Escravidão
O conhecimento te liberta da escravidão; porém, quando você se contenta com migalhas, se torna escravo.
A verdadeira escravidão, não é estar privado da liberdade de ir e vir. Mas sim, a escravidão e opressão interior, e que nos impede de compreender que a paz de espírito é inegociável, e que mesmo que estejamos presos entre 4 paredes, a nossa alma estará sempre livre.
O perdão não liberta a pessoa apenas da escravidão e opressão da amargura, e do rancor. Mas abre caminho para que o amor de Deus se revele a ela, e cure o seu interior manifestando uma paz, e alegria que jamais poderá ser tirado dela.
A religião produz escravidão espíritual, e nos coloca em um julgo de perfeição e rigor acético que jamais vamos alcançar. Mas, a espiritualidade baseada na graça de Deus produz uma realidade de libertação, onde nos tormamos verdadeiramente livres através do poder do seu Espírito Santo.
A mentalidade doentia só irá produz escravidão interior, esterilidade e uma vazio interior que somente o amor, e a graça de Deus podem suprir.
Grande parte da escravatura negra no Brasil é uma falácia. Pois a escravidão é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro. Se para a Igreja da época, os negros não tinham almas, por que agora falar em escravidão. Houve sim, um movimento caracterizado como tração animal negra para o cultivo, cria e produção colonial pois os mesmos eram inventariados como os animais e tratados como se fossem. A verdadeira historia do Brasil, ainda deve ser escrita sob os olhos negros e não romanceado pela indulgente e amenizada educação européia.
Na escravidão ou escravagismo, temos que é uma prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro ser humano, designando por escravo. Se para o clero, a Igreja da época, dita " escravidão brasileira " era alheio a todas as barbáries e se justificavam que o negro não tinha alma, logo não eram humanos. Por conta disto eram comercializados, tratados e inventariados em conjunto com os animais das propriedades rurais. Sociologicamente falando será que seria correto, referir se hoje da tração animal das vacas como escravidão.
Somos livres e de bons costumes. A escravidão e a tirania em qualquer lugar põem em risco nossa liberdade, fraternidade e igualdade. Somos maçons.
O Novo Rosto da Escravidão
A escravidão não acabou, apenas mudou de método.
Enquanto a riqueza estiver nas mãos de poucos,
sempre haverá exploração e opressão.
Isso não é exclusivo do capitalismo,
nem do comunismo, ou de qualquer outro 'ismo'.
A ganância e o poder podem corromper qualquer sistema.
A escravidão pode se disfarçar de liberdade,
mas a desigualdade e a injustiça permanecem.
É preciso estar atento e lutar por uma sociedade
mais justa e igualitária, onde todos tenham voz e direitos."
É só um lembrete importante de que a luta pela justiça e igualdade é contínua e necessária em qualquer sistema ou sociedade.
O sábado é um escudo contra a escravidão moderna, um convite para desligar-se do caos do mundo e lembrar que fomos criados para algo maior do que apenas correr atrás de bens materiais e distrações vazias que afastam a alma do Criador.