Escrever
Fernando
Ando pensando em ti
Fernando
A vontade sempre bate aqui
Fernando
Mando te buscar, ou vc vem aqui?
Experimentei um pouco de Fernando e fiquei assim =)))
Insta: @li.fer.nanda
Mais um lindo dia vai chegando ao fim,
É mais uma página escrita no livro da vida.
Como Deus é perfeito com seus filhos, né?
A cada dia ele nos dá uma nova oportunidade de escrever a nossa própria história, então cabe a nós escolhermos o que vamos escrever hoje, e por isso temos que construir cada detalhe com total convicção de que estamos fazendo o nosso melhor, pois amanhã não terá como voltar atrás e fazer diferente. E o que foi escrito por nós hoje, borracha nenhuma será capaz apagar no amanhã.
Pré texto...
(Nilo Ribeiro)
A poesia não brota,
ela é estimulada,
é a forma que o poeta adota,
para dadivar a sua amada
a poesia tem direção,
não é um documento qualquer,
é confeccionada pelo coração,
ela é para uma linda mulher
a poesia tem vida,
ela tem parte do poeta,
é feita para uma diva,
uma declaração direta
quem escreve personifica,
cria uma representação simbólica,
nela o poeta se identifica,
enraíza sua paixão histórica
a poesia eclode,
e o amor é o estopim,
uma metamorfose,
uma transformação sem fim
a poesia muda,
ela varia,
ela é da musa,
ela é poesia
este é um pré texto,
pois não sei o que escrever,
talvez seja um pretexto,
para dizer que amo você...
Artista, penso eu, é aquele que divide seu olhar sobre as coisas. Todas as coisas existentes e ainda as que ele inventa.
Olhar de artista não "vê". Olhar de artista esmiuça as coisas. Arte é reescrever o mundo do jeito que quiser. Artista olha com olho de dentro, íntimo, pessoal.
Compartilhar o olhar de dentro é coragem. Muita.
Mas arte não é escolha, é urgência. Uma grande bicho de pé que comicha até a gente coçar.
Compor não tem hora, lugar. Não respeita convenções. Muito menos o sono.
Penso que todo ser humano tem um artista em si. Basta permitir-se sensibilidade para observar com o olhar de dentro. Sensibilidade... imprescindível.
É claro que há artistas fenomenais, os bons, uns nem tanto. Há artistas fracos. Há os fenomenais que estão pobres. Os fracos que são modismo e enriquecem.. Sempre, em tudo haverá tudo isso.
Arte não tem que ser obra prima. Basta ser olhar. O de dentro. Sensibilidade para olhar com personalidade. E depois coragem, muita, para compartilhar o olho de dentro.
Artista não morre. Se eterniza em cada fragmento de sua criação. Se uma pessoa sequer se comover ou mudar o olhar.. um suspiro, arrepio.. ah, glória. Viver valeu...
Eu quero ser artista.
No que tange atitudes decisivas, creio que a maioria das pessoas tenha mais preguiça e falta de urgência do que o medo propriamente dito de agir e mudar. Veja bem, deixando raríssimas exceções de lado, numa extrema urgência envolvendo tudo de mais importante na vida - incluindo a própria vida, haveríamos de economizar esforços para não colocarmos tudo a perder? Ao meu ver, não. E digo mais, num caso de urgência, surpreenderíamos com tamanha força que encontraríamos em nós, que sempre esteve adormecida. Força com pouco medo; coragem e força livre do restinho de medo disfarçado de preguiça.
— Icaro Fonseca
Já não bastasse tantas surpresas e desilusões com o mundo alheio, há instantes em que me pego surpreendido comigo. Eu em meio à mim mesmo; nas vitórias que pareciam perdidas e nas derrotas -, de várias naturezas. Poxa, quanta loucura esperar que posso prever, com a maestria de achismos, meu próprio destino ou quiçá, os gestos de outrem.
– Icaro Fonseca
"O vento sempre bate aqui no meu portão. Sera sempre o mesmo vento que me traz a canção ? De escrever em pensamento aonde eu não posso ir , de tentar o devaneios que estão a surgir."
Quando escrevo costumo ficar um pouco embaraçado, pois para mim não estou apenas juntando letras, palavras e frases com ou sem sentido, mas estou simplesmente desnudado a minha alma diante de quem lê.
"Eu não escrevo para este tempo. Este tempo não é lírico! Na esperança de que haja uma geração que cresça com poesia no coração, a estes escrevo"
Só quem escreve, mesmo que seja um conto pequenino, sabe o prazer que isso proporciona. Poder conversar com seus personagens, se sentir em suas peles. Poder amar alguém que não existe, sonhar, ter esperança, dizer palavras de raiva, de mágoa ou de amizade a pessoas que você nunca viu, mas que vivem dentro de você, em algum lugar da sua imaginação. Só quem escreve entende como é bom ouvir alguém dizer que se identificou com uma criação sua, ou saber que alguém está ansiosa pra continuar uma leitura. Quem escreve deixa sua imaginação fluir, até um lugar distante do mundo real em que vivemos, um lugar longe, bem distante, uma realidade criada por nós, como queremos e como bem entendemos, com loucuras, sinceridades e criatividade. Quem escreve vê as coisas de um jeito diferente, vê, em historias simples, singelos contos de amor e de amizade, vê em qualquer paisagem, o cenário perfeito pra palavras importantes serem ditas. E muitas vezes, quem escreve, sabe o que fazer com a vida de seus personagens, mas perde a cabeça ao lidar com a sua própria.
Oh Deus, sonda-me e vê se há em mim algum sentimento que não te pertença, que não te agrade. Faz de mim uma mulher que ama o bem, e desvia-me do caminho mal. Faz-me andar não pelo caminho mais fácil, mais largo, mas pelo caminho reto... Pq dessa vida, eu quero apenas o que é e foi reservado pra minha vida. Permita-me viver a história que está reservada pra mim. Sempre que me levanto, acredito que será um dia como tem sido qualquer outro, e aí vem o Senhor e me surpreende. Esse é o Deus que tenho crido, o Deus que não desiste de mim, mesmo sem eu merecer, o Deus que me dispõe um cuidado sem igual. A minha oração hoje é para que Deus sonde os meus caminhos e faça de mim uma pessoa obstinada pelo caminho que é bom e reto aos olhos dEle.
Muitas vezes, permanecemos no mesmo lugar, sem rompermos barreiras, pq os nossos olhos estão pregados sempre no impossível. Ainda é possível, mas nos prendemos ao tamanho do problema de tal maneira, que já o transformamos no impossível. Mas de uma coisa é certa, se Deus ainda não agiu, é pq ainda é possível pra vc.
Aliás, não deveríamos ter medo de semear no impossível, pq não é território humano, é dimensão de Deus. E se o terreno é dEle, significa que não é mais comigo, nem com vc... É com Ele, só com Ele... O que podemos eu e vc temer? É no impossível que vc perde o controle do que vai acontecer, torna-se o menor de todas as crianças, o mais dependente... E é só aí que conseguimos contemplar o milagre. Enquanto vc puder, enquanto existir uma maneira de recorrermos ao “natural”, não vamos experimentar do sobrenatural. Pq falar de impossível, é falar de fé num Deus que pode TODAS as coisas... Que tem TODO poder. Então, movimente-se, dê teu jeito, chegue ao teu limite, pq Deus só tem prazer em agir na dimensão que vc não pode mais, no campo em que os seus recursos se esgotaram. Talvez, vc se sinta sem forças, sem vontade, sem esperança, mas se ainda houver um caminho no plano “natural”, vc só vai continuar parada, se não se movimentar, vai continuar onde está... Pq Ele só age no sobrenatural, no impossível, numa dimensão que vc e eu não alcançamos.
Então, se ainda é possível... Levante-se, movimente-se. E se não existir mais recursos no natural, descanse, pq o controle não é mais seu... Deus tem prazer de fazer as coisas se tornarem impossíveis pra Ele fazer. Deus adora agir quando tudo se torna impossível. Não tenha medo do impossível, pq Ele é especialista em milagres.
Existe um Ponto de Partida...
Pra que um transporte público ou privado cumpra um itinerário, ele precisa, necessariamente, de um Ponto de Partida. Durante o trajeto, por outros motivos, ele pode até mudar o percurso, mas ele não pode mudar o Ponto de Partida. Pq existe um Ponto de Chegada que, mesmo com a mudança no caminho percorrido, não pode ser alterado. Pq cada Ponto de Partida vai nos levar a um Ponto de Chegada.
Na vida não é diferente... Enquanto vc não encontrar o Ponto de Partida pra sua vida, vc não terá o Ponto de Chegada, e o seu trajeto será em círculos. Por isso que muitas vezes, os anos passam e nos vemos no mesmo lugar... Pq se andamos, ou se percorremos algum caminho, era sem um alvo, e assim não passamos de longas voltas. Gastamos apenas combustível, perdemos tempo, nos desgastamos, nos frustramos.
Até nos jogos vc precisa ter um Ponto de Partida... O objetivo é vencer, mas se vc não começa, vc não passa às fases necessárias. Mas tudo começa do começo. Redundante, não? Pois é, a redundância nesse caso nos leva ao óbvio, ao simples... Ao começo.
Se o caminho não parece fazer sentido, talvez vc nem tenha partido. A vida não é feita só de linhas retas, o caminho pode ter muitas curvas, mas existe o nascimento e a morte, e tbm existe um princípio e um fim pra caminhada. Encontre primeiro o seu Ponto de Partida. Muitos já conseguiram percorrer o seu itinerário, e ali passaram pra uma nova etapa... Com outro Ponto de Partida, e com outros desafios até alcançarem o seu próximo Ponto de Chegada.
Andar em círculos é como viver num barco à deriva, é como ir sem saber pra onde, é como jogar sem querer vencer as fases, é como ignorar a importância dos próprios sonhos, dos objetivos e das metas na vida, é como ir sem nunca ter começado. Se vc se sente assim... Pare tudo. E com todo respeito a escritora “Cora Coralina”, que da ênfase pra caminhada, peça a Deus que revele o Ponto de Partida do itinerário da tua vida, e em toda tua caminhada poderá contar com Ele.
Ninguém sabe tudo... A vida é como um quebra cabeça, cada dia vivido é uma peça que vc ganha. Cada um absorve o que acha importante pra si mesmo. Vc pode saber algo, que alguém ainda não precisou saber, ou ainda não se interessou... Até se interessar. O que eu mais gosto da vida é de aprender. Nunca tive vergonha de aprender nada, nunca ignorei um único conhecimento a mim passado. Depois que me formei então, me tornei ainda mais curiosa e sedenta de conhecimento. Não sou nem um pouco orgulhosa na arte de aprender, pq quem não aprende não vive, para no tempo e se limita... Pode me ensinar, pq eu to aqui pra aprender! ;)
Eu não sou e nunca vou ser contra conquistar o melhor desta terra. Aliás, eu acho, de verdade, que gente feliz e realizada é mais legal mesmo – rss! Mas sem demagogia, estamos vivendo um tempo de verdadeiro “horror” na sociedade. Desde que o mundo é mundo sempre vai existir a classe mais favorecida levando vantagem sobre a menos favorecida. Caso não houvesse isso, todos seriam patrões, e quem faria então os serviços que nem todos querem fazer, não é mesmo?
Mas falo de algo muito mais profundo que isso. Me refiro a aparência. Quanto mais o tempo passa, as pessoas têm querido viver de forma que não podem, e quando podem exageram. É um tempo exacerbado do egocentrismo: primeiro eu, segundo eu, terceiro eu. E digo mais, é difícil até se ver mãe se sacrificando por filho, filho por mãe, mulher por marido, marido por mulher... Irmãos então, irmãos não querem mais se sacrificar por irmãos. Quando falo de sacrifício falo de amor incondicional. Hoje, ninguém quer fazer o outro feliz primeiro, ninguém tem mais prazer em ceder pra que uma relação melhore. A preocupação atual é individual. “Se eu me der bem, eu te ajudo, fique tranquilo.” Querido, não julgo esse pensamento, mas não chame de amor genuíno isso, pq não é. Qual é o mérito ver o outro feliz, só quando vc for? Que inversão de valores é essa? E muitas mães têm ensinado seus filhos a irem pelo mesmo caminho. Resultado: uma sociedade que se preocupada cada vez mais em si mesmo. Pessoas que vão à tarde tomar ‘champagne baby’ com as amigas, enquanto crianças comem um dia, sem saber se vão ter o que comer no outro. Pessoas gastando de forma exagerada em noitadas, enquanto crianças não têm nem cobertor pra se esquentarem debaixo das marquises.
Por favor, não me leve a mal, não sou nenhuma moralista, muito menos a ‘madre Teresa de Calcutá, mas tbm não sou nenhuma insensível a ponto de observar cada vez mais isso e fechar meus olhos pra tudo o que tem acontecido. E digo mais, ajudar o próximo, se preocupar com o outro, estender a mão, ter ações traz muito crescimento do que qualquer “viagem inesquecível”. Cada dia que passa, quero que Deus desenvolva em mim, o amor de verdade por quem precisar de mim, por quem meus olhos enxergarem. “Pq a questão fundamental da vida é aprender a amar. O amor não é algo natural para nós. A natureza humana nos faz pensar em nós mesmos primeiro. Fazemos o que é melhor para os nossos interesses, sem prestar atenção em como isso afeta os outros. Mas o verdadeiro amor coloca as necessidades dos outros antes das suas próprias. Faz do problema do outro um problema seu. Dá aos outros o que precisam e não o que merecem.” Difícil amar assim? Se fosse fácil Deus não precisaria ter entregue seu único filho por vc e por mim. Não teria nos amado incondicionalmente. Se vc amar de forma genuína alguém, terá tbm alguém amando vc assim... Não é algo individual, é coletivo, entende isso?
Sim. Já existe muita gente desenvolvendo na prática, nas ações esse amor por aí. Mas se eu não estiver dentro disso, do que me adianta? Tenho pedido a Deus pra me ajudar a desenvolver esse amor a cada dia. Meu Deus do céu, não é possível que o propósito de Deus para as nossas vidas seja apenas conquistar coisas materiais, concorda? Não é possível que seja pra andar de helicóptero até Angra e durante o trajeto ainda olhar do alto como a cidade é linda. Não acho que seja entrar nas melhores grifes e comprar bolsas e mais bolsas. Trocarmos de aparelho celular cada vez que um modelo mais atual sai. Eu não sou contra nada disso, e nem to aqui fazendo apologia à pobreza, longe de mim. Até pq eu acredito num Deus que é dono do ouro e da prata, mas tbm acredito num Deus que tem se entristecido cada vez que nos vê preocupados com o nosso bem estar o tempo todo. Pessoas morrendo de frio nas ruas. Familias inteiras sendo destruídas pelas drogas. Pessoas sendo consumidas pela depressão. E por incrível que pareça, quem se preocupa mais e mais com si próprio é o mais infeliz. É o que mais sofre com o mal desse século: a depressão. E acho que depois do pouquinho que escrevi acima, nem preciso dizer pq, ne?
Bem, vim aqui apenas pra dizer que o maior de todos é o AMOR! E que Deus nos ajude a AMAR de verdade! ;)