Escolhi
Não tenho memória
para ser músico
então escolhi ser escritor
que não consegue lembrar de tudo
por isso anota.
Sou grato pela minha liberdade de escolha
Escolhi ser feliz a todo custo
Nunca pensei que admirar o verde lindo das árvores seria motivo de contentamento pessoal
Minhas angústias levou-me ao mais profundo poço
Minha esperança levou-me ao mais além dos céus
O mundo é um campo de batalha e ele me tornou resiliente
Finalmente abri os olhos pra verdadeira beleza que Deus nos deu, a vida.
Gratidão.
O mundo anda tão triste. Eu sei.
Mas, ainda assim, eu escolhi vê-lo
com um novo olhar.
Porque se existem coisas feias,
Existem também coisas lindas.
Então, escolho as boas notícias...
Não que eu não sinta as más.
Eu sinto. E sinto muito.
Mas eu posso escolher o riso,
Antes que a lágrima inevitavelmente
chegue.
Eu quero escolher amar.
Antes que a dor, sem aviso prévio,
invada a alma, o corpo, ou o coração.
Na vida, não somos isentos de nada.
Daqui, ninguém sai ileso.
Mas podemos escolher ter dias mais leves.
Sorrir mais. Amar mais. Ajudar mais.
Viver um pouco mais, com paz.
“Não escolhi nascer em um lugar sem oportunidades, mas escolhi vencer mesmo não tendo oportunidades.”
Eu escolhi você para planejar e ter fé — Ter filhos, até cachorro e até já sei o nome. Eu escolhi você, porque no meio de tanta gente, a sua loucura pareceu um pouco com a minha. Eu escolhi manter contato, confiar, amar e é muito bom viver ao teu lado, mesmo só namorando. Ouvir da tua boca um ''te amo'' e ''te quero pelo resto da vida'', me sinto mais confiante e com autoestima lá em cima, ninguém lá fora me afeta quando você me acha muito lindo!
Por mais que a vida tenha me dado todos os fatos para desistir, eu escolhi todos os sonhos para continuar.
Você tomou uma atitude, eu também tomei;
Você escolheu um caminho, eu escolhi outro;
Você foi embora, e eu fiquei;
Você se arrependeu, e eu não!
Dizem que o destino é que escolhe quem deve estar ao nosso lado, eu contrariei o destino e escolhi a ti.
AOS PROFESSORES, PELA SUPERAÇÃO DIÁRIA
Demétrio Sena
Escolhi ser um professor de cultura e cidadania, um arte-educador, quando não existiam formalmente os arte-educadores. Alcancei este sonho, já nos primeiros anos de minha maturidade, quando o governador Leonel Brizola abraçou o sonho de seu vice-governador e Secretário de Educação Darcy Ribeiro, de criar os CIEPs e aquela fantástica estrutura: horário integral, educação de primeiro mundo, quatro refeições diárias, esportes, médicos, dentistas, psicólogos e animadores culturais; os arte-educadores. Tudo dentro de uma estrutura física adequada a todas as práticas e necessidades locais, além de farto material pedagógico, artístico, funcional e utilitário. Naquela época, os CIEPs acolhiam alunos do primeiro segmento do ensino fundamental, e os ginásios públicos, com a mesma estrutura, jovens do segundo segmento. Prioridade absoluta para os mais pobres; os moradores de áreas discriminadas e de conflitos.
Hoje, ao olhar em volta e ver as escolas públicas sucateadas...ver os profissionais da educação menosprezados como nunca pelo poder público... perceber os alunos orientados pelos governantes a odiar professores, como parte de um projeto de desescolarização das camadas desfavorecidas, lamento profundamente. Lamento ainda mais, ao ver justamente as pessoas mais desfavorecidas cultuando essa política pública anti-educação, convencidas pelas pessoas de vida ganha... pessoas que sempre tiraram e tirarão ainda mais vantagem da desgraça social, por esse projeto de favorecimento das classes politica, empresarial e outras que gozam de privilégios às custas de quem mais sofre. Inclusuve alguns que parecem gostar de sofrer, fingindo pertencer às elites.
Não queria tecer lamentos, mas é inevitável. Queria só parabenizar aos professores pelo seu dia, incluindo-me no contexto. Se não há o que se comemore no que tange a valorização, as condições, estruturas de trabalho e políticas salariais, enalteçamos a força e a capacidade que o professor tem, de não desistir. E o seu amor pelo próximo, que o faz insistir no sonho de um país melhor para todos os brasileiros.
Enalteço também os professores da iniciativa privada, que vêm enfrentando em salas de aula o preconceito de alguns pais abastados ou pseudo-abastados que não dão limites aos filhos. Filhos estes, que quando resolvem levar os professores ao extremo da estrutura emocional, sabem que podem se valer do status de "clientes pagantes" e do desfavorecimento do professor sem estabilidade empregatícia. Minha esposa Eliana é uma dessas professoras, e só ela sabe com que força e talento se aposentou e continua trabalhando como admirável professora da rede privada.
Minha grande admiração, meu reconhecimento e o carinho a estes e aqueles! Estamos todos no mesmo barco, pelejando para não naufragarmos!
A vida é cheia de escolhas...
E eu escolhi, o caminho do amor, onde florir sorrisos em belos rostos, enche minha vida de uma gigante felicidade
"Escolhi viver a vida assim
Mundo que eu mesma inventei pra mim
Na escuridão desbravo o infinito
Encontro estrelas presas no abismo
Liberto a pena do aflito
Invento cores e sabores
Descubro notas pros tambores
Transformo em canto minhas dores
Decifro o som dos pássaros
Canto uma música que eu mesma faço
Aqui, nesse tempo e espaço
Desfaço e refaço tudo
Para encontrar nesse mundo
O mundo que fiz pra mim
Contando histórias do meu jeito
Começo, meio e fim."
Eu escolhi ser devoto á Deus, não á um pastor nem padre, somente á Ele e teu filho Jesus Cristo; mas eu não escolhi ser um homem Dele pois é fácil ou confortável, mas sim porque era a ÚNICA opção, a pior, porém a única.
Deus te joga para baixo, e quando você chega no fundo do poço te faz cavar mais fundo, não porque ele é mau ou quer que você sofra: pois ele te quer forte e preparado para as tentações, os sofrimentos do dia-a-dia, da vida, ele não é nada tentador, Deus aparece como o mal, como o garoto pobre, mas com a sua riqueza investida num coração puro e dourado.
Escolhi ser livre
livre para escolher
ser o que quero ser
liberdade de querer
poder fazer de si
um Ser único
tantas vezes rotulado
admirado, renegado
lembrado, esquecido
abominado, amado...
Ser humano, perfeito
humano, ser falho
calejado do aprendizado
de querer ser
um Ser de aflições perfeitas
em suas imperfeições
carregadas de lições
para poder escolher
ser livre
e fazer de si
um Ser único.
Anel de sinete
Eu vou te levar . . . e fará você como um anel de sinete; porque eu te escolhi. - Ageu 2:23
Escritura de hoje : Ageu 2: 20-23
Em alguns reinos antigos, um rei que queria marcar ou proteger um documento com seu selo usava seu anel de sinete. Ele pressionou-o em cera amolecida e permitiu que endurecesse em uma vedação ininterrupta que continha a marca de seu anel. O anel de sinete representava a honra, a autoridade e a garantia pessoal do rei, por isso era muito valorizado.
Em Ageu 2:23, lemos que Deus disse que faria Zorobabel "como um anel de sinete". Essa foi uma afirmação incrível, porque o Senhor havia pronunciado seu julgamento sobre seu avô Conias (Jeoiachin) e sua linhagem familiar (Jeremias 22:24 -30). Deus havia dito que, mesmo que Coniah fosse um anel de sinete, Ele ainda o tiraria.
Anos mais tarde, porém, Zorobabel levou um grupo de judeus de volta a Jerusalém após o exílio na Babilônia. Por causa de sua obediência a Deus e seus esforços para reconstruir o templo, o Senhor se referiu a Zorobabel como um anel valioso de sinetes (Ageu 2:23).
Sabemos que Deus é justo e que o pecado carrega suas conseqüências. Mas não devemos esquecer que Deus também é misericordioso e abençoa aqueles que fazem o que Ele pede que façam.
Quando somos obedientes ao Senhor, também podemos experimentar a alegria de ser como o anel de sinete de Deus - agradável a Ele e útil para Seus propósitos.
Refletir e orar
O que posso dar ao Mestre,
Aquele que do pecado me libertou?
Darei a Ele uma vida inteira de serviço
Para agradecê-lo por ter morrido por mim. -K. De Haan
O caminho da obediência é o caminho das bênçãos Albert Lee