até as surras, palmadas, castigos. E não precisei ficar tão velho pra perceber que, mesmo não concordando com tudo, a maneira como fui criado me deixou segredos que levo até hoje e me ajudam em decisões que nem eram pra ser decisivas, já que decidimos o que de alguma forma temos dúvidas, e eu gostaria de não hesitar em decidir certas coisas quando o certo é tão óbvio, mesmo sob conceitos relativos.
Gostaria de nunca ter passado daquele portão, da mesma casa que morei a vida toda até querer ir embora e me lançar ao universo de sonhos pré-estabelecidos por uma sociedade que te faz querer coisas sem a mínima importância. Eu queria nem tá pensando nisso, eu queria minha vida de volta onde dormia despreocupado no sofá e as vezes acordava atordoado sendo levado pra cama pelos braços de quem mais se importa comigo. Não ter crescido seria, sem dúvida, o segundo pedido que eu faria se não ter nascido não pudesse ser escolha.
Pra onde for minha vida nos anos seguintes e ao que me tornar, espero, se caso depois de muita reflexão eu coloque uma criança nesse mundo tão incerto, que consiga transferir a ela em palavras e principalmente gestos e atitudes o que minha mãe me fez pensar, as vezes sem compreender, o que realmente importa. Nossa maior luta é em continuar sendo nós mesmos, se tudo a nossa volta nos pressiona a adquirir vontades que não temos e fazer o que não queremos. Somos jogados despreparados e indefesos nessa guerra de prioridades inúteis com pessoas completamente desequilibradas sob uma máscara de educação, que afogam suas solidões em álcool e vícios. São os melhores profissionais, mas vivem nos porões de suas mentes angústias e decepções que não estavam preparados a ter porque foram criados por pais ou pessoas que não se preocuparam em deixar no mundo alguém mais capaz do que eles mesmo foram. Como um círculo de desequilíbrio, um processo impossível de se impedir. E as vezes me irrito em ter que demonstrar simpatia quando estou emocionalmente instável ou triste. Viver de aparência me incomoda, o "oi, tudo bem?" das pessoas é tão falso quanto sorriso que levam no rosto quando estão na verdade desmoronando por dentro. E não confunda com pessimismo ou descrição dramática da realidade, nem sensacionalismo. Conheça um pouco do que acontece além desse mundinho de ilusões, converse com um mendigo ou um garoto de rua, com um idoso ou até mesmo leia num canto sozinho o que tá em Eclesiastes.
Pra racionalidade, ricos ou os que têm motivos que os prendem aqui, sou um louco escrevendo besteira porque me incomoda e me frustrei na luta pelo status de bem sucedido, o de subir nos degraus da vida mesmo por cima de outros pra se sentir passageiramente satisfeito. E confesso que ainda tô nisso, não sei até quando minha consciência permitir, mas insisto em levar meus valores nesse caminho que nos engole sem restrições.
Gostaria de convencer as pessoas do que eu penso ou que pelo menos me entendessem pra notar um pouco do que eu vejo e passassem a deixar de ignorar o que acontece por aí a todo momento e nos acostumamos tanto que somos adestrados a não perceber. Não perceber que as prioridades estão todas invertidas, que isso aqui é um manicômio gigante, mas a mudança ocorre na mente de cada um.
Na distância me culpo constantemente em não ter dito com mais frequência a minha mãe que amo ela e abraça-lá mais vezes. Quando estamos perto somos condicionados a pensar que sempre vamos estar... Nossa fragilidade é tão grande, mas nossa pretensão é maior ainda. Hoje só queria deitar ao colo dela e dormir mais uma vez, pela última vez e não acordar.
Erros - Lucky
Parei, pensei e descobri quem eu sou?
Sou uma criança, que erra muito, tentando acertar, que luta pra ter as coisas, que não desiste fácil, que já fez o que todo mundo um dia quis fazer, acordei e disse, não vou fazer mais nada, vou cair de vez, e pelo incrível que pareça, eu o fiz...
Amadureci, cresci, mudei, apanhei, e aprendi... Tudo acaba, a tristeza acaba, a solidão acaba, mas infelizmente, a felicidade acaba, as amizades acabam, e pessoas que a gente quer esquecer não conseguimos, e quem a gente não quer esquecer, nos esquece...
Já lutei quando deveria ter desistido, bati quando deveria ter feito carinho, apanhei quando merecia compaixão, tive amor por quem nem respeito por mim tinha, não amei quem me amava, ajudei quem não merecia, recusei ajuda pensando ser forte o suficiente para não precisar, errei, nossa e como errei...
Hoje vejo o como aprendemos com os erros, como eu mudei, como meu caráter ficou mais forte, ajudo sem esperar nada em troca, amo a vida, amo as pessoas como não deveria amar, minto pra mim, dizendo que todas são que nem eu, que fazem as coisas sem querer algo, mas não são, pessoas são egocêntricas sempre, pensam nelas, depois nos outros... Meu maior erro...
Infelizmente eu acredito nas pessoas, e elas se aproveitam disso, mas o que é o mundo senão amar ao próximo, a pessoa mais importante é quem anda comigo, e não eu, se eu fizer de tudo para ver essa pessoa feliz, se eu der meu melhor, ela fará o mesmo por mim, ou não... Se não fizer, simplesmente troco quem esta ao meu lado, e tento de novo, e de novo, e mais uma vez...
Se eu pudesse voltar no tempo, tanto coisa pra arrumar, tantas vezes que deixei de falar, ou falei o que não devia, mudaria tanto na minha vida... Mas é o passado, não existe voltar atrás, e se existisse, eu erraria tudo de novo, pois não teria aprendido, magoaria igual pessoas que não deveria magoar, me magoaria com outras que não deveriam me magoar, aprendemos com os erros, com as quedas, nunca com a vitoria... A vitoria é o melhor, mas não nos da o melhor, o aprendizado que precisamos... Errar é bom, é humano e nos torna melhores...
Viver, errando, aprendendo, e sempre crescendo... Seja como eu, aceite seus erros, se perdoe, para poder perdoar os outros, sempre pense nas atitudes que você toma, em como afetariam as outras, e se coloque no lugar delas, você queria isso pra você? Se não quer, não faça, não machuque quem pode ser que esta ali, só porque gosta de você.
Certo dia em um ônibus, uma criança de aproximadamente 3 anos brincava com sua nota de 2 reais, ela a elevava, girava e mantinha um sentimento pela sua nota era notável, de repente por azar do destino sua nota caiu pela janela, tomando outro rumo, então a criança entrou em prantos, um jovem que estava ali observando se comoveu com tal situação e ofereceu a pequena criança uma nota de 5 reais ela a pegou ficou olhando e alguns segundos analisando a cédula, mas aceitou mesmo pelo fato de não ser a mesma nota que foi perdida então começou a brincar com a nova nota da mesma forma como estava brincando com a outra.Sua mãe não entendendo a situação perguntou ao jovem rapaz o porque ele havia dado a nota a sua filha e o porque a cédula era de maior valor que aquela que fora perdida, o rapaz em breves palavras disse: - Para nós aquela nota era considerada de pequeno valor algo “pouco”, entretanto para uma criança representa mais do que uma simples nota uma simples quantia, para ela representa “muito”, representa “tudo”, pois há um sentimento ali presente, e decorrente a cédula de maior valor,sua filha aceitou a nova nota mesmo não sendo aquela que se foi, ela notou a diferença na cor e no desenho, mesmo assim a tomou como se fosse a mesma!
As transformações que você busca,só veem se você permitir a entrada delas,contudo não há transformações sem batalha,busque sempre por aquilo que deseja,porque ninguém pode te impedir de conquistá-las,você possui o que necessitas para chegar a realização, são os seus SONHOS que te fazem buscá-los !
“São das pequenas ações que conseguimos grandes realizações”
Quando criança queria mudar o mundo, hoje percebo quanta inocência neste fabuloso e absurdo sonho.
Sonho em ver nesta geração uma verdadeira revolução ideológica e humanista, um mundo mais justo e igualitário, sem religião e temente a Deus, mas quando vejo a ganância, arrogância, a ignorância e a estupidez humana, percebo que novamente tenho um fabuloso sonho, mas totalmente absurdo.
"Eu era uma criança, esse monstro que os adultos criam com suas mágoas" (Sartre)
E eu, monstro aprisionado... e quantas magoas devem ter sido as que me criaram... até porque de tão magoada a criação, penalizada fui pelo crescimento precoce, exigido para que se preenchessem as lacunas deixadas pelo medo e a fulga da responsabilidade.
"SEMPRE CRIANÇA"
"Que nos seus dias não faltem o algodão-doce e a gargalhada sem motivo...
Que sempre sobrem o mel e a alegria de uma manhã ensolarada de domingo
Que as brincadeiras sejam sempre leves e recheadas de boa esperança
Porque no fundo, no fundo, você nunca deixará de ser criança...".
Mais em lavinialins.blogspot.com
Minha Criança
ta s o l t a
Minha Criança
quer Brincarrrr
ve o peão
quer Girar
ve a pipa
quer Voar
ve a corda
quer Pular
ve o balanço
quer Balançar
ve a ciranda
quer Cantar...
E tu queres comigo Brincar!?
Me sentia como uma grande criança... Que quando tinha duvidas ou medos arrastava o cobertor pelo quarto e em você encontrava o lugar seguro...
Me sentia como criança, quando deslizava as mãos pelos seus cabelos e desejava que cada fio tocasse a minha pele... Era como se fosse doces pontadas de amor...
È engraçado ver o quanto foi fui inteiro... O quanto eu fui puro... O quanto acreditei no seu falso amor...
Mas estou crescendo... Inevitavelmente você fez aquela criança crescer... Fez nascer medos inexistentes na alma... Fez perceber que humanos são meros humanos... Que não podem tocar o céu...
Você levou as minhas esperanças... Você levou os meus anseios... Você levou as ultimas gotas de felicidade... Deixando apenas um anjo sem asas... Uma vitrine exposta sem conteúdo... Um vazio de amor...
Mas fica agora a experiência... E o ensinamento que nem sempre devemos nos entregar por inteiro... Pois quando a enxurrada passa, podemos nos reconstruir com o que a água não foi forte o suficiente para arrastar...
TRANSFORMAÇÃO
A juventude é o portal para o futuro da criança e do País. Todo jovem deve aproveitar a chance de estudar. O amanhecer encontra o anoitecer no dia-a-dia e a natureza desperta para o futuro como a lua para o sol; eternamente no universo. Na vida, quem deixa o tempo passar, ou seja; passa no tempo, pois ele é o mesmo desde os primórdios do universo – nunca passou - sempre existiu em seu tempo infinito, o anoitecer é chama em seus últimos suspiros, não existe amanhecer, por isso, pense no futuro, ele é a portal para o amanhã do jovem que abraça sua vida próspera em prol de liberdade e felicidade na sociedade. Viva o futuro consciente e responsável num mundo onde o amanhã é parte do presente de todos que pensam na redenção humana, ou seja; na felicidade das novas gerações. Viva o futuro!!!... Nós vivemos o presente e ainda somos felizes com o que existe da natureza para aproveitar em tempos de solidariedade com o amanhã do planeta. Façamos nossa parte para as crianças que estão chegando ao mundo (hoje) para que tenham vida sadia e próspera anos a fio como nós e nossos ancestrais, inclusive para os seus no futuro de jornadas vindouras. A terra agradece a humanidade por cuidar dela, pois é viva e produz energia noite e dia sem parar, pois ela sabe que o homem vive dela e sempre se esmerou em doar seu néctar para humanidade, porém nunca pensou que seria relegada ao descaso e que seria usurpada e abandonada ao relento a ponto de não conter sua própria existência sem responsabilidade daquele que ela sempre cuidou com carinho; dando seu afeto para sua sobrevivência na mais rude intempérie da vida. Deus é amor e nos deu o “Éden” para a vida eterna em transformações, porém somos cegos para enxergarmos que tudo que nasce, cresce e se transforma, e que na transformação tudo muda para melhor, seja em que sentido for. É só termos consciência de que somos essência de Deus na terra como todos os seres vivos que dependem de oxigênio e alimentos para sub-existência. Somos mutáveis sempre, pois somos seres terrenos em busca da juventude, e esta, só poderá ser encontrada na eternidade onde o medo, bobo, nos transforma sem sentir em eternos anjos junto de Deus no mais singelo passeio da vida...
Mudar de plano... Ora, é nascer... E...
... Sentar-se junto a Deus no cumprimento do dever terreno para aqueles que plantaram o bem e foram afortunados pela essência da benevolência divina, é viver um mundo sem fim no verdadeiro jardim da felicidade apregoada pelo homem desde que sentiu a essência divina em suas veias. É viver no paraíso eterno do pai maior. DEUS. Que a sabedoria existencial esteja com todos.
Sempre foi meu sonho poder voar, desde criança. Nos meus pensamentos eu sempre me imaginava voando por aí...iguais aos pássaros. Voar para conhecer lugares novos. Voar para admirar paisagens belas. Simplesmente para sentir os ventos que por mim passará.
''Gostaria de voar pra bem longe daqui...''
Sempre que sinto Amor,
o meu coração... Pára,
Sente-se simplesmente,
como uma criança feliz,
Renasce novamente, mas
porém há sempre algo
ou alguém, que acaba por
estragar tudo, aquilo que
era bom... passou simplesmente
a mera palavras que o homem diz
aquele amor que pensamos que é o tal,
acaba sempre por acabar, acabamos sempre
ouvindo o coração chorar ...!
Porém as lágrimas que deitamos,
são meras palavras que o coração
não chorou, um sentimento calado...
palavras inacabadas...!
Sorrisos forçados, mas por de-traz existe
sempre uma lágrima derramada, uma raiva!
Mas porém aquilo que sentimos é maravilhoso
e por mais que doí-a!
Num só momento somos Felizes...
Perdi aquele medo que tive quando criança, pois já descobri quem eu sou!
Desculpe se não sou aquilo que te agrada, sou aquilo que me convem.
Amo a vida real e adoro sonhar, as vezes para valorisar certos conceitos até anulo os meus, mas quem disse que opnião propria é tudo? Saiba ouvir, saiba falar, mesmo que não tiveres certeza, saiba arriscar!
Porque os inteligentes provem do questionar, do duvidar, do indagar e inventar, so para contrariar e provar que existem métodos de ensino diferentes que mostram a mesma resposta para uma unica pergunta.
Sabe aquele brinquedo preferido que você tinha quando criança que você brincou bastante mas depois de quebrado você deixou de lado pois já não te servia mais, mas depois de reformado você quis de volta?
É assim que muita gente faz, mas não com brinquedos, mas com pessoas: Brincam, se divertem, aproveitam o maximo, mas quando elas não servem mais, são jogadas de canto, esnobadas, mas se depois elas passarem por uma garibada, ficam bem, promissoras, ai todo mundo quer de volta.
o que mais me entristece é saber que realmente muita gente são oportunistas, interesseiras, só se aproximam das pessoas para tirar aproveito, só dão valor enquanto são util...
Só tenho a lamentar, não pelos oportunistas, mas pelas pessoas que se deixam lubridiar por eles... é a vida...fazer o quê?
Vejo no olhar daquela senhora
Que fora criança outrora
A síntese de uma história
Perene em sua memória
O testemunho de uma geração
Narrado com o coração
Relato de uma cultura
Que hereditariamente perdura
Como se fosse um livro
De olhar tão expressivo
De contos tão interessantes
Que não se abandona na estante
Herói é o idoso
Ser digno de mérito honroso
Compartilha a todo o momento
Seu vasto conhecimento
Um com sentidos debilitados
Que necessita de cuidados
Outro com mobilidade reduzida
Daquele que é veterano da vida
O jovem é coitado
Com seu espírito ousado
E tamanha irreverência
Não conhece o preço da existência
Não sabe que no jogo da vida
O que vale é a experiência.
Meu coração não é um coração,devo isso á voce,quando era criança,brincava pelas ruas de casa,mas eu cresci não houve como combater isso. E acabei conhecendo o amor,antes era diferente,e agora mais madura,me vejo perdida,sem rumo,sem ação alguma. Sou uma mulher,mas não se engane isso é apenas uma casca,pois a criança grita dentro de mim,como se fosse me matar aos poucos . Desculpa,não sou forte o bastante,mas um dia serei...
eu serei forte o bastante,mas agora,sou fraca e não há como desfarçar isso . Eu tenho o vírus mais letal de todos,o AMOR,e contra ele não há nada para combater,aniquilar de uma vez,não há... a não ser o tempo ...
Època que não volta.
Quando se é criança as preoculpações são as figurinhas que vêm no salgadinho,são as dúvidas do que levar na lancheira,com quem irá brincar na próxima tarde….
È uma época boa,é quando não se tem problemas para resolver,quando não tem sobre carga,quando não tem preoculpação do dia que virá…..
Tente um dia voltar a ser criança e entrar em seu mundo.
Difícil??
Então ao invés de um dia, tente por algumas horas.
mas entre, não proíba o seu retorno a um mundo tão mágico, (onde quase nada é proibido).
Quando estiver preparado, aguce sua imaginação, bata na porta e entre;
Esteja de coração e mente abertos,
sem preconceitos ou medo do ridículo.
Se lembrarás de como foi sua infância,
E de quão arteiro ou tranquilo você era,
De como sua imaginação era sua amiga ao longo do dia, e sua maior inimiga na escuridão do seu quarto à noite,
E de atitudes tão simples e pequenas que nenhum adulto resistia,onde as mesmas fariam as lágrimas virem aos olhos e alegria ao coração de um adulto.
Conseguiu voltar no tempo e se lembrar????
Mas porque tais atitudes, quando feitas por um adulto nos incomodam?
E em nossa defesa, que não conseguimos mais tanta pureza e inocência nas tais atitudes, atacamos este adulto dizendo: "É um idiota!"
Mas não compreeendo por que o atacamos se julgamos tão bonito isso nas crianças?!
Por que não podemos enxergar um adulto como uma criança,?
se a nossa criança interior, nunca morre,
ela sempre esteve e estará conosco,
ela q nos faz rir e achar graça de besteiras.
Por que crescemos e perdemos toda a nossa inocência e passamos a ter o dom de rotular certo e errado?
Por que não podemos nós mesmos rotularmos o q será conveniente ou não para nós?
Que sociedade é essa q nos ensina que certo é rir baixo, e chorar só se for na cama q é lugar quente?
Que prepara nossas meninas para crescerem sonhando em ser magrelas robôticas como Gisele Bündchen...
E meninos garanhões onde a graça da brincadeira é apenas destruir os corações das pobres meninas...
Brincar de carrinho e peão? Bonecas e princesas adormecidas em suas torres a espera do príncipe?
Ah meus caros amigos, se tornaram coisas pré históricas.
Que graça tem viver num mundo onde a infância não existe mais.
Somos seres individuais, nascemos sós e morremos sós( como já dizia o poeta), temos nossa personalidade e não precisamos ser mais um robô criado pelo mundo globalizado.
Eu quero mesmo, é poder expressar todos os meus sentimentos com a mesma pureza q uma criança, sem a vergonha do q é "certo e errado", "feio e bonito".
Quero poder gritar, rir alto mostrar ao mundo o qnt sou feliz,
Ou até mesmo chorar a minha tristeza cheia de pirraça, sem vergonhas de quem pode estar vendo ou não.
Porque permitimos q nossas personalidades sejam moldadas por uma sociedade corrupta, inconsequente e preconceituosa?
Em falar em preconceito: onde chegaremos com tanto?
Enquanto crianças, não nos importamos com a raça, a cor e muito menos o credo.
É tão mais simples qnd se dá com o mundo como uma criança q não tem medo dos perigos e percausos da vida.
Por isso, seja feliz e como uma criança não tenha vergonha nem medo dos perigos da vida, esses sempre existirão cabe a vc a forma de lhe dar com eles!
Perto de você eu me sinto como uma criança . Me sinto boba,e muitas vezes até infantil...Talvez seja assim que você me veja.Aí eu fico aqui,tentando me fazer de gente grande perto de você.Consigo ? Tenho certeza que não.
Olho nos seus olhos e minha tentativa logo se perde,me sinto como criança mais uma vez...não conseguindo expressar nem metade do que quero te dizer.Tento arranjar conversas de gente grande pra falar com você,mas minha tentativa é em vão...Quando vejo já estamos brincando...E aí minha tentativa se perde novamente.Quando me dou conta já estamos rindo como crianças,carregando um sentimento puro como crianças carregam...
- Relacionados
- 75 frases de crianças que celebram a magia da infância
- Mensagens para o Dia das Crianças: textos que inspiram sorrisos
- Carta de mãe para filha emocionante que fortalece a conexão
- Frases sobre infância para abraçar nossa criança interior
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Frases de Incentivo a Criança
- Frases de Autoestima de Criança