Escravidão
Não sais tu desta escravidão macabra e doentia por nada, pois eu aguilhotinei-vos com minhas doces palavras cheias daquilo que tu precisavas ouvir em teus momentos de fraquezas. - Mesmo que relutes constantemente!... E na verdade, tu até que aprendestes a gostar desta mentiras e seduções que eu lhe incuto aos poucos com estímulos,sintonias, leves sugestões,conexões entre doces e suaves aproximações, mensagens subliminares, palavras magnéticas, e mostrando interesse em ti fazendo perguntas cheias de empatias e causando-lhe emoções jamais vista... Pois tudo isto traz a ti alucinações, anestesias e um certo tipo de paz que tu precisas para sobreviver!... Estás tu dependente de mim.
Nos revoltamos ao pensar em como foi capaz aquela geração ter aceitado a escravidão, o holocausto, a caça as bruxas, mas quando as atrocidades e injustiças acontecem bem na nossa cara, fingimos, ainda hoje, que não é da nossa conta e aceitamos orgulhosos o mal que se escancara aos nosso corações. A cegueira é contagiosa.
"Quem não aprende a gerenciar sua mente está fadado a escravidão dos maus pensamentos, alimentando ansiedade, pessimismo ódio e rancor."
Quisera eu,não sentir nada.
Quisera estar alheia a tudo que remete aos sentimentos e escravidão.
O cérebro trai mais que o próprio coração,não se desvia dos pensamentos,tampouco da fé no outro.
Idiota pensar que a reciprocidade é obrigaçao pois é exatamente neste ponto,que erramos.
Renunciar à própria individualidade equivale aniquilar a si próprio. A escravidão intelectual é sinônimo da morte intelectual e cada homem que renunciou a liberdade intelectual não é outra coisa que um caixão vivente de um espírito falecido.
A escravidão foi legal; o apartheid foi legal; os expurgos stalinistas, nazistas e maoístas foram legais. Claramente o fato de terem sido lícitos não justifica esses crimes. A legalidade, sozinha, não pode ser o talismã moral das pessoas.
Canção Fraterna
Irmão negro de voz quente
o olhar magoado,
diz‑me:
Que séculos de escravidão
geraram tua voz dolente?
Quem pôs o mistério e a dor
em cada palavra tua?
E a humilde resignação
na tua triste canção?
Foi ávida? o desespero? o medo?
Diz‑me aqui, em segredo,
irmão negro.
Porque a tua canção é sofrimento
e a tua voz sentimento
e magia.
Há nela a nostalgia
da liberdade perdida,
a morte das emoções proibidas,
e a saudade de tudo que foi teu
e já não é.
Diz‑me, irmão negro,
Quem fez a vida assim…
Foi a vida? o desespero? o medo?
Mas mesmo encadeado, irmão,
que estranho feitiço o teu!
A tua voz dolente chorou
de dor e saudade,
gritou de escravidão e veio murmurar à minha em alma ferida
que a tua triste canção dorida
não é só tua, irmão de voz de veludo
e olhos de luar.
Veio, de manso murmurar
que a tua canção é minha
Vivemos na escravidão - daquilo que somos, do que nos disseram que somos, e do que acreditamos que somos. Somos, em um número tão diverso, mas nos consumimos na tentativa de ser um só. Queremos andar em linha reta, mas esquecemos que o terreno onde pisamos, por vezes, é arenoso, movediço. A gente cai, e quando cai, investe mais tempo cobrando a conta da gente, tentando entender como caímos, mas pouco queremos saber do que está por trás do que nos levou ao solo. Há momentos em que encontrar o chão, quando numa queda, é forma de acalentar as dores de quem parece andar demais, sem pausa. Há quedas que são descanso. Não tente entender tudo. Não busque respostas para todas as coisas. Atente-se às perguntas. Tem mais nas entrelinhas do que não se sabe do que naquilo que se supõe saber...
Liberdade parece ser um predicado da escravidão. Tudo no universo social você é privado em tal coisa, por isso, não pode dizer que é livre se o universo te persegue.
Deus nos chamou para sermos livres (Jo. 8:32,36/ Gl.5:1). Não se submeta à escravidão achando que com isso você estará agradando a Deus. Abrace o evangelho da graça. Se liberte do fardo da culpa e do medo rejeitando essa vida sutil de aparências. Pare de buscar a aprovação de homens. (Gl.1:10) Você é livre em Cristo Jesus!
Livro: Servir, o maior dos desafios
Na crucificação, Jesus nos libertou do império da escravidão da lei. A ressurreição nos leva à graça. A cruz nos separou da escravidão da lei dando-nos a liberdade tão desejada.
Livro: Servir, o maior dos desafios
A escravidão é da ignorância humana, a informação e a educação, transformam a humanidade em algo temporariamente divino, até que a escassez, como uma marreta, achata novamente ao estado anterior.